domingo, 22 de março de 2020

A Era espacial como você nunca viu!

A conquista do espaço sideral foi um marco simbólico para as nações envolvidas no projeto principalmente os Estados Unidos e a ex-URSS que gastaram bilhões para lançar foguetes e seres humanos para superar os limites do céu rumo às estrelas.Porém para se alcançar o sucesso eles fizeram uso de artifícios que despertavam a desconfiança das pessoas.Hoje vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.



Alcançar os céus sempre um foi sonho do homem,lendas e entidades religiosas ligados aos astros sempre conviveram com os povos da antiguidade e os fenômenos astronômicos também eram projetos de curiosidade e espanto.Eclipses eram um mau presságio na Europa medieval enquanto os cometas eram sinal dos deuses na cultura asteca,presente na América Central.Mas estudos sérios da astronomia e principalmente as tentativas de conhecer mais de perto os astros com envio de máquinas teleguiadas a eles são projetos bem recentes remetendo ao século XX.

Depois da Segunda Guerra,as 2 superpotências vencedoras EUA e URSS entraram num período conhecido historicamente como Guerra Fria,uma polarização ideológica entre o capitalismo americano e o comunismo soviético.Aproveitando-se ambos de projetos de foguetes e da tecnologia nuclear em fase de aprimoramento os 2 países iniciaram a corrida para a conquista do espaço sideral.

Uso de animais
Embora o uso de animais em experiências científicas seja sempre assunto de polêmica entre defensores dos direitos de animais,estes continuam sendo as principais cobaias para testes em laboratório e experimentos pioneiros.Tanto americanos quanto soviéticos utilizaram 'mão-de-obra' animal.
O caso mais famoso e emblemático é o da cadela Laika,cuidada especificamente para a missão espacial a bordo do satélite artificial sputinik lançado em outubro de 1957 na União Soviética.
Poucas horas após o lançamento do sputinik Laika morreria de calor devido a uma falha mecânica e durante seu regresso à Terra teve seu corpo desintegrado pela explosão do satélite,embora tenha sido uma das pioneiras na viagem espacial seu sucesso custou sua vida.
Outros animais também continuaram sendo usados em viagens e testes espaciais como chimpanzés pelo programa espacial americano.



Uso de tecnologia nazista
O fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 trouxe à tona o horror dos crimes praticados pelos países do Eixo,principalmente a Alemanha nazista e os seus experimentos cruéis com seres humanos empreendidos pelas mentes mais brilhantes do país.Especialistas em engenharia desenvolveram armas e foguetes em fases experimentais que surpreenderam os aliados pelo seu poder de destruição.

O foguete nazista V-2


Um deles foi a bomba voadora conhecida como V-2 cujo projeto de propulsão foi desenvolvido pelo cientista Werner Von Braun que se tornaria o engenheiro-chefe de projetos do programa espacial americano responsável de levar o homem na Lua.O famoso e gigantesco foguete Saturno V que levou a missão Apollo 11 junto com sua tripulação em julho de 1969 à Lua foi desenvolvido por ele.Em importante obra do gênero o historiador John Cornwell escreveu Os Cientistas de Hitler onde expõe a corrupção de cientistas alemães que colaboraram com a máquina de guerra nazista em questões militares e químicas como nos produtos utilizados para eliminar milhões de pessoas em câmaras de gás durante a guerra e os planos dos Aliados em absorver essa mão de obra para ajudar na Guerra Fria que estava por vir.

Uma postagem sobre os absurdos da ciência cometidos durante a Guerra Fria está disponível no blog clique aqui e leia agora.


Guerra Nuclear
EUA e União Soviética desenvolveram armas nucleares cada vez mais potentes e até a década de 1950 já haviam centenas de bombas nucleares de ambos os lados.Uma maneira de testar o lançamento de mísseis balísticos,capazes de viajar dezenas de milhares de quilômetros para alcançar o território inimigo,foi justamente através dos foguetes e satélites enviados ao espaço.

A tecnologia de lançamento de mísseis se desenvolveu muito durante a Guerra Fria e o risco iminente de ataque gerou uma corrida armamentista,ou seja,aquele que se armaria mais ganharia a guerra quando esta começasse, logo fabricar armas que pudessem atingir território americano ou soviético lançadas de suas bases nacionais se tornou uma filosofia de vida propagada por líderes e políticos.

Assim produzir foguetes e tecnologia sofisticada para enviar máquinas e seres vivos para o espaço sideral se tornou um teste de lançamento de armas nucleares num contexto global de paranóia e desconfiança mútua entre superpotências.





Conheça a bomba Tsar,maior artefato nuclear da história criado pela URSS,leia o post do blog clicando aqui.


Embora a corrida espacial tenha aberto as portas para a conquista do espaço e o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam até hoje a humanidade sobretudo em relação às telecomunicações,aviação e engenharia as potências não hesitaram em fazer uso de artimanhas que poderiam trazer uma guerra de proporções inimagináveis ao planeta com o objetivo de vencer um ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário