sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

4 Crimes sem Solução que desafiam a Polícia

 Crimes sem solução sempre existiram.Desde um roubo até mesmo um crime mais grave como o assassinato.De fato eles existem aos  milhares no mundo mas são poucos aqueles que se transformam em lendas e ganham a história superando os anos.

A espetacularização do crime,o mistério de sua autoria e o sensacionalismo da imprensa são elementos que colaboram para que esses atos hediondos ,em alguns casos,entrem para a história e se tornem crimes famosos como de Jack Estripador que tem um artigo completo no fim deste post.Aqui no blog vamos tratar 4 crimes com esse perfil,vamos à leitura.

4-O Crime da Mala de Brighton-Inglaterra 1934

O título não seria por menos,um corpo humano encontrado em uma mala abandonada numa estação de trens na cidade de Brighton no Sul da Inglaterra.Um achado surpreendente e sinistro descoberto por um dos funcionários da estação William Vinnicombe que havia sido atraído pelo mau cheiro que o baú exalava.

Ao revelar o conteúdo do baú o corpo de uma mulher somente com o tronco sem a cabeça e os braços foi encontrado.Consta que o(s) assassino(s) fizeram isso para apagar qualquer pista que mostrasse à polícia a identidade da vítima.A necropsia do corpo(autópsia)revelou que a moça tinha 20 e poucos anos e estava grávida,o que poderia indicar o motivo do crime.


A Estação de trens de Brighton onde o primeiro baú sinistro foi encontrado


Pouco tempo depois as pernas da vítima foram encontradas em outro baú agora na cidade de Londres.Em ambos os casos os membros da vítima estavam imersos em um tipo de óleo especial usado em medicina.A precisão cirúrgica dos cortes também indicavam a participação de um médico no crime.

Seguindo essa pista,a polícia investigou o médico Edward Massiah,conhecido por praticar abortos ilegais na área da cidade onde o primeiro baú foi achado.O inquérito foi aberto e Massiah foi pressionado a revelar o que sabia:entregou assim nomes de pessoas altamente influentes da sociedade inglesa que eram seus clientes incluindo membros da realeza,a partir daí tudo foi abafado e a investigação foi arquivada sem nenhum culpado preso.


3- D.B.Cooper(Sequestro de um avião-EUA,1971)

De longe foi um dos crimes mais bem articulados que se tem notícia ainda hoje estudado nas academias de polícia e até mesmo pelo FBI,fazendo com que compainhas aéreas criassem dispositivos que impeçam a abertura de portas durante o voo.

D.B.Cooper foi o nome falso de um homem nunca identificado que sequestrou um avião durante o voo e exigiu 200 mil dólares de resgate pelos passageiros.

1-Cooper embarcou com documentos falsos no aeroporto de Portland nos EUA com uma bomba na maleta que não havia sido revistada.A bomba até hoje acredita ser falsa mas foi o suficiente para causar o pânico na tripulação.

Retrato Falado de D.B.Cooper


2-Após a descoberta dos planos do sequestrador,ele ordenou que o avião pousasse em Seattle onde o dinheiro do resgate foi entregue junto com 4 pára-quedas e os passageiros libertados.

3-O sequestrador manteve a tripulação refém e decolou o avião rumo ao México com o dinheiro.Teria mandado a aeromoça ensiná-lo a abrir a porta de carga do avião e durante à noite realizou um salto em condições espetaculares.

Havia 2 caças da Força Aérea seguindo o avião mas que não notaram o momento do salto do criminoso já que este havia esperado escurecer.Nem o dinheiro e o sequestrador jamais foram encontrados.


2-O Caso das Máscaras de Chumbo(Brasil-1966)

Este caso também é considerado como ufológico em algumas mídias devido aos detalhes envolvendo a morte dos dois homens envolvidos na história.Tudo aconteceu no Morro do Vintém,uma favela,na cidade de Niterói.

Os dois homens em questão eram Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana,técnicos em eletrônica que estavam planejando algum um encontro no alto do morro em 1966 e foram achados mortos local.O que dá fama ao caso foram as máscaras de chumbo encontradas junto aos corpos das vítimas que não tinham um sentido lógico aparente.

Miguel e Manoel



O caso é muito misterioso e ainda hoje não se tem certeza do que Manoel e Miguel estavam fazendo no morro naquele dia.Há suspeitas de que estavam tentando contactar seres extra-terrestres e por isso portavam as máscaras de chumbo para se protegerem.

