sexta-feira, 22 de outubro de 2021

A Breve História do início da exploração de Marte e Vênus,os planetas mais próximos de Nós

As paisagens de outros planetas são exuberantes por si só,mostram um mistura de cores e formas algumas vezes dificilmente encontradas na Terra.Vênus por exemplo com seu céu amarelo e sua temperatura de mais ou menos 500 graus centígrados em sua superfície seria o suficiente pra derreter metais como o chumbo.Seu ar é irrespirável carregado de dióxido de carbono mergulhado num permanente efeito estufa tal como o terrestre.

Há muito o que aprender sobre a exploração de outros planetas e o que veremos com mais detalhes na postagem de hoje. Referências no próprio corpo do texto para consultas.


O início da aventura espacial
Sabe-se por exemplo com as averiguações de telescópios na terra e também de algumas sondas sobretudo a série soviética Venera que o planeta apresenta formações rochosas semelhantes a desertos com uma crosta de rochedos liquefeitos espalhada por sua superfície,liquefeitos devido às altas temperaturas capazes até mesmo de deformar pedras como foi registrado por uma das sondas soviéticas numa das poucas fotos da superfície de Vênus até hoje registrada.O programa espacial soviético se concentrou a princípio na exploração venusiana e lunar.


Foto da superfície de Vênus feita pela pioneira sonda soviética Venera

Terraformar Vênus?

Alguns discutem por exemplo uma forma de ''terraformar'' Vênus como foi debatida pelo astrônomo da NASA e divulgador de ciência Carl Sagan.

Terraformar :Seria a transformação de um planeta distante ou morto com condições extremas como as de Vênus acima para as condições ideais de vida como as que existem aqui na Terra com água potável,ar respirável,gravidade estabilizada e demais características.


No entanto em termos de ''terraformação'' o planeta com mais características semelhantes a Terra é Marte,que pode ser considerado por sua geologia e atmosfera como uma Terra pós-apocalipse,já que é um planeta aparentemente morto.

Tal como se sabe Marte tem o diâmetro um pouco menor  que a Terra e segundo cálculos teria havido água em estado líquido a cerca de 100 milhões de anos como sugere as fotos de sondas e as formações naturais no relevo marciano que indicariam um fluxo de rios,hoje essa mesma água estaria a metros abaixo da supercífie e o que alguns cientistas propõem é que num futuro essa água seja utilizada por humanos que explorariam e até mesmo habitariam Marte.A iniciativa privada assim como as agências espaciais governamentais como a NASA e a ROSCOMOS por exemplo tem se aliado no sentido de planejar missões com tripulação para visitar o planeta vermelho.


Marte fotografado pelo telescópio espacial Hubble

Conhecido desde a antiguidade como planeta vermelho recebeu o nome Marte em homenagem ao deus romano homônimo que para os gregos se chama Ares.Seu aspecto vermelho é devido ao óxido de ferro conhecido popularmente como ferrugem aquela que ''dá'' em metais quando expostos ao ar ou mesmo quando molhamos.Lá por exemplo é uma parte constante do deserto marciano e suas crateras resultam da erosão e do impacto de asteróides vindos de outras partes do universo tal como aconteceu na Lua com sua superfície esburacada.

O Mistério da vida em Marte

No final do século XIX um astrônomo chamado Percival Lowell apontou seu telescópio para Marte e vislumbrou-se com o que seria uma paisagem modificada por vida inteligente.De acordo com Lowell e suas observações,no planeta havia uma malha de canais que interligavam todo o planeta tal como o metrô de Londres,Nova Iorque ou São Paulo numa comparação simbólica.

Seria uma forma de vida alienígena vivendo em Marte e construindo cidades?Seria uma civilização avançada bem no planeta vermelho?Soube-se posteriormente com a ajuda de aparelhos telescópios mais avançados que os canais de Lowell se tratavam apenas de formações naturais do relevo do planeta aliado a erosão e ventos de centenas de quilômetros por hora.

Hoje alguns cientistas especulam que há ou houve água em Marte e que de acordo com alguns deles suportariam a existência de vida mesmo que em forma de seres microscópios como já concluiu em entrevista o astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser.A agência espacial americana NASA enviou com sucesso duas sondas chamadas de Viking 1 e 2 respectivamente pousando no planeta em 1976 lá os instrumentos óticos e laboratoriais agregados à máquina analisaram amostras do solo,do ar e temperatura além de registrar por fotos,inúmeras delas, a paisagem marciana proporcionando muita ciência.



O programa espacial soviético tal como o americano obteve muitos sucessos tendo como exemplo: o primeiro satélite artificial lançado sputinik(camarada em russo),o primeiro ser vivo a ir ao espaço-a cadela Laika(que morreu 4 horas depois do lançamento),o primeiro homem a ir ao espaço Yuri Gagarin a bordo da nave Vostok 1 e as missões Venera que exploraram o planeta Vênus.