O título da postagem parece assustador porém a história que vai ser contada também tem muito a ver com política e ambição dentro da alta hierarquia da Igreja Católica medieval. Conheçam o sinistro julgamento do cadáver do papa Formoso no ano de 897.
![]() |
Representação artística do Julgamento do Cadáver do papa Formoso |
Principais objetivos de acusar o cadáver do papa:
- Formoso foi acusado de ser papa de modo ilegal pois na época de sua eleição era bispo em uma sede e teria exercido essa função em outra diferente.
- Havia uma disputa entre ele e o papa Estevão VI,que quando ainda era bispo apoiava um nobre rival que queria o trono da Itália.
O papa Estevão VI ao presidir o 'julgamento' também conhecido como Synodus Horrendas acusava o corpo em decomposição de Formoso proferindo insultos fazendo inclusive perguntas a ele. Estevão estava indignado pelo apoio político de Formoso para uma família rival que lutava pelo trono na Europa. Formoso havia apoiado publicamente a coroação de Arnolfo de Caríntia enquanto Estevão apoiava a família Spoleto- grandes rivais pelo poder na Itália daquela época.
Assim podemos concluir também que houve uma grande motivação para humilhar Formoso mesmo depois de morto ao colocá-lo numa posição de inferioridade e degradação como essa. De fato, o Sínodo representou uma forma do papa vingativo de humilhar o seu rival falecido mesmo tendo que desenterrá-lo para isso pondo-o em roupas especiais para a ocasião macabra.
Após a 'condenação' do cadáver: Estevão ordenou que os restos de Formoso fossem atirados ao rio que depois seria recuperado em outro momento. Somente anos depois outro papa -João IX- reabilitou o nome de Formoso e permitiu que fosse sepultado na Catedral de São Pedro impedindo dali em diante que nenhum espetáculo horrendo como esse se repetisse na Igreja.
![]() |
Lista de papas sepultados na Basílica de São Pedro |
Comentários
Postar um comentário