domingo, 23 de junho de 2019

Você sabe o que aconteceu no caso de Amityville?Conheça mais sobre este estranho e assustador caso sobrenatural

O caso de Amitville se tornou um famoso caso moderno de casa mal-assombrada que ganhou versões literárias,cinematográficas e etc após os incidentes que supostamente aconteceram numa mansão localizada num endereço de alto luxo de Nova Iorque recentemente comprada por uma família.
Eles haviam acabado de se mudar para este novo endereço procurando sossego e paz para criar seus filhos pequenos ignorando, aparentemente, o horrendo crime que acontecera ali um ano antes pois disseram não serem supersticiosos.

Um crime chocante
Tudo aconteceu em 1975 quando a família Lutz havia se empolgado em comprar uma nova casa,muito grande e espaçosa para criar seus filhos e com um excelente abrigo de barcos a que George Lutz,o patriarca da família, possuía.A casa assim tinha todos os atrativos que a família procurava nos confins dos subúrbios americanos,tinha 6 quartos,piscina aquecida,uma grande sala.Porém um ano antes da compra da casa um terrível e brutal crime chocou os EUA.

Um jovem rapaz de 23 anos chamado Ronald DeFeo munido de uma arma,atacou e assassinou toda sua família a tiros durante à noite num surto psicótico.De acordo com relatos posteriores,DeFeo tinha esquizofrenia e ouvia vozes induzindo-o a matar seus parentes.O chocante crime abalou a pequena comunidade de Amityville conhecida por ser pacata e familiar.O seu advogado em vão tentou inocentá-lo do crime alegando que este era louco e deveria ser enviado a um hospício para ser tratado e não à prisão onde ainda cumpre 6 penas de prisão perpétua,uma para cada parente assassinado.

Matéria sobre o crime e as vítimas

Ronald DeFeo,o assassino.


Embora o crime tenha sido impressionante,a família Lutz não fez caso da situação já que o preço do imóvel estava bem abaixo do valor de mercado justamente pela dificuldade da venda após o crime cujos corretores da casa pensavam duas vezes antes de falar sobre a história a seus futuros compradores.

A mansão

Os fatos que começaram a se suceder logo após a chegada da família à casa passaram a impressionar jornalistas que cuidaram do caso,testemunhas e principalmente os moradores que não conseguiam entender os estranhos fenômenos que lá aconteciam.28 dias depois da posse da casa,a família fugiu desesperada abandonando todos os seus pertences e carregando somente uma muda de roupas e embora nenhum estudo técnico sobre a realidade dos fenômenos vistos pelos moradores tenha sido realizado a historia permanece.

Os Lutz enquanto estavam na casa tentaram o quanto podiam esconder as situações misteriosas que aconteciam dia após dia,contudo...

A família Lutz na época

Mas o que aconteceu?
1-Logo quando a família chegou à nova casa eles indicaram um padre para benzê-la e assim atrair bons 'fluídos' à residência,contudo o sacerdote teria ouvido uma misteriosa voz dizer-lhe ''Saia!'' deixando logo o local e passando mal após o episódio em sua casa.

2-A filha de 5 anos do casal com poucos dias de convivência no novo imóvel passou a demonstrar um comportamento estranho ao relatar para sua mãe que tinha um novo amigo imaginário somente visto por ela que aparecia em seu quarto.

3-Kathleen Lutz,a mãe,enquanto estava em casa durante as jornadas de trabalho de seu marido,também contou que durante as vezes que esteve na cozinha sentiu uma presença que podia tocar-lhe o corpo como outra pessoa,embora quando verificasse nada nem ninguém haviam no local.

4-Os Lutz também confirmaram que a casa estava casa vez mais fria e infestada de insetos incomuns para a época do ano.Uma das tias da família ao visitá-los se recusou a permanecer na casa pois sentia mal-estar e a sensação de uma entidade maligna na casa.

5-George Lutz também contou que ouvia sons misteriosos à noite vindos do seu abrigo de barcos e disse que ao investigar a origem dos sons nunca encontrou nada, somente portas destrancadas ou derrubadas sem sinal de arrombamento ou invasão.

