domingo, 24 de maio de 2020

O Santo Sudário:verdadeiro ou só mais uma falsificação?Explicando esta relíquia sagrada.

Um dos maiores mistérios do mundo religioso contemporâneo e que impressiona muitas pessoas religiosas ou não causando grandes controvérsias.Ela gira em torno da figura de um tecido supostamente usado para cobrir o corpo sem vida de Jesus Cristo e que ficou conhecido como Santo Sudário ou Sudário de Turim,pois foi descoberto nesta cidade italiana.Mas como essa incrível história que poderia confirmar a Bíblia e a crucifixão de Cristo começou?

A história começa na Idade Média quando o tecido foi descoberto por religiosos católicos,segundo relatos da época o sudário estava guardado desde a época de jesus
Sudário completamente estendido
Sudário visto no detalhe do suposto rosto de Cristo
Para muitos católicos a figura impressa no pano é realmente  de Jesus  crucificado e não há argumentos que poderiam contrariar isso.O próprio Vaticano é muito enfático em manter silêncio sobre essa sagrada relíquia impedindo seu acesso ao grande público e aos especialistas mesmo com a constante solicitação de autoridades científicas para submetê-lo a rigorosa análise para confirmar sua autenticidade.Em raríssimas ocasiões houve exceções onde esse protocolo foi quebrado,mas será que existe um motivo razoável para manter tamanho segredo?


Mas enfim como saber se ele é verdade ou só um hoax?

O Sudário é um dos últimos artefatos religiosos do mundo cristão ainda levado a serio embora como vamos descobrir existem muitas controvérsias o cercando.

A primeira aparição do sudário vem da década de 1350 e logo ganhou fama como símbolo da cristandade,todos queriam poder ver a mortalha com a qual Jesus Cristo havia sido sepultado.
Somente em 1898 que um fotógrafo profissional conseguiu registrar a imagem que temos hoje da relíquia como as das fotos acima.

Porém com avanço da ciência muitas dúvidas foram colocadas contra a autenticidade do pano e somente em 1978 uma equipe multidisciplinar formado por técnicos americanos foi convocada para examinar detalhadamente o artefato.

Conhecida como STURP da sigla em inglês Shroud of Turin Research Project(Projeto de Pesquisa do Sudário de Turim)esta foi a mais influente pesquisa já realizada no mundo por profissionais a fim de determinar se era ou não tinta sobre o tecido.

Fatos..

1-O sudário é uma mortalha de linho,um tecido muito comum no Oriente de onde vinha Cristo e conhecido por ser de difícil tingimento.Havia linhas de sangue e uma imagem bem clara de um homem de barba e biotipo europeu estampado sobre ele,uma imagem em negativo onde está escuro onde deveria ser claro como nos antigos filmes fotográficos.

2-A equipe STURP depois de anos de exames detalhados teria concluído que a imagem não poderia ter sido pintada pois não havia sido encontrado nenhum indício de tinta sobre ela fazendo o tecido ganhar uma fama sobrenatural,como então aquele rosto teria surgido?Posteriormente houve ''pesquisadores'' que afirmaram se tratar de algum tipo de radiação que imprimiu a imagem sobre o pano.

No entanto como consta no site do sudário a equipe STURP era formada por cristãos e o único agnóstico do grupo o químico Walter McCrone foi expulso em circunstâncias não declaradas do projeto.Foi justamente ele quem afirmou ter encontrado indícios de ocre,uma tinta muito comum usada por artistas do Renascimento europeu incluindo Leonardo Da Vinci que coincide com o período histórico datado pela amostra de carbono 14 realizada em 1988.

O carbono 14 é um dos testes mais precisos usados em datação de artefatos históricos e arqueológicos no mundo.Em outras palavras:em 1988 numa nova avaliação o sudário foi datado entre o século XIII e XIV coincidindo com a primeira aparição dele em 1355 e com a explosão de vendas de relíquias religiosas como pedaços da cruz de Cristo,Santo Graal e muitos outros.

Também abordando supostas relíquias e milagres em contexto religioso,um estudo sobre corpos de santos incorruptos foi publicado neste blog,leia mais clicando aqui.

Outros indícios

Em outra pesquisa realizada pelo engenheiro eletrônico Hernán Toro,professor da faculdade de engenharia da Universidade Pontifícia Boliviana existem outras anomalias na figura do Cristo impresso no sudário.Toro identificou algumas anomalias na anatomia da imagem que vão contra qualquer alegação de que havia um corpo sendo coberto por ele.

1-No sudário não existem manchas de sangue somente ''linhas'' dele como se fossem desenhadas.Em circunstâncias normais um corpo humano ensanguentado empaparia o tecido formando grande manchas o que não são encontradas no pano.O sangue depois de seco escurece porém a imagem com as feições do Cristo estão incrivelmente óbvias no tecido.

2-As plantas dos pés estão encostadas no chão com as pernas totalmente estendidas numa posição impossível para um corpo deitado pois os joelhos precisariam estar dobrados para causar esse efeito na imagem como demonstra qualquer prova de anatomia.

Essas anomalias na anatomia da figura são gritantes até mesmo para os leigos e mesmo com a pretensa conclusão de que sangue com hemoglobina teria sido encontrada pela equipe STURP todos os indícios vão contra a autenticidade do pano.

Outro ponto de interesse é a imagem em si é que ela mostra um homem de feições tipicamente européias com uma idade acima dos 33 anos,na qual Cristo foi crucificado,que difere do biotipo das pessoas vindas do Oriente Médio,região onde Jesus nasceu e pregou.

O Vaticano não admite nem trai que a relíquia sagrada seja falsa até mesmo o papa Francisco já demonstrou seu respeito visitando-a assim como a politica geral da Igreja,mas será o sudário uma das últimas falsificações medievais chegadas ao nosso tempo?Indícios e provas não faltam.



Referências

https://www.shroud.com/

Hernán Toro-Las Anomalías Ignoradas del Sudario de Turín,Revista Pensar,vol 1,no 1,2004


LEIA TAMBÉM




quarta-feira, 20 de maio de 2020

Guia Rápido:A vida dentro de uma caravela européia da época dos descobrimentos.

Aprendemos na escola que a Europa colonizou a América e levava daqui seus tesouros na forma de prata,ouro e pedras preciosas em grandes embarcações como as caravelas e galeões.Mas como era a vida dentro de um desses grandes barcos?



Usando o exemplo de um galeão espanhol do seculo XVI que em termos práticos difere pouco de uma caravela que era mais rápida e menos bem armada que ele,basicamente a vida dentro dela era muito dura e cheia de disciplina para os marinheiros comuns.Tudo era muito sujo e o cheiro de suor e maresia se misturavam no convés e nos porões.Como não havia espaço suficiente dentro delas para conforto,cada centímetro ali era disputado a tapas entre eles caso sobrasse algum pois os suprimentos e equipamentos eram prioridade de ocupação.

Superlotação

Sim,a exemplo das prisões,os galeões eram muito apertados e com espaço sempre reduzido fazendo com que os marinheiros se apinhassem em qualquer canto que encontrassem,assim a superlotação era uma realidade comum dentro deles.Os enjoos eram comuns até mesmo entre os marujos mais experientes.Se dormia em camas de palha,sacos de comida ou pedaços de trapos quando na maioria das vezes no próprio chão de tábuas do convés ou porão.Não havia conforto para os marujos comuns somente no camarote do capitão que contava com uma cama.



Infestação de ratos

Sabe-se que os ratos foram uma praga trazida da Europa para a América e cuja propagação ajudou a exterminar espécies nativas do continente.Dentro dos navios eles também se constituíam em pragas absurdas que devoravam a comida e os equipamentos roendo as cordas e velas que tinham de ser guardadas em barris para ser protegidas.Há um relato de 1622 em que num único navio os marinheiros mataram inacreditáveis 4000 ratos no trajeto Caribe-Europa.A contaminação e doenças trazidas por eles para dentro do barco era outro problema enfrentado durante as viagens.

Comida racionada

1-Como as viagens transatlânticas,da Europa-América e vice-versa, eram muito perigosas e o risco de naufrágio era sempre presente,não se sabia ao certo o quanto de comida se levaria mas o fato é que num galeão cada marinheiro tinha direito a 1,1 litro de água,700 g de biscoitos salgados e 250 g de carne por dia.Também se levava animais vivos a bordo para se ter acesso à carne e ovos frescos mas estes só eram reservados aos oficiais de patente e doentes.

A comida e a carga do navio também eram usadas como lastro,aquele peso no fundo da embarcação que ajuda a equilibrá-la dentro d'água.

