domingo, 4 de abril de 2021

5 antigas e Estranhas Profissões na história que hoje já Não existem mais-A Evolução do trabalho

 Hoje o site vai trazer uma curiosidade sobre como o mercado de trabalho e as profissões reagem ao avanço da tecnologia e fazem algumas funções antes muito necessárias serem substituídas ou extintas como veremos. Trabalhos braçais foram sendo substituídos por formas automatizadas e robôs nas fábricas assim como por máquinas mais potentes que fazem o trabalho de várias pessoas ao mesmo tempo.

Vamos ver e analisar algumas antigas profissões que existiam e entender que até mesmo o trabalho é uma entidade viva que muda conforme o tempo e as nossas necessidades como qualquer outra situação na vida das pessoas.Para aquelas profissões que são extintas outras surgem para tomar seu lugar.Profissões que jamais imaginamos estão na lista.

5-Acendedores de Lampião

Essa é uma antiga e extinta profissão muito comum quando a energia elétrica não era possível no mundo.Até meados do século XIX,a iluminação das ruas era na base do óleo de baleia,principalmente no Brasil.Nessa época,os escravos de origem africana eram os responsáveis por acender os lampiões nas ruas.

Escravo se prepara para acender lampião a óleo-Gravura de Jean Baptiste Debret


Com a abolição da escravidão e do uso da óleo na iluminação pública o gás tomou seu lugar e os acendedores de lampião se tornaram comuns nas cidades de todo o mundo.Na cidade do Rio de Janeiro esses acendedores ficaram conhecidos como 'profetas' pela população local pelo fato de fornecerem luz à cidade escura.Com o advento e popularização da eletricidade os antigos acendedores ou se reciclaram em outras profissões ou perderam seus empregos.A Suécia é um dos últimos locais do mundo em que existe lampiões a gás nas ruas mas em cidade específica.

Acendedor de lampião a gás


4-Telefonista

Com a invenção das mensagens via linha telefônica em pleno século XIX a vida e o trabalho sofreu uma grande revolução pois as mensagens não precisavam mais esperar dias e até semanas para viajarem entre o remetente e destinatário.O uso do telefone se tornou tão necessário que deixou o trabalho dependente dele foi aí que o aumento da demanda gerou uma profissão que se tornou lendária:a de telefonista.

Em 1878 foi a data de sua criação abolindo os homens que inicialmente aderiram ao trabalho pelas jovens solteiras.Parece curioso mas ser mulher e solteira era um requisito fundamental das telefonistas nessa era da profissão pois o salário condizia com o de uma mulher sem filhos.É importante ressaltar também que a telefonista assumia uma espécie de cargo público como nos nossos atuais correios e se contraísse casamento o governo deveria arcar com as despesas e pensões para toda a família.Tudo não passava de uma questão de custos.



O trabalho da telefonista constava de transferir uma ligação para outra.Nessa época uma ligação direta entre você e seu destinatário era inviável e quando se ligava a chamada caía em uma telefonista que conversava com você e chamava o número que era pedido.Uma prática rudimentar e impensável nos padrões atuais porém como dito antes uma evolução tecnológica sem igual na época.

Sua extinção acompanhou a evolução das telecomunicações pois com o aprimoramento do aparelho de telefone e o transístor ligações diretas,sem ajuda da telefonista,se tornaram enfim mais práticas e viáveis.A telefonista hoje persiste somente no folclore e seus resquícios estão nos atuais call-center onde as operadores de telefonia e internet disponibilizam pessoas para resolver e ajudar em questões operacionais das linhas e só.

3-Caçadores de ratos

Desde a domesticação dos animais e plantas junto ao armazenamento de alimentos pelos seres humanos os ratos tem sido uma presente constante na humanidade.Nunca bem-vindos devido ao risco de contágio de doenças infecciosas além da destruição que causam nas reservas de comida e estruturas de modo geral os ratos de tornaram uma peste.



Responsáveis até mesmo por epidemias graves como da Peste Negra na Europa medieval os ratos sempre foram intrusos em casas,despensas,fazendas,indústrias e qualquer local construído pelas pessoas e que haja algum tipo de comida.Antes dos venenos modernos e dedetizadoras profissionais os ratos eram caçados no varejo por pessoas treinadas para essa função que entravam nos esconderijos dos roedores com armas e similares para matá-los.Tudo era feito rusticamente lançando mão dos recursos disponíveis como martelos,facas,porretes,cães e o fogo.

2-Lanterninha

Uma função muito querida no Brasil e no mundo e hoje extinta foi a do lanterninha ou vaga-lume. Uma pessoa empregada dos cinemas que portava uma lanterna e era responsável por indicar os lugares dos expectadores descritos nos bilhetes além de fiscalizar o comportamento dos mesmos durante a exibição dos filmes.Fiscalizava barulhos e até os casais mais animados durante as sessões.

Hoje uma função praticamente desconhecida das novas gerações dos anos 2000 os lanterninhas tiveram uma representação simbólica importante no cinema como cultura e parte do espetáculo.Seu trabalho foi extinto devido às inovações nas salas de cinema como iluminação nos degraus e corredores em luz baixa.Até mesmo o cantor Elvis Presley antes da fama trabalhou na folclórica profissão.

Lanterninhas na entrada de cinema

 

1-Penitente

Essa foi uma rara e estranha profissão que existia nas antigas minas de carvão até o século XIX embora hajam poucos dados sobre ela.Era uma função de alto risco e envolvia o perigo constante de morte no serviço sendo referenciado no livro As Índias Negras do célebre escritor Júlio Verne.Basicamente sua função era produzir pequenas e controladas explosões de gás acumulado dentro das minas de carvão.Nelas durante as escavações era comum a liberação de gases inflamáveis que se acumulavam e causavam explosões e desmoronamentos com mortes de trabalhadores.Era portanto necessário acabar com esse perigo e o penitente surgiu dessa necessidade.



Ainda não existiam os protocolos de segurança e equipamentos certos que evitavam tais combustões como hoje portanto o trabalho de um 'penitente' era fundamental.Eles eram assim chamados por causa da roupa que vestiam que se pareciam com as vestes de padres pagando promessas. Uma grossa túnica de couro para se proteger das pequenas explosões era tudo que tinha além de uma tocha para incendiar o gás.Os penitentes geralmente eram homens solteiros,doentes ou muito idosos que arriscavam a vida para proteger os demais mineiros.As mortes eram comuns devido a imprevisibilidade que a explosão do gás podia ter.

LEIA TAMBÉM

O Desajeitado e desleal nascimento do Cinema-A História da sétima arte

O Nascimento do Comércio-Das trocas ao Shopping Center

● O 1º vídeo do YouTube-Um importante marco Histórico da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário