quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Você sabe qual foi a Primeira Favela do Brasil e por que elas tem esse nome?Conheça agora!

A história das favelas do Brasil começa com uma guerra: a de Canudos. Esse conflito ocorrido em 1896 foi a semente criadora do maior fenômeno social do país desde então.Vamos conhecer um pouco de sua história agora mesmo!

Providência Divina?
Esse título soaria correto senão fosse irônico pois a Favela da Providência no Centro do Rio de Janeiro foi a primeira comunidade,termo politicamente correto empregado para designá-las atualmente.

Morro da Providência em 1900



Sabe-se que o conflito ocorrido em Canudos na Bahia em 1896 entra nas aulas de história na parte de República Velha.O governo da época envia tropas do exército para combater os revoltosos de Antônio Conselheiro e os vence.Porém essas mesmas tropas ao voltarem para a capital federal,pois o Rio de Janeiro ainda tinha essa função,em busca de reconhecimento e seus soldos recebem a triste notícia que ficariam desamparados.




Para contornar o problema são autorizados a montar barracas que logo viram barracos de madeira e casebres no terreno vizinho ao Quartel-General do exército- uma chácara pouco produtiva.O objetivo da espera era uma ''providência'' do estado para melhorarem sua situação.Seus soldos estavam atrasados e outros benefícios prometidos pelo exército após a guerra nunca foram pagos e por isso mesmo o sugestivo nome de providência ficou.

E Surge a Favela-A própria palavra favela que virou sinônimo desses tipos de aglomerações de casebres também começou nessa situação.Esses soldados que lutaram em Canudos combateram em um morro chamado de favela que existia na Bahia.Ele tinha esse nome pois lá havia uma planta comum na área chamada de favela e serviu para batizar seu novo local de moradia.


E o Santo?

Hoje passados mais de 100 anos desde esse evento alguns historiadores contestam essa visão pois embora não haja documentos,o morro de Santo Antônio teria sido a primeira favela brasileira. Formada também no centro do Rio de janeiro alguns meses antes da providência-o Santo Antônio permaneceu durante décadas na paisagem carioca.Ela foi destruída com a construção do aterro do Flamengo que usou suas terras.

Outra curiosidade interessante é que ela tinha esse nome por causa do histórico mosteiro de Santo Antônio que fica no mesmo morro mas foi preservado com a demolição da favela.

Favela-Um Fenômeno Social

A pobreza não surgiu com as favelas pois habitações populares proliferavam em todo o Brasil mesmo na época colonial.Nesta época eram comuns os cortiços-grandes sobrados onde moravam apinhadas milhares de pessoas.O maior deles também foi no Rio de Janeiro e ficou conhecido como cortiço Cabeça de Porco que chegou a ter mais de 5 mil pessoas naquele distante século XIX.




Esse cortiço foi tão relevante na cultura popular que até mesmo se tornou um clássico da literatura brasileira nas mãos do escritor Aluízio de Azevedo-O Cortiço.

E concluindo:o então prefeito Barata Ribeiro já preocupado com as péssimas condições do local além das taxas de criminalidade resolve por destruí-lo mas sem nenhum tipo de projeto de reassentamento das famílias que se viram mais uma vez desamparadas e sem ter onde morar se distribuindo em outras favelas pela cidade.

LEIA TAMBÉM



Nenhum comentário:

Postar um comentário