quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O que foi a Gripe Espanhola?A maior pandemia que o mundo já viu.

Era 1918,final da Primeira guerra quando os soldados entrincheirados na Europa começam a cair doentes e morrerem,ninguém sabia ainda o que podia estar acontecendo,era só o início de um mal que faria mais vítimas que a própria guerra iniciada em 1914 já estava fazendo:a Gripe Espanhola.Dores no corpo,manchas pela pele e por fim a falta de ar que levava à morte,eram os sintomas recorrentes de quem adoecia da misteriosa gripe que tomou conta do mundo naquele ano.

Enfermaria improvisada com doentes da gripe

Os corpos não enterrados,as condições precárias de higiene nas trincheiras e o vai-e-vêm de soldados de todas as partes do mundo ajudaram a espalhar uma das doenças mais mortais que a humanidade já viu,se contarmos a quantidade de vítimas em relação ao pouco tempo em que ela esteve ativa,somente 1 ano.A medicina da época não estava preparada para a letalidade e propagação da gripe onde até mesmo os estudos sobre os vírus eram discretos e insuficientes.

A doença foi global e o nome gripe espanhola que foi creditado à Espanha onde supostamente teria acontecido os primeiros casos da doença já é uma versão desmentida pois foi nos EUA o registro inicial.No Brasil a doença teria chegado pelo porto de Recife enquanto no Rio de Janeiro,a capital federal do Brasil à época, morreram cerca de 12 mil pessoas,de acordo com algumas fontes sendo que uma delas foi o próprio presidente do Brasil na época,Rodrigues Alves.

Até mesmo em jogos esportivos o uso da máscara contra a gripe era usada

Ao redor do mundo a doença se espalhou como fogo na palha,fazendo centenas de milhares de vitimas indiscriminadamente,na Índia os corpos dos mortos eram depositados nas próprias ruas por falta de espaço transformando-a numa realização dos temores de um apocalipse na terra.

A gripe era mesmo espanhola?
De acordo com a historiografia atual se considera que os primeiros casos registrados da doença foram nos EUA em um acampamento militar ou ainda na Ásia.A confusão vêm do fato que a doença já estava em circulação antes do registro dos primeiros casos e divulgar o contágio de doenças graves que abatiam soldados de seus respectivos exércitos não era bem visto pelos países em guerra.

Considera-se o contexto da Primeira Guerra e a censura da imprensa nos países envolvidos no conflito que não admitiam,em sua grande parte,a veiculação de notícias ruins sobre si a demora pelo reconhecimento da propagação de uma epidemia global que contaminava milhões de pessoas em níveis jamais vistos na história. E conforme conta o médico e historiador Stephan Cunha a Espanha era um país neutro no conflito e noticiava o avanço da doença sem censuras descrevendo o dia-a-dia dos problemas advindos com ela de modo aberto causando a sensação de ser a origem do vírus sendo assim conhecida como gripe espanhola desde então.Contudo,a França foi a primeira nação européia a ser afetada pela gripe.


Quem foi o vírus mais letal que a humanidade já viu?
Foi o vírus H1N1 o responsável pela morte de 50 milhões de pessoas em 1918.Até aquela época pouco se conhecia a respeito da natureza dos vírus já que os estudos ainda eram incipientes naquele início de século XX e assim não se acreditava que eles poderiam ser os responsáveis pela gripe.Assim se pensou inicialmente que a gripe seria causada por uma bactéria com alto poder de contágio.

Leve-se em conta por exemplo que a maior parte de todas as doenças devastadoras conhecidas até aquela época eram veiculadas por bactérias mortais como a da sífilis e a tuberculose,a conhecida peste branca,que juntas mataram milhões de pessoas ao redor do mundo até a chegada dos antibióticos reduzindo drasticamente a incidência dessas moléstias.A gripe espanhola portanto era um fenômeno médico novo causado por um agente infeccioso misterioso.

Tanto foi assim que somente muitas décadas depois da pandemia que o vírus foi enfim identificado e 5 pessoas tiveram papel chave nesta descoberta científica,não por acaso.De acordo com a enciclopédia Globo 2000 cerca de 1 bilhão de pessoas teriam sido contaminadas pela gripe o que equivalia em valores da época a 50% da humanidade,fazendo da gripe espanhola uma das mais mortais e bem-sucedidas pandemias da história.

Um homem com pulverizador tenta controlar o contágio da gripe

A morte causada pela gripe

Embora não haja consenso, os historiadores estimam entre 20 e 50 milhões o número de vítimas fatais provocadas pelo terrível vírus ou seja 5 vezes mais vítimas que a guerra fez em 4 anos.Enquanto a gripe esteve ativa,o saldo de mortes foi sempre crescente produzindo pilhas de corpos que geravam outros problemas sanitários,devido a necessidade de sepultá-los.O mundo estava por um lado comemorando o fim de uma terrível guerra com o armistício de 1918 e por outro já lamentava a morte de entes queridos para uma doença desconhecida.

Cumpre ressaltar que o vírus permaneceu um mistério por muitas décadas mesmo depois da eclosão de outras epidemias perigosas como a gripe asiática em 1957 ou a gripe de Hong Kong em 1968 onde os estudos sobre a propagação de doenças e viroses estavam mais adiantados.Somente na década de 1990,mais de 70 anos depois é que uma dupla de cientistas foram atrás do causador da pandemia de modo a entender e estudá-lo como não havia sido feito em 1918.

Voluntários da Cruz Vermelha ajudando vítimas da gripe

Para a identificação do vírus foram necessárias 5 pessoas,cujos corpos que haviam preservado partes do vírus entre elas soldados e um esquimó conservado no gelo do hemisfério Norte.A partir de amostras dos pulmões desses corpos, um levantamento do vírus pode ser feito se chegando ao H1N1. Primeiro de uma série de um grupo de vírus que se distribuíram com alta taxa de mortalidade pelo globo daquela data em diante.

Embora tenham acontecido surtos de gripe com relativo número de mortes gerando pânico em épocas mais recentes como a gripe suína e aviária nenhuma delas foi tão devastadora quanto a gripe de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Por que não existem mais tantas ferrovias no Brasil?