2-Como as condições de armazenamento e higiene não eram boas,parte dessa carga de comida chegava estragada no destino com muitos insetos nos biscoitos salgados enquanto as carnes podiam ser penduradas no casco do navio.Há documentos que comprovam que tubarões perseguiram um navio cujas carnes pediam para fora dele.

Banheiros

Dentro de um galeão europeu não havia privacidade quando o assunto era usar o banheiro tudo era feito à vista dos outros em latrinas no convés superior.Latrinas que eram buracos arredondados no casco do navio onde as pessoas podiam se sentar enquanto os dejetos eram diretamente lançados ao mar embora em alguns casos também eram usados nos porões.As condições eram melhores no camarote do comandante.
O cheiro nos porões dos navios era insuportável devido a comida estragada,dejetos e a água do mar que penetrava no interior da embarcação.



Sorte,acaso e oração


Os marinheiros europeus eram muito religiosos e levavam isso a sério em longas viagens em alto-mar que podiam terminar muito mal.Assim havia um ditado muito popular entre os marujos espanhóis '' quem vai ao mar,,aprende a rezar''.Haviam capelães a bordo que rezavam missas e aplicavam extrema unção aos doentes e feridos.

Sobre a questão da sorte,tudo era resolvido com ela desde quem seria escalado para vigiar nos turnos da noite ao qualquer outra tarefa dentro do navio,as apostas eram comuns numa rotina estressante de trabalho alem dos jogos de cartas para entreter a tripulação.


quinta-feira, 14 de maio de 2020

Pompéia:a cidade destruída por um vulcão que renasceu após sua redescoberta!Conheça mais!

Pompéia é uma cidade italiana que num passado distante foi destruída pela colossal erupção de um vulcão:o Vesúvio que além de quase soterrá-la para sempre também destruiu a cidade de Herculano e outros pequenos vilarejos próximos a elas.

A lendária destruição da cidade e sua surpreendente descoberta casual levaram-na a um estatuto de romantismo que gerou filmes e livros.Mas também por outro lado do ponto de vista histórico-social serviu como um registro fiel da vida de uma cidade pacata em pleno já decadente império romano.




Pompéia havia começado sua história como cidade num pequeno vilarejo habitado por tribos que falavam osco,proveniente de uma tribo nômade do período neolítico europeu.Com o decorrer da ocupação da Península itálica pelos romanos sucessivas guerras fizeram colonos romanos que falavam latim a ocupar a cidade integrando-a definitivamente ao império.

Pompéia e Monte Vesúvio ao fundo


Antes da erupção do Vesúvio que acabou de vez com a cidade e seus habitantes no ano de 79 depois de Cristo,17 anos antes muitos terremotos assolaram a região incluindo Herculano num presságio de uma catástrofe ainda maior que eternizaria a cidade em metros de lavas e cinza vulcânica.


Na história romana

O vulcão entrou em erupção repentinamente pegando todos os habitantes de surpresa,demonstrado pelos corpos retorcidos conservados dentro de casulos ocos de cinzas encontradas 1500 anos depois.
O evento que destruiu as cidades é notório e foi registrado ao vivo pelo historiador romano Plínio-o Jovem sobrinho do também historiador Plínio-o Velho que ironicamente morreria na erupção na tentativa de resgatar uma família de amigos e poder registar o fenômeno.

As nuvens piroclásticas cobriram a cidade e o porto e preservaram para sempre o dia-a-dia de uma cidade romana desde os pães no forno,como uma escola de gladiadores e até os cães.

A cidade ficou oculta da civilização moderna por 1500 anos debaixo de inacreditáveis 25 metros de cinza e lava solidificada.Foi então que o arquiteto Domenico Fontana conseguiu chegar até os destroços da cidade devido a uma obra de pavimentação na área do rio Sarno,que banhava a cidade.



A descoberta inacreditável foi uma referência nos trabalhos arqueológicos da época em diante pois permitiu resgatar uma história que estava submersa no passado sem saberem ao certo sua localização.Os afrescos, mosaicos e até as ''pichações'' nos muros das casas da cidade despertaram uma curiosidade pelo assado do império e uma onda de romantismo em escritores e oetas.

Herculano só seria descoberta em 1709 e começou a ser escavada em 1738 e 10 anos depois que começaria em Pompéia com mão de obra sem nenhum tipo de qualificação que acabou por prejudicar a estratigrafia e o contexto da escavação.
Mas foi a partir de 1860 com o arqueólogo Giusepe Fiorelli que os famosos e dramáticos moldes de gesso apareceriam.



A técnica inovadora que deu destaque à cidade e ao drama dos habitantes que não conseguiram escapar sofreram foi desenvolvido quando Fiorelli percebeu que havia espaços vazios dentro da cinza solidificada dos corpos desses habitantes.A ideia de enchê-los de gesso e captar o real sentimento que essas pessoas tiveram no momento de sua morte imortalizaram-se em estátuas expostas em museus e nas ruínas recuperadas da cidade,hoje também um grande museu a céu aberto.

Os prédios públicos como fóruns,templos,os banhos e as casas particulares foram muito bem preservadas pelas cinzas vulcânicas mostrando claramente como a arquitetura romana se desenhava na prática em casas de cidadãos ricos.Os afrescos de Pompéia se tornaram famosos no mundo devido aos conteúdos e cenas de cunho sexual retratados em suas paredes.



Hoje a cidade é patrimônio cultural protegido e uma importante atração turística e sofre com as questões trazidas com a predação e vandalismo deste tipo de atividade.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Algumas curiosidades do famoso edifício Empire State Building,um símbolo de Nova Iorque!Você Conhece?

O edifício Empire State Building em Nova Iorque nos EUA, se tornou um grande símbolo de arranha-céu e da própria cidade americana,a capital cultural do mundo.Do alto de seus 448 metros de altura e incríveis 102 andares,o prédio se impõe na paisagem urbana tendo reinado absoluto por mais de 40 anos como o maior arranha-céu do mundo até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center também em Nova Iorque.




Até meados do século XIX eram poucos os prédios que passavam de 5 andares,uma explicação para isso eram as escadas pois não eram todas as pessoas que se atreviam a subir vários lances delas por muito tempo.Esse prolema foi resolvido em 1852 pelo engenheiro Elijah Otis que inventou o elevador eliminando a necessidade de subir longas escadarias.O barateamento do aço foi outra solução encontrada para o crescimento dos prédios que podiam ter paredes mais finas.Agora o peso do prédio podia ser sustentado em uma coluna fixa de aço reforçado,sem isso edifícios gigantes como o Empire State seriam inviáveis.


Corrida de egos

O Empire State foi construído com dinheiro privado de empresários que competiam pela primazia dos arranha-céus nos anos 1930.O magnata John Raskob queria construir o maior prédio da cidade para ultrapassar seu rival que estava construindo o vizinho edifício Chrysler.Raskob era tão rico que mandou  construir o prédio durante a Grande Depressão um dos períodos mais tensos para a economia mundial. À parte disso,alugar os escritórios e ganhar muito dinheiro também estava nos planos de Raskob.

Para entender mais sobre a Grande Depressão clique aqui para ler o artigo postado neste blog.

Uma cidade vertical

Cerca de 15 mil pessoas trabalham e visitam por dia o prédio,uma quantidade maior que muitas cidades interioranas do Brasil.Embora esse número tenha caído depois dos ataques de 11 de Setembro de 2001,que aumentou a preocupação em arranha-céus de Nova Iorque,o prédio continua recebendo muitos turistas por ano.

Em 28 de julho de 1945,devido a uma densa neblina que cobria toda a cidade, um avião bombardeiro da Força Aérea americana colidiu tragicamente nos 78º e 79º andar causando o maior incidente ocorrido até então no local.


Números que arranham o céu

1-Um dos fatos que mais impressionam na construção no Empire State foi o tempo recorde que levou para ser erguido: de 18 meses foi finalizado em 14 no dia 11 de abril de 1931, envolvendo a mão-de-obra de 3000 homens trabalhando todos os dias.Eles removeram mais de 3 terços do peso do edifício pronto em terra para armar sua fundação no leito rochoso da ilha de Manhattan.
Aliás,por isso mesmo o solo de Nova Iorque é tao propício para se construir prédios altos e pesados enquanto Paris na França são proibidos por conta dos excessivos túneis e catacumbas que enfraquecem-no.

2-As paredes externas do prédio foram pré-fabricadas,isso significa que já vinham prontas de fábrica somente para ser instaladas,foi o primeiro prédio a usar esse tipo de material que ajudou a reduzir o tempo de construção.

3-O sistema de ar condicionado é um complexo sistema em labirinto no porão do prédio contando com um equipamento de mais de 5 mil toneladas que bombeia ar para todos os andares renovando-o  4 vezes a cada 1 hora.