Há quem sustente a versão de que estavam fazendo uso de drogas para contactar esses seres do espaço mas numa dosagem que pode tê-los matado embora nenhum exame toxicológico tenha sido realizado nos seus corpos que se decompuseram sem maiores cuidados.

As máscaras e um bilhete encontrado no bolso de uma das vítimas



Por outro lado há fortes indícios de que foram seguidos e mortos por um(ns) desconhecido(s) que sabia de uma quantia de dinheiro que ambos carregavam e não foi encontrada no local das mortes.

👉 Os Assassinatos Ratcliff Highway-Um Misterioso e não solucionado Crime que abalou o mundo há 200 anos(Artigo Completo)


1-O Sequestro do Menino Carlinhos(Brasil-1973)

Era noite no bairro nobre de Laranjeiras,na zona sul do Rio de Janeiro,quando um homem nunca identificado invade uma residência e leva uma das crianças da família escolhendo o caçula de 10 anos-Carlos Ramires da Costa,o Carlinhos.




O sequestrador prende os demais membros da família no banheiro da casa enquanto fugia com o garoto.Foi assim que o caso mais famoso e misterioso de sequestro no Brasil começou.O bandido exigiu a quantia equivalente a 50 mil reais modernos para libertar o refém.Um bilhete com instruções havia sido deixado na casa indicando dia e horário para entregar o dinheiro e fazer a troca.

De modo desajeitado o bilhete foi divulgado na imprensa devido à repercussão do crime atraindo uma grande multidão de curiosos e imprensa no dia e hora marcados para a troca.Consequentemente o sequestrador não apareceu e significou o fim do menino que jamais apareceu novamente.


LEIA TAMBÉM

O Enigma de Jack Estripador-Um artigo Completo

Os 20 anos do Massacre da Escola Columbine-Artigo Completo

A Violência pode ser Aprendida?A Experiência do Boneco João-Bobo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

Joseph Merrick é um nome desconhecido da maioria do público porém representa um dos maiores e mais conhecidos casos médicos da história documentada.Nascido numa pequena cidade no interior da rica Inglaterra há cerca de 160 anos tornou-se uma celebridade por uma rara deformidade que lhe conferia uma aparência grotesta e espetacular sendo considerado um monstro humano.

Foi amigo dos nobres e até conhecido da própria rainha Vitória,a pessoa mais poderosa do mundo na época,embora tenha experimentado a marginalização social inclusive em sua própria família.Vamos conhecer mais sobre seu caso agora mesmo!

Joseph Merrick em 1889



Sua infância e o  Mistério de sua estranha Aparência

Joseph nasceu em 1862 numa pacata cidade interiorana como uma criança feliz e normal.Conta ele, em sua própria autobiografia, que os primeiros sinais de sua deformação apareceram quando tinha apenas 3 anos com pequenos caroços no seu corpo.Sua mãe morreu cedo e assim ficou aos cuidados do pai e madrasta que não tinha consideração por este forçando-o a sair de casa ainda na adolescência para viver nas ruas entre mendigos e marginais.

Sua desfiguração começou a criar efeitos cada vez mais negativos em sua vida e por conta dela não conseguia arrumar emprego tendo que trabalhar nas ruas vendendo bugigangas por alguns centavos após sair da escola.




A Discriminação e os Abusos

Merrick experimentou a discriminação social em sua forma mais grave durante sua vida nas ruas por causa de sua deformidade e aparência rara.Não conseguia arrumar emprego em grande parte devido a deficiência física que impedia movimentos do corpo assim como a aparência até repulsiva que causava nas pessoas.Já adulto a sua condição física alcançara seu limite e seus membros haviam crescido desproporcionalmente dando-lhe uma forma monstruosa.

Até meados do século XIX,fenômenos como Merrick eram considerados como um mal presságio na sociedade e se sobrevivessem até a fase adulta,o que era igualmente raro,viviam uma vida reclusa e fechada em suas casas.Foi justamente nessa época que os primeiros estudos sérios de teratologia,a ciência que estuda tais anomalias humanas,começaram rompendo em parte com esse antigo preconceito.

Merrick então andava pelas ruas em busca de dinheiro para sobreviver e era constantemente visto como uma aberração sendo humilhado e perseguido por isso.Merrick viveu a marginalização social que uma parte da população inglesa sofria mesmo sendo a maior potência de sua época.

Na adolescência enquanto ainda podia trabalhar usando os braços,entrou para uma workhouse um tipo de escola de aprendizes muito comum na Inglaterra da época onde os mais pobres eram acolhidos e ensinada uma profissão para a crescente indústria.Abandonado pelo pai e madrasta vai morar com o tio,um barbeiro.




''Homem-Elefante''

Foi nas ruas que que conheceu também algumas pessoas que se interessaram por seu caso e decidiram confiar-lhe um trabalho-o circo dos horrores.Como sua deficiência física o impedia de trabalhar normalmente foi no circo que encontrou alento tendo que se vender como um espetáculo onde era apresentado de Homem-Elefante por causa do tamanho do seu corpo.Viajou em turnê com o circo pela Europa sendo exibido e explorado por este.

Ao viajar até a Bélgica para uma de suas apresentações um duro golpe o atingiu:todas suas economias de seus shows foram roubadas por um inescrupuloso empresário do circo.Mais uma vez na miséria ao voltar para a capital consegue enfim ser acolhido no Hospital de Londres por um médico-o doutor Frederick Treeves que se simpatiza com sua história.Assim consegue um quarto permanente no hospital onde pode ser estudado e acompanhado.



A Misteriosa Síndrome de Proteus

Sua vida foi solitária a maior parte do tempo embora no hospital pudesse conviver com outras pessoas.O médico que o acompanhara jamais conseguiu identificar a doença que possuía somente um século depois nos anos 1980 estudos detectaram se tratar de uma rara doença-a síndrome de Proteus.Outros pesquisadores apontavam outra síndrome rara a neurofibromatose Tipo I.

Por se tratar de uma doença genética era incurável e causa crescimento anormal dos membros do corpo humano,somente seu braço esquerdo era saudável.

De circo em circo Merrick também desenvolveu sua personalidade amigável e até paciente com sua própria tragédia pessoal.Terminou seus últimos anos lamentando não poder encontrar uma companheira que pudesse o amar como bem escreveu em seu livro autobiográfico.

Por causa do tamanho de sua cabeça,Merrick tinha que dormir sempre sentado e de acordo com a autópsia feita em seu corpo por seu médico e amigo ele morreu ao tentar deitar-se quebrando seu pescoço.A causa oficial da morte na época constava como sufocamento.




Seu esqueleto foi preservado após sua morte para estudos de medicina e sua vida se tornou um roteiro para filmes e peças de teatro.Em 1980 o cineasta americano David Lynch realizou um filme chamado O Homem Elefante contando a triste história de Merrick.

Cena do filme 'O Homem Elefante''



LEIA TAMBÉM



domingo, 13 de dezembro de 2020

Você conhece a cidade americana dentro da Amazônia brasileira?Conheça a Fordlândia

Embora,à primeira vista, pareça absurda a ideia de uma cidade americana inteira dentro do Brasil esse fato realmente se concretizou entre os anos de 1927 e 1945.Seu nome era Fordlândia em homenagem ao dono do mega-projeto- o empresário americano dos carros Henry Ford.Essa é uma história pouco conhecida do Brasil que vamos explorar na postagem.Vamos entender o que foi a Fordlândia,para que ela servia e se ela deu certo.

Casas em estilo americano em plena Amazônia


Henry Ford na Amazônia?

O perigo de uma invasão estrangeira sempre dominou as teorias da conspiração envolvendo a Amazônia principalmente no quis respeito aos recursos naturais como água potável,madeira e plantas medicinais.O mega-empresário Henry Ford dono de um gigantesco império presente em todo mundo e criador da teoria fordista precisava expandir ainda mais seus domínios e no caminho estava ela.

Henry Ford


Independência da Borracha-O interesse de Ford na Amazônia vinha de um desejo econômico simples,ter sua própria borracha sem depender do mercado asiático.O Brasil do século XIX experimentou o boom econômico da borracha que enriqueceu a cidade de Manaus-capital do estado do Amazonas.Parte dessa prosperidade econômica virou até tema de série da TV Globo-Amazônia e essa fase da história foi estudada pelo historiador e economista Celso Furtado como um poderoso ciclo econômico.