6-Um padre foi convocado novamente para benzer a casa quando os fenômenos inexplicáveis tornaram-se mais medonhos e preocupantes.Segundo o próprio clérigo um mal odor foi sentido por toda a casa seguido de uma espécie de gosma que escorria pela parede enquanto recitava palavras sagradas.Ele teria sido expulso da casa pela suposta entidade.

7-No auge das aparições e manifestações na casa,durante o sono,Kathleen teria levitado fora de sua cama suspensa por uma força invisível que a lançou sobre o armário do quarto,seu marido viu toda a cena horrorizado.

8-Até o dia em que abandonaram a casa,os Lutz continuaram a ver e sentir uma força invisível que atormentava-os sem descanso e cujo poder aumentava a cada dia.Portas que abriam e fechavam sozinhas,sons misteriosos,um frio intenso mesmo com a lareira acesa e outros.

Os Lutz tinham uma renda muito confortável justamente pelo fato da família do pai ser rica e proprietária de uma empresa de mapeamento há 3 gerações.George tinha sido atraído pela ideia de morar perto da água e viver numa casa espaçosa com sua família,mas ele não poderia imaginar o tormento que passaria.Todos os detalhes do caso foram divulgados nos anos 1970 quando aconteceu os incidentes pois os Lutz escolheram pelo anonimato atém hoje,já que achavam estar sendo desmentidos e exagerados pela mídia com o que diziam.Outra parte do que se conhece do caso vêm através da polícia local,os padres que testemunharam estes fenômenos e a investigação de jornalistas que se interessam pelo caso.

Passados muitos anos depois deste caso a suposta entidade do mal que vive na casa não mais se manifestou com os moradores que vieram depois dos Lutz e nenhum outro incidente de natureza sobrenatural que tanto abalou e perseguiu a família durante sua curta estada no endereço dos sonhos,aconteceu novamente.Isto pôs fim a especulação das assombrações na casa mas serviu de argumento para uma série de filmes que até hoje ainda animam plateias sedentas por terror e suspense.


terça-feira, 18 de junho de 2019

Explicando o bitcoin,a moeda virtual.Como funciona?Entenda mais.

Hoje vamos falar sobre um assunto muito comentado e que desperta a curiosidade das pessoas:o bitcoin,a criptomoeda que está atraindo a atenção de pessoas e demais investidores no mundo e muitas delas nem sabem do que se trata.Termos como criptomoeda tem se tornado comuns mas você,sabe o que é?



O 'berço' do bitcoin
Tudo começou com a crise financeira de 2008-2009,período conhecido como recessão econômica,um fenômeno de menor impacto que a depressão financeira.Na época 2 bancos foram responsabilizados pela baixa na bolsa de valores de Nova Iorque nos EUA uma das mais importantes e influentes do mundo que desvalorizou muitas empresas e ações ali investidas.

Diante de um cenário econômico tão caótico,alguém teve a brilhante ideia de desenvolver uma moeda forte que trabalhasse em favor de seu dono e não dependesse de um banco ou governo para existir como aquelas que estavam nas bolsas de valores.
Era uma invenção que despertava muitas desconfianças pois ninguém estava preparado para os seus resultados,se é que eles seriam úteis a longo prazo para seu investidor.
Como então colocar para frente uma ideia tão inovadora quanto a de uma moeda que só existe no mundo digital e não em um meio físico,como as notas e moedas, como estamos acostumados há muitos milênios?

Aproveite também para descobrir como a internet nasceu lendo o artigo publicado aqui.

bitcoin surgiu como alternativa para salvar os investimentos de alguns empreendedores que estavam com medo de perdê-los em seu mercado de ações que estava desvalorizado com a recessão econômica americana.
Isso não era fácil pois era 'atirar no escuro' ou seja um investimento que não poderia dar em nada no futuro e ser somente um fenômeno de passagem que esvaneceria com o fim da crise e retomada na economia mundial.No entanto para todas as desconfianças e com o aumento do uso da internet e transações bancárias cada vez mais correntes pelo internet banking (o sistema bancário digital que o cliente de uma agência possui)a novidade se alastrou e aos poucos foi conquistando a confiança de cada vez mais investidores mundo agora embora no início tenha sido usada na clandestinidade.



