Pular para o conteúdo principal

Quais povos praticavam o sacrifício humano?

  Na verdade ao longo da história foram muitos os povos que praticaram o dramático sacrifício humano apesar dos mesoamericanos astecas e maias serem os mais conhecidos.Na grande maioria dos casos,o sacrifício era visto como uma forma de satisfazer os deuses.Não por menos,o sacrifício era quase sempre associado às práticas religiosas.

  Na antiga Cartago,colônia fenícia no Norte da África,crianças até certa idade não eram consideradas seres humanos e portanto eram entregues aos sacrifícios como forma de manter a ira dos deuses sob controle.Esse ponto sempre foi muito controverso entre arqueólogos já que poucos vestígios materiais restaram da civilização cartaginesa após a conquista romana que a devastou deixando esparsas ruínas e não haviam muitos indícios que levassem à essa conclusão que surpreendeu os estudiosos abrindo novas perspectivas sobre o uso dos sacrifícios.Considerava-se que os cartagineses eram como os romanos que sacrificavam animais em rituais religiosos.

   De acordo com o historiador australiano Geoffrey Blaney os chineses também  praticavam o sacrifício oferecendo jovens moças às divindades protetoras dos rios,lançando-as às águas que segundo suas crenças serviria para manter a prosperidade nos rios que criavam-na com peixes e a irrigação das lavouras de arroz,alimento básico em muitas nações do Oriente e símbolo da fartura e da própria prosperidade sendo lançado sobre os noivos em festas de casamento como superstição ao redor do mundo inclusive no Brasil.

Uma cena de sacrifício humano na cultura asteca onde o coração é retirado com uma faca da caixa torácica

   Os povos europeus também não eram imunes aos sacrifícios humanos como bem relata o viajante árabe Ibn Fadlan no livro Devoradores de Mortos,os vikings sacrificavam uma jovem mulher toda vez que um importante membro da comunidade morria,geralmente um bravo guerreiro. Contudo,é com a chegada dos espanhóis na América a partir de 1492 e com a conquista do império asteca que o significado e alcance da prática que os sacrifícios tinham é revelada ao mundo. Os deuses astecas se alimentavam da carne humana e precisavam dela para continuar protegendo seu povo,daí a importância que os rituais de sacrifício tinham na comunidade.

   Boas safras na agricultura,prosperidade de caça e pesca,sucesso na guerra eram conquistadas através de sacrifícios. Na cultura asteca o sacrifício por ser um ato sagrado era visto como uma honra,e guerras eram travadas para captura de novas vítimas,pessoas endividadas podiam sofrer sacrifício,escravos e até mesmo pessoas se tornavam voluntárias para morrer por seus deuses praticamente não havia limites.

   Uma mãe entregar seu filho para a morte era uma atitude honrosa e não rara entre eles. Durante o reinado do imperador Ahuitzotl por exemplo,um pouco antes da chegada européia na região,num único ritual coletivo foram sacrificadas a impressionante marca de 20 mil pessoas.
    Conta-se em relatos da época recolhidos por missionários espanhóis que fileiras de crânios humanos eram depositadas ao redor do Templo Maior,símbolo arquitetônico da cultura asteca na capital do império.Os corações eram sempre removidos e erguidos ao alto como oferendas ao deus Huitzilopochtli,deus do sacrifício.

  Hoje,os sacrifícios são vistos com horror e repulsa e não são mais praticados na grande maioria das civilizações do mundo mesmo naquelas que no passado fizeram seu uso sob qualquer justificativa e são condenados pela lei e os direitos humanos relativos à vida,mesmo que isso interfira diretamente na cultura que o pratique.

LEIA TAMBÉM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Ensaio sobre a Cegueira'' de José Saramago: Uma Breve Análise da Obra

  AVISO : Contém Spoiler    José Saramago, escritor português e prêmio Nobel da Literatura escreveu o livro  Ensaio sobre a Cegueira em 1995. Aqui ,no presente artigo, será visto somente um ponto de vista sobre a obra com alguns spoilers sobre ela que são inevitáveis. Alguns eventos presentes no livro serão descritos como forma de entendê-los e extrair um pouco do seu significado.  Então você leitor  que ainda não leu o livro , mas quer já ter uma ideia do que se trata , pode continuar por aqui.  IMPORTANTE: aqui consta uma análise, no entanto cada leitor tem a sua própria visão do livro logo você terá a sua.   Leia Ensaio sobre a Cegueira . José Saramago Cegueira espontânea e sem motivo     A narrativa começa no trânsito quando um médico sem nenhum outro motivo aparente começa a deixar de enxergar. Uma cegueira súbita e inexplicável o assola dentro de seu carro forçando-o a parar. Nesse ponto o leitor já tem um panorama geral d...

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil. Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado...

A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos saber?

A extinção dos dinossauros se constitui como um dos eventos científicos mais bem explorados e estudados no século XX e agora XXI.Muito difundida com o cinema,sobretudo com a produção de Steven Spielberg o Parque dos Dinossauros que alçou-os a fama e imaginário popular.A extinção dos dinossauros tem despertado muito interesse do público,vamos analisar mais sobre esse evento. 1 -O termo dinossauro tem origem ainda no século XIX por parte do cientista britânico Richard Owen que batizou o termo que significa 'lagarto terrível' devido as dimensões avantajadas que esses animais e seus fósseis demonstravam. Os estudos de paleontologia e geologia no século XIX ainda eram pioneiros e não contavam com os métodos de pesquisa e análise que temos hoje mas foram responsáveis por descobertas importantes sobretudo com a chamada Guerra dos Ossos ,onde muitos novos espécimes além de serem descobertos foram preservados e guardados em museus para posterior análise. 2 -Já em relação à ex...