Mas isso acabou quando mudas de seringueira,árvore que produz a borracha,foi levada para a Ásia e plantada com sucesso na Malásia pelos ingleses se tornando um dos maiores fornecedores do ramo.Henry Ford dependia dessa borracha para os pneus de seus carros e se irritava com os preços que pagava por isso a ideia de implantar um projeto que o tornasse independente.



Assim que nasceu a Fordlândia

Ford através de incentivos fiscais do governo brasileiro da época conseguiu implantar uma cidade inteira em estilo americano dentro da selva paraense a partir de 1927.Seus engenheiros e técnicos queimaram mais de 1000 km² de mata para plantar as seringueiras e não tinham nenhum controle do governo brasileiro que autorizou por contrato à Ford fazer o que quisesse sem satisfações.

Fordlândia tinha um projeto urbanístico ambicioso para um país tropical como o Brasil e diferente em tudo dos EUA.O modelo urbanístico da cidade e as rotinas de trabalho também foram importadas ao estilo American Way of Life com casas no estilo suburbano americano gramados e calçadas alinhadas.O padrão de trabalho protestante que impedia o uso de cigarros e bebidas alcoólicas no expediente desagradou e muito os operários que em alguns casos se rebelaram contra seus capatazes.

Foram construídos portos,escolas,armazéns,casas,clubes,estradas e até uma estação de rádio e telefonia em 2 núcleos:Fordlândia que ficava próxima da cidade Santarém do Pará e outro na cidade Belterra que tinha tinha difícil acesso para mesmo pra os engenheiros de Ford.Tudo parecia o tão sonhado progresso a uma região pobre do terceiro mundo.

👉 As Surpreendentes Curiosidades sobre a Construção de Brasília-A Capital do Brasil

Erros que custaram caro

Embora aparentemente a entrada de Henry Ford com sua bilionária empresa no país tenha sido um sinônimo de progresso material-mais para ele do que para o Brasil,não foi assim que aconteceu.Houve uma série de problemas que a longo prazo tornaram o projeto um fracasso absoluto.

1-Diferente da Malásia onde a terra era fértil- na Amazônia ,depois da destruição da mata para o plantio das seringueiras,o solo era pedregoso e praticamente estéril.Isso favoreceu a proliferação de pragas agrícolas que dizimaram parte das plantações.

2-O modelo de trabalho americano imposto aos brasileiros não foi aceito por eles.Havia também um problema grave com a alimentação que abasteciam-nos com muitos enlatados e espinafre cada vez mais do contra-gosto brasileiro.As regras mais rígidas contra a prostituição,bebidas e cigarros nos turnos de trabalho também foram um dos fatores cruciais para as revoltas de trabalhadores que causaram a fuga de seus capatazes para o interior da floresta.

3-O golpe final foi a criação de borracha a partir do petróleo,um processo químico recente que serviu para enterrar de vez a tentativa frustrada de Ford em transformar a Amazônia em seu quintal.A borracha sintética barateava a produção com uma vantagem infinitamente superior em relação ao plantio das seringueiras com o método tradicional conhecido.

Abandono do Sonho Americano na Selva

Henry Ford jamais pisou no Brasil para acompanhar as obras e o progresso de sua cidade enviou representantes e recebeu os do Brasil em seu escritório.Comprou o terreno no Pará de quase 10 mil km² para ela por uma bagatela de 2,5 milhões de reais em valores atuais,uma pechincha sem igual justamente para motivar o empresário em seu empreendimento.

Ao abandonar a cidade havia perdido em valores atualizados cerca de 500 milhões de dólares em infra-estrutura,material e serviços.O projeto com a finalidade inicial que tinha havia fracassado e Ford devolveu a cidade ao governo brasileiro por uma pequena indenização.A infra-estrutura montada com casas e ruas se manteve e foi utilizada por moradores da área e pelos trabalhadores que sobraram do projeto.

Em dias atuais Fordlândia é considerada uma cidade-fantasma com muitas construções abandonadas desse período dispersas em mais de 10 km² de área embora cerca de 2500 pessoas vivam em seus limites.A cidade é uma atração esquecida de uma tentativa frustrada de implantar o sonho americano no Brasil.

Galpão abandonado em Fordlândia-Marcas da decadência do local



LEIA TAMBÉM

O que foi o Baby Boom?