O bitcoin funciona exatamente como uma moeda física mas que existe somente no mundo digital,embora pareça uma afirmação contraditória e estranha ela já é uma realidade há cerca de 10 anos desde a crise econômica de 2008.

1-O bitcoin é descentralizado,ou seja,não depende de nenhum banco,empresa ou governo para existir.Não é emitida por nenhum banco central como o real por exemplo.Ela funciona numa rede ponto-a-ponto.Isso significa que quando uma transação é realizada usando o bitcoin,esse dado é repassado para outros nós (computadores)que fazem parte da rede conhecida como blockchain.

2-Ela foi criada em 2008 por um usuário anônimo identificado apenas por um pseudônimo de origem japonesa chamado Satoshi Nakamoto,embora hoje se considere que pode ter sido mais de uma pessoa a responsável pela programação inicial do bitcoin em um fórum na internet com várias pessoas ao longo dos anos se apresentando como o real programador do bitcoin.

3-O bitcoin faz parte de uma rede aberta e descentralizada de computadores chamada de blockchain,não existe um servidor ou computador central que armazena seus dados como nas grandes corporações como Google,Yahoo ou Microsoft.Isso significa na prática que qualquer pessoa em qualquer lugar pode fazer qualquer operação financeira usando o bitcoin sem depender de um banco para isso e assim evitar tarifas cobradas por estes e a inflação comum nas moedas convencionais embora hoje,com a sua popularização e aplicação nas bolsas,ela já comece a sofrer as flutuações do câmbio mantendo-se ainda assim muito valorizada como a grama do ouro.

4-O bitcoin é uma criptomoeda ou seja,além de não existir em um meio físico como as cédulas por exemplo ela opera suas transações em computadores interligados numa rede ponto-a-ponto onde essas são registradas no sistema que não é unificado num servidor central.Essas informações são criptografadas,em um código, do início ao fim da transmissão,por isso são muito seguras.Existem outras criptomoedas além do bitcoin.Embora ele tenha sido o primeiro a ser registrado como tal houve outras propostas de moeda eletrônica que não vingaram e que eram anteriores a ele.

5-O sistema de blockchain funciona enviando um bloco,que no caso é do dado da transação usando o bitcoin,que é transmitido para os demais computadores da rede ponto-a-ponto que validam a transação e adicionam o bloco na rede concluindo-a.Por isso mesmo blockchain significa em inglês corrente de blocos.

6-Com a popularização deste inovador sistema financeiro através da circulação da moeda digital,muitas pessoas veem-na como um atrativo para enriquecer e circular o dinheiro.Uma maneira ainda comum de conseguir os bitcoins é mediante a mineração,o exchange(sites especializados) e a compra de pessoa para pessoa.

7-Minerar bitcoins no início da moda desta novidade era mais simples do que hoje passados mais de 10 anos da recessão econômica.O processo consiste em 'minerar' que no caso trata-se de procurar na rede as hash,códigos de blocos que combinem com um bloco anterior.Na prática é procurar rastros deixados por uma transação que na rede tem o nome de bloco e assim ser recompensado ganhando os preciosos bitcoins.Isso também ajuda a aprimorar a blockchain.Se você pensa que seu computador pessoal ou celular é capaz de minerar bitcoins está enganado,pois o processamento dos dados precisa ser extremamente acelerado exigindo uma máquina especial cuja função é exclusivamente minerá-los.

Mineração de bitcoins

Assim,o bitcoin se tornou uma moeda popular e muito valorizada no mercado mundial continuando a ajudar economias cuja moeda esteja se desvalorizando.Outras pessoas veem o investimento em minerar ou comprar bitcoins como um próspero negócio.E você:gostaria de ter seu salário pago em bitcoins?

terça-feira, 11 de junho de 2019

Você sabe quem foram os famosos hippies?Conheça mais sobre este incrível movimento!

Tudo começou na década de 1960,as pessoas estavam entediadas com as próprias vidas e nervosas com a politica da época baseada na polarização do mundo da Guerra Fria entre EUA e a ex-União Soviética.Por um lado havia a defesa acima de tudo do capitalismo e do sistema de mercado com a oferta e a procura e do outro,respectivamente,havia o comunismo baseado na distribuição igualitária da riqueza e da planificação econômica.Havia reclamação de ambos os lados que acusavam o outro de crimes,corrupção e ditadura.O contexto era caótico na ideologia política,na vida social e cultural.Tudo convergindo para um estado de espírito que explodiria em revolução,mas que revolução seria essa?