4-O prédio ainda conta com 1860 degraus do térreo até o 102º andar que tem uma deslumbrante vista da cidade que alcança fácil os 125 km de distância.

Por essas e outras qualidades o Empire State continua sendo o prédio mais famoso do mundo e símbolo de charme e elegância,local de filmagem de vários filmes que o imortalizaram como King Kong em 1933.

Todo dia 7 de setembro o prédio homenageia a independência do Brasil se iluminando das cores da bandeira nacional:verde e amarelo.


domingo, 3 de maio de 2020

É verdade que o povo tomou o poder do imperador na Revolução Russa?


Na verdade o povo foi o principal responsável da Revolução Russa que aconteceu em 1917.A revolução que é considerada a primeira de caráter socialista a tomar o poder continua sendo um dos fatos históricos mais importantes do século passado.Vamos conhecer com maiores detalhes agora o papel das classes populares dentro dela.Vamos lá!


Luxo demais,comida de menos
Basicamente era assim que vivia o povo russo no início do século XX e até a época da Revolução.Sabe-se que em 1917,a Europa ainda estava em guerra e a Rússia fazia parte dela lutando contra o bem equipado e alimentado exército alemão.A Rússia ainda era um país muito atrasado para o padrão da Europa Ocidental,a parte rica do continente,vivendo majoritariamente da agricultura.Embora fosse um gigante geográfico era considerado um Gigante de Pés de Barro,pois era incapaz de se sustentar.
A guerra só serviu para acirrar ainda mais a insatisfação dos pobres russos com o imperador que abusava cada vez mais de seu prestígio e tradição.A corrupção do governo e o luxo que a família imperial ostentava em contraste com a terrível fome e as péssimas condições dos soldados no campo de batalha foram a gota d´água para a população sofrida.

Em fevereiro de 1917 o imperador Nicolau II,conhecido na Rússia como czar,renunciou ao trono quando protestos violentos contra os abusos de seu governo vieram à tona na então capital do país na época que se localizava em Petrogrado,atual São Petersburgo.Muitas mortes entre os manifestantes que exigiam reformas no modo de governo serviram para prejudicar a imagem já desgastada do imperador que tentou colocar seu irmão para sucedê-lo no trono.Com a recusa de seu irmão um Governo Provisório,mobilizado às pressas assumiu o poder do país enquanto o imperador e sua família eram então exilados.



A Guerra Mundial só havia mostrado o quanto o povo russo das camadas mais pobres tinha sofrido e se manter nela era uma situação insustentável. Não havia mais recursos para equipar e alimentar milhões de soldados numa guerra que não tinha mais sentido.Ainda assim o Governo Provisório emitiu um comunicado aos seus aliados afirmando seu compromisso em continuar lutando o que levou às deserções em massa no exército e adesão aos revolucionários da ala bolchevique do partido socialista revolucionário.

O Governo Provisório se mostrou ineficaz a um ponto em que já não podia se manter no poder.Suas medidas conservadoras e anti-populares reforçaram a ala mais radical do Partido Socialista que tinha mais empatia e proximidade com a causa dos mais pobres do país,o que explica o sucesso da liderança bolchevique de Vladimir Lênin que voltou do exílio para assumir a revolução.



Paz,Terra e Pão
Esse foi o lema adotado por Lênin ao voltar do exílio para a Rússia,seu discurso estava muito mais alinhado com os interesses dos camponeses,operários e soldados rasos do que o Governo Provisório ainda apegado às antigas tradições monárquicas e a ala conservadora do partido revolucionário conhecidos como mencheviques.O abandono da guerra para aderir à revolução em busca de comida e de terras para trabalhar animou a população faminta.

O Governo provisório enfraquecido é enfim destituído em outubro(no calendário da revolução e novembro no calendário gregoriano) quando os revolucionários tomam áreas estratégicas da administração como agências de correios e telégrafos e prédios públicos.A família imperial russa,símbolo do atraso econômico e social e de sua dinastia antiquada rodeada de luxo sem fim foi executada antes que pudesse ser resgatada,um medo dos revolucionários.Era o fim de uma Rússia e início de outra a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas cujo ideal se espalharia por diversas partes do mundo inclusive no Ocidente.



LEIA TAMBÉM

Do império romano à invasão do Iraque,a explosão das fake news

A Polêmica ciência da Guerra Fria

As causas e consequências da Grande Depressão de 1929