O Glamour Wall Street-Entre a Prosperidade e o Exagero

Das trocas ao Shopping Center-A Incrível História do Comércio

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O desajeitado e desleal nascimento do Cinema-A história da Sétima Arte

Embora nos dias atuais a tecnologia do streaming tenha cada vez mais ocupado espaço na hora de assistir um filme por causa de sua versatilidade: as salas de cinema tiveram que se adaptar para sobreviver.As salas em 3D são uma atração a mais que deixou o cinema convencional mais atual e integrado às tecnologias do século XXI.

No entanto nem sempre foi assim e o cinema por muito tempo foi uma tecnologia inovadora junto com a TV e o rádio que hoje se transformaram em acessórios de celulares e aplicativos.As primeiras tentativas de sincronizar imagens e sons vem do século XIX,há mais de 100 anos, justamente com a invenção da fotografia-uma inovação sem precedentes para a época.

Thomas Edison,um dos pioneiros do cinema


A partir dessa período as tentativas de criar um dispositivo ou máquina que fosse capaz de gerar uma imagem com som foi sendo cada vez mais perseguida por inventores e pioneiros.Consta que a glória do invento seja dividida entre os irmãos franceses Lumiére e Thomas Edison que se envolveu em vários problemas durante a criação de suas invenções.


Cena de 'Trem Entrando na Estação',primeiro filme divulgado dos irmãos Lumière em 1895

👉 Uma curiosidade incrível sobre este primeiro filme foi a reação inusitada da platéia.Devido ao fato de ser uma inovação as pessoas não sabiam que se tratava de imagens em movimento e fugiram em desespero ao verem a aproximação do trem no filme.


Cinetoscópio

Esse palavrão nada mais era que a primeira câmara projetora de filmes registrada na história embora não fosse a primeira como veremos adiante.Thomas Edison criou o seu projeto enquanto seu assistente de laboratório William Dickson desenvolveu o aparelho em 1889.Diferente do projetor de cinema moderno-o cinetoscópio era uma caixa de madeira com um buraco para observação de seu interior e projetava as imagens dentro dele somente para um observador solitário.Veja a imagem abaixo de como funcionava. 👇



Pensando nisso outros inventores tiveram a ideia de produzir um aparelho que fosse capaz de projetar imagens em movimento em telas e paredes para que outras pessoas, coletivamente, pudessem apreciar a invenção.O resultado desse trabalho ganhou o nome de cinematógrafo nas mãos dos irmãos Lumière em 1895 que patentearam a invenção de outro francês que não tinha como pagar por ela-Léon Bouly.

👉 Curiosamente embora tenham adquirido a fama não foram os Lumière,os pioneiros franceses do cinema.Seu projeto,na foto original abaixo,era de fato uma câmera como conhecemos pois era capaz de gravar e projetar as imagens em um único aparelho.

 

Cinematógrafo dos irmãos Lumiére-Um''dinossauro'' tecnológico hoje mas uma inovação sem precedentes no passado

Anônimos entre os Gigantes

Embora os irmãos Lumière e Thomas Edison tenham levado a fama pelo nascimento do cinema outros inventores anônimos fizeram a maior parte do trabalho.Léon Bouly que aperfeiçoou o cinematógrafo não pôde patentear sua invenção por não ter dinheiro deixando para os irmãos Lumière.

Porém ainda antes de Edison e o cinetoscópio outro francês Le Prince foi quem realmente inovou criando um aparelho capaz de projetar imagens em movimento-a ideia do cinema.Gravando no jardim da casa dos sogros o primeiro filme conhecido de meros 2,11 segundos em 1888,um ano antes de Edison e Dickson estrearem sua invenção.👇



Usando material de filmagem com lentes da Kodak,tradicional marca de itens fotográficos,Le Prince gravou sua família em um dia comum no jardim de casa e dias depois desapareceu sem deixar vestígios juntamente com seu equipamento.Le Prince nunca apresentou sua invenção nos EUA e não teve tempo suficiente de apresentá-la na Europa por conta de sua morte.

Embora controverso há indícios que Le Prince tenha se afogado já que em 2003 arquivos policiais identificaram uma foto de um homem parecido com ele mas as circunstâncias dela permanecem um mistério.


LEIA TAMBÉM

O Nascimento da Internet.Como tudo começou?

Algumas Curiosidades do famoso edifício Empire State Building,símbolo de Nova Iorque

A Misteriosa vida e obra de Edgar Alla Poe Além dos Livros