Sexo,drogas e rock'n roll..
As pessoas naquele início dos anos 1960 passavam por uma fase rebelde contra o sistema político vigente,muitos elementos fomentaram o aparecimento do movimento hippie,como uma manifestação cultural que era contra a cultura socialmente estabelecida naquele momento.Parece absurdo mas a palavra contracultura vêm justamente dessa época,pois o objetivo dos jovens era ser contra as normas impostas pelo sistema burguês capitalista ocidental além de protestar contra as ditaduras,guerras,injustiças de modo geral.
O auge do movimento foi nos EUA,onde a juventude desencantada com a Guerra do Vietnã,o preconceito racial e a política externa agressiva iniciam um ciclo de protestos e manifestos para enfrentar esse status quo das 'coisas'.



A palavra hippie tem origem entre os afro-americanos,geralmente marginalizados na sociedade americana com as leis Jim Crow oriundas de meados do século XIX há quase 100 anos em vigor na época.Os próprios afro-americanos teriam importante papel no movimento hippie por serem uma parcela social que sofria com o racismo e ao mesmo tempo eram enviados à guerra para serem mortos em confrontos no Vietnã,o que desagradava-os.Ícones pops da época como o lutador Muhammad Ali se tornaram vozes importantes desse setor social durante a era hippie embora não fosse ligado diretamente ao movimento.
Outra parcela social fundamental no movimento hippie foram os universitários, que eram enviados ao Vietnã para matarem e morrerem em prol da política presidencial americana da época que via o avanço soviético no Sudeste asiático como ameaçador aos interesses americanos na região como demonstrado em entrevista do então secretário de defesa da época Roert McNamara.


Os universitários,jovens da classe média alta americana que geralmente não trabalhavam, passaram a exercer uma pressão cada vez maior sobre autoridades políticas até mesmo fazendo protestos em frente à Casabranca,a sede do governo.Grupos deles eram vistos gritando palavras de ordem contra o presidente ou citando o nome de colegas mortos durante a guerra.O movimento só ganhava força.Em Paris,no mês de maio de 1968 concomitante aos movimentos americanos,jovens universitários franceses apoiavam os trabalhadores na briga por seus direitos até mesmo nas greves e contra a política ocidental capitalista voltada ao lucro e desmerecimentos dos mais pobres.O movimento de maio de 1968 se tornou um importante ato político-social da época.

As drogas foram muito exploradas durante a era hippie justamente por representarem os setores marginais da sociedade aos quais eram associados,por exemplo os mexicanos nos EUA que consumiam a maconha.No entanto elas se tornaram influentes entre os jovens que queriam assim se rebelar contra os pais,o trabalho,o casamento,as tradições e a política.Drogas como o LSD eram frequentemente e até abertamente usadas por essas pessoas em eventos públicos diante das câmeras de TV,um escândalo absurdo para a época que ainda vivia presa aos velhos costumes.O carnaval brasileiro da época também se tornou conhecido pelo consumo de drogas durante os bailes sobretudo o 'lança-perfume'.

Hippies consumindo drogas abertamente

Um artigo completo no blog sobre o consumo das drogas pode ser lido clicando aqui.

O sexo também foi redescoberto,e passou a ser praticado de forma mais aberta e tolerante aceitando-se a poligamia,a troca de parceiros durante o ato sexual e demais comportamentos que driblavam a sociedade conservadora.

Sociedade conservadora nunca mais!

1-O movimento hippie se notabilizou pela contracultura que como nome sugere era contra a cultura conservadora em vigor na época dos protestos que embora tenha começado nos EUA se espalharam rapidamente,inclusive no 3º mundo.

2-A cultura marginal,parte da contracultura,foi representativa pois muitos artistas famosos usavam personagens reais do submundo do crime para enfrentar ditaduras como no Brasil.Eles eram usados como forma de protesto contra a opressão que esses regimes impunham à sociedade e às pessoas de modo geral.Marginais brasileiros como Cara-de-Cavalo chegaram a ganhar painéis artísticos de Hélio Oiticica,assim como cantor Jorge Ben cantando músicas que faziam referência à violência,hoje,passado o período,evitadas em shows.

3-Os universitários americanos tiveram importância crucial no movimento,durante a Guerra do Vietnã eram recrutados à força pelo regime de alistamento obrigatório imposto pelo governo,suas famílias influentes e os duros protestos realizados contra a Guerra fizeram uma emenda constitucional impor o alistamento voluntário.

4-Os afro-americanos enfrentaram a cultura do racismo de 2 formas:uma através da não-violência propagada pelo pastor batista Martin Luther King e da violência como legítima defesa propagada pelo partido politico dos Panteras Negras,que entre outras reivindicações lutavam contra a imposição de jovens afro-americanos de lutarem no Vietnã.

Huey Newton fundador dos Panteras Negras,partido radical

5-A música teve influência e participação no processo sendo uma parte dele.O rock'n roll,um ritmo de origem negra,tomou o mundo de assalto e transformou-se no hino da juventude insatisfeita com a sociedade racista,machista e conservadora.Os festivais de rock,célebres  pelo consumo aberto de drogas e do sexo imortalizaram o movimento como um projeto pacífico,romântico e altruísta.

6-Os hippies também foram os responsáveis,mesmo que indiretos,do empoderamento de classes consideradas subalternas e marginalizadas como os negros,as mulheres,os homossexuais,deficientes,pobres e demais segmentos que sofriam com o preconceito.Os movimentos feministas e as palavras que reconheciam a humanidade dessas classes se formaram por exemplo nesta época trocando a palavra pejorativa aleijada por deficiente ou negro por afro-descendente.

O sexo livre e a nudez eram comuns entre os hippies

Os hippies eram pessoas românticas que acreditavam no sexo livre,na paz mundial e na vida em comunidade e exerciam isso do modo que conseguiam propagando suas ideias e hábitos na música,arte,intelectualidade e demais aspectos da vida,desse jeito pretendiam buscar a felicidade mesmo que significasse enfrentar a família e os 'bons costumes'.

LEIA TAMBÉM



domingo, 9 de junho de 2019

A Popularidade do gênero de Terror na cultura-Sua história e Repercussão na sociedade

Hoje o blog vai abordar um tema que encanta e enche de medo ao mesmo tempo pessoas de todo o mundo e de todas as idades:o terror,como um gênero da literatura,cinema,música,publicidade e etc.



O tema é bastante vasto e o terror é um assunto recorrente na história humana,relatos de guerras,epidemias e crimes infestavam documentos vindos da antiguidade com os detalhes das barbaridades cometidos pelos exércitos vencedores,isso era um sinal de força e poder sobre os inimigos.Os detalhes sangrentos eram ressaltados com esse propósito e assim inculcavam medo nas pessoas.Embora o relato dessas atrocidades não fosse feito com o objetivo de entretenimento como conhecemos hoje,eles se constituem como relatos históricos e cruéis de barbaridades cometidas de pessoas contra outras pessoas.

Um sangrento sacrifício humano, na cultura asteca era comum sacrificar prisioneiros de guerra

Mas o terror além de documentos históricos se tornou uma febre entre as pessoas que gostam de sentir a sensação do medo e do pânico que as características do gênero transportam para suas vidas.A antecipação da experiência que as personagens em filmes,desenhos e livros que enfrentarão monstros,zumbis,assassinos e feras selvagens por exemplo atrai a atenção de jovens e adultos que se tornam consumidores fanáticos deste tipo de material.
O gênero desde sua popularização a partir do século XIX tem assustado e atraído plateias de todas as idades e transformado este segmento num importante veículo de ideias,sensações e tendências por muitas décadas se consolidando como uma indústria.

A filosofia do medo
Embora muitas pessoas tenham plena aversão às cenas de crimes cruéis,doenças mortais,claustrofobia e a violência gratuita que estas obras evocam,essas se mantêm firmes na indústria do entretenimento.Mas por que as pessoas insistem em gostar de sentir medo?

O terror como gênero evoca as sensações de medo,nojo,pânico e demais sentimentos negativos nas emoções humanas,o próprio gênero em muitos casos é desvinculado do gênero do horror que aparentemente tem diferenças em sua estrutura.
O terror evocaria a antecipação que as experiência ruins e negativas trazem enquanto o horror seria a experiência e emoções que seguiriam-nas.Outro ponto nesta abordagem é a questão do sobrenatural que seria uma parte do horror que traz a fantasia e o absurdo para as pessoas.Edgar Alan Poe por exemplo é considerado um mestre do terror embora em vários contos evoque o sobrenatural ou sua insinuação na trama com seus personagens que se encaixariam no horror.
O gênero assim tem  uma filosofia criativa que mexe com as emoções das pessoas associando-as ao mistério,ao maléfico,ao estranho e ao mal de modo geral onde as pessoas acabam por se deixar envolver para obter a sensação de perigo que numa situação real não gostariam de enfrentar.

Medo e ciência

Charles Darwin,o descobridor da seleção natural,escreveu um livro chamado A Expressão das Emoções no Homem e Animais onde comenta sobre as origens biológicas do comportamento humano inclusive os relacionados ao medo,nojo e demais sentimentos que o gênero aborda num grande estudo científico organizando fotografias de expressões destas emoções.
O medo portanto além de fazer parte da emotividade dos seres humanos biologicamente é também explorado de modo a se obter diversão com seus temas como zumbis,múmias,vampiros,fantasmas,animais selvagens,assassinos e etc.

Uma postagem sobre fantasmas já foi publicada neste blog clique aqui para conhecê-la.

Livros,músicas e vampiros
O nascimento do terror como gênero específico da criação humana voltada ao entretenimento tem suas origens em 1764 num livro considerado por muitos estudiosos e historiadores como fundador do gênero gótico,como é conhecido o gênero do terror,que é o Castelo de Otranto do escritor inglês Horace Walpole.Este romance pioneiro já abordava características que hoje são comuns de serem exploradas em filmes como o sobrenatural,o mistério e a maldição.Ele também coloca elementos da paisagem que ajudaram a batizar o gênero gótico pois explorava os antigos e sombrios castelos medievais europeus com sua arquitetura típica em alguns casos gótica,por isso o nome,além de armaduras,príncipes,princesas e plebeus.Este tipo de cenário será muito explorado em livros do século XIX como nos vampiros Drácula de Bram Stoker e Carmila de Sheridan le Fanu ou Oscar Wilde ou nos romances policiais de Sherlock Holmes,criado por Sir Arthur Conan Doyle.

A princípio o gênero causou estranheza mas ele e os próprios escritores foram se apropriando de acontecimentos da época que faziam-no cair cada vez mais no gosto popular.Uma dessas histórias é o romance Frankenstein de Mary Shelley,escrito durante uma aposta.Hoje um clássico muito conhecido transformado em filmes,séries,revistas em quadrinhos e desenhos animados Frankenstein era um monstro formado por diferentes pedaços de cadáveres que adquire vida com uma descarga elétrica durante uma tempestade de raios.

1-A autora teve essa ideia durante as apresentações de 'animação' de corpos nas faculdades de medicina da época eletrificando cadáveres de prisioneiros executados para um público curioso por bizarrices e o macabro.Muitos desses corpos eletrificados abriam os olhos e mexiam os braços durante os choques que passava a impressão de reanimá-los,um grande sucesso na época muito bem aproveitado pela autora e criadora do monstro.

2-Edgar Alan Poe por sua formação jornalística era um homem letrado e sempre atualizado dos avanços científicos da época e usava os conceitos da frenologia e mesmerismo em suas obras 2 correntes de pensamento muito populares naqueles tempos que tratavam respectivamente da áreas do cérebro humano responsáveis por emoções específicas e da hipnose que até mesmo entraria no espiritismo de Allan Kardec,esta última uma ideia também aproveitada pelo escritor H.G.Wells na sua obra de ficção científica A Ilha do Doutor Moreau,Wells também é famoso pelo romance  A Guerra dos Mundos.

3-Este último autor foi um excelente exemplo do uso das descobertas científicas da época para fazer ficção científica de suspense com toques de terror.As experiências com animais(uma polêmica da época),a invasão da Terra por seres de Marte que consumiam o sangue dos seres humanos para se alimentar ou a criação de uma fórmula química da invisibilidade transformaram Wells num dos pais da ficção científica e do suspense.

Uma postagem sobre as curiosidades do planeta Marte já foi publicada acesse-a aqui.

4-O gosto pelo bizarro e até mesmo as descobertas científicas da época usadas para se conseguir dinheiro impressionando o público também passavam pelos circos itinerantes de aberrações da natureza,onde pessoas com graves deficiências ou doenças raras eram expostas para a curiosidade de pessoas que pagavam para vê-los e se assustar com isso.Muitos empresários do ramo enriqueceram com esses circos formando grandes fortunas em torno dessas pessoas.Abaixo um pequeno vídeo com algumas dessas aberrações.



Surge o cinema..
Com o surgimento do cinema no fin-de-siecle o gênero passou por uma transformação saindo da linguagem dos papéis e indo para as telas.O cinema começou a popularizar ainda mais o terror ja que somente uma pequena parcela da população do século XIX sabia ler,não haviam escolas para todas as classes.
O cinema embora no princípio tivesse seu caráter elitista ele foi se tornando cada vez mais popular e alcançando mais pessoas já que para assistir um filme não era necessariamente obrigado a ler.O cinema no início do século XX explorava as obras de literatura as quais o público já estava acostumado:Drácula,Frankestein,O Homem que Ri do escritor Vitor Hugo se tornaram sucessos.

Depois da Segunda Guerra vieram os temas científicos devido as decepções que ela havia causado durante o conflito,o gênero dos extraterrestres começam a surgir assim como as questões de mutações por radiação e testes de bombas atômicas comuns da Guerra Fria e que eram exploradas por diretores e criadores de heróis em quadrinhos como Stan Lee,criador de X-Men e Homem-Aranha.Logo após surge o gênero slasher com os comuns assassinos em série a partir do lançamento de O Massacre da Serra Elétrica em 1973.

Leatherface assassino de Massacre da Serra Elétrica

Terror na geração 2000

Na era contemporânea o terror é um gênero consolidado, conhecido e muito popular que ganhou espaço na vida das pessoas quando o assunto é diversão.Existem muitos eventos exclusivos de terror em parques de diversões mundo afora inclusive no Brasil para assustar jovens,crianças e adultos,os sites com histórias de terror conhecidas na rede como creepypastas também se espalham ajustando o gênero na era digital.Teorias da conspiração e lendas urbanas surgidas também na internet despertam a curiosidade como no caso de Slender Man,um sinistro personagem criado na internet como lenda em sites sensacionalistas.


Os filmes cada vez mais violentos mostram com clareza assombrosa mortes bizarras e sangrentas para o público como forma de atraí-los mesmo para faixas etárias não indicadas na classificação,geralmente burladas pelos próprios expectadores.

Stephen King mestre do terror moderno

Hoje autores como Stephen King que criou personagem famosos até no Brasil como Carrie e Cemitério Maldito e diretores como George Romero,criador dos filmes de apocalipse zumbi são influentes divulgadores da cultura do horror entre diversos outros que se espalharam pelo mundo com a internet e o cinema.
O terror caiu no gosto popular fazendo as pessoas sentirem prazer no medo e no susto criando uma cultura que gera dinheiro e entretenimento que sempre está se reciclando.

LEIA TAMBÉM



terça-feira, 4 de junho de 2019

O Caso Marielle Franco-Anderson Gomes

Marielle Franco e Anderson Gomes,ambos mortos no dia 14 de março de 2018 durante uma perseguição pelas ruas do centro do Rio de Janeiro.O duplo homicídio atraiu a atenção da mídia,órgãos públicos,polícia,autoridades internacionais,ONG's e a população de modo geral para a então vereadora que lutava pelos direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro.O crime ainda hoje se constitui um mistério aparentemente sem solução mesmo com a prisão dos supostos assassinos da jovem e seu motorista.As motivações e os mandante(s) ainda estão sendo investigadas.Mas outro ponto muito relevante no caso é:porque esse crime repercutiu tanto?Quem era Marielle,o alvo do ataque que vitimou seu motorista?



Marielle a ativista..
Essa pergunta levanta uma série de questões ligadas ao ativismo social da vereadora e suscitadas por diversos jornais e também autoridades políticas ligadas à jovem.Por que os assassinos escolheram-na?Este é um ponto crítico na investigação que ainda hoje mais de 1 ano após o crime se recusa em afirmar que de fato tudo não passou de uma execução,um crime premeditado aderindo também a outras hipóteses não esclarecidas.
O processo de investigação também é muito confuso e cheio de erros desde o inicio já que durante ela,muitas acusações de tentativas de obstrução tem sido relatadas contra policiais militares e políticos que visam atrapalhar a conclusão do caso e a identificação dos envolvidos no crime como a imprensa tem divulgado inúmeras vezes no decorrer de 2018 e 2019 em reportagens divulgadas pela TV Globo e Rede Record.

Mas Marielle também tem uma força simbólica muito grande no cenário cultural e social carioca por vários motivos e que explicaria em parte a repercussão que o crime causou.

1-Oriunda do complexo da Maré,uma problemática comunidade no subúrbio da cidade desde cedo ajudou nas finanças da família trabalhando como camelô indo na adolescência trabalhar na área de educação de onde nunca mais saiu mesmo com sua carreira política.A origem humilde será uma marca indelével na carreira política da jovem que se tornou conhecida como ativista dos direitos humanos sobretudo contra os abusos de autoridade de policiais militares dentro de comunidades carente no Rio de Janeiro contra moradores durante tiroteios e incursões.

Marielle durante discurso na câmara de vereadores

2-Marielle também era assumidamente bissexual,mãe de uma filha e vivia junto a sua companheira desde 2017 representando um importante papel no movimento de direitos dos homossexuais com vários projetos  na câmara neste sentido.Ela também era filiada ao Partido Socialismo e Liberdade conhecido como PSOL e foi eleita nas eleições de 2016 como a 5ª vereadora mais votada na cidade do Rio de Janeiro somando mais força as suas propostas ativistas já que agora contava com apoio popular.

3-Marielle se autodeclarava negra e era constantemente vista na presença de representantes do movimento negro atuando na promoção de iniciativas sociais que favorecessem pessoas marginalizadas.No dia do crime estava num local conhecido como Casa das Pretas num debate sobre ativismo feminismo.


E o crime,o que representou?
Marielle tinha uma importância simbólica muito grande e era reconhecida por isso nos meios sociais e políticos.Atuava na defesa dos marginalizados sociais além dos negros,homossexuais e em favor dos moradores de comunidades carentes que eram humilhados e mortos em operações policiais nos chamados autos de resistência,quando existe uma suposta reação ou ataque contra a policia gerando mortos ou feridos entre aqueles.Muitas delas investigadas como abusos cometidos pela polícia e denunciadas pela vereadora em sucessivas levas na câmara de vereadores,que se tornou uma vitrine para os seus discursos em favor de minorias.

As suas denúncias são umas das principais linhas de investigação seguidas pela polícia que também aborda a questão das milícias,grupos paramilitares que dominam a segurança particular,venda de TV a cabo ilegal,gás e também especulação imobiliária em comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro.
Aparentemente os defensores dessa linha de investigação afirmam que a vereadora atrapalhava os negócios desses grupos paramilitares que planejaram e executaram o crime.

Protesto em Brasília contra o crime

Na noite de 14 de março por volta das 21:30 da noite,um carro perseguiu e alvejou o veículo que conduzia Marielle e sua assessora.O motorista Anderson Gomes foi morto com 3 tiros na região das costas enquanto a vereadora foi morta com 4 tiros,sendo 3 somente na região da cabeça.Não há dúvida de que ela era o alvo do atentado,justamente pela posição do atirador ao realizar os disparos
e seu ativismo político que pode ter prejudicado certos grupos.

Após a divulgação de sua morte várias autoridades políticas e sociais lamentaram e comentaram o caso desde o STF até o presidente do Brasil na época,Michel Temer, fazendo declarações públicas sobre o ocorrido.Recentemente 2 suspeitos foram presos pela participação no crime,ambos policiais militares um reformado e um expulso da corporação.A investigação prossegue em sigilo de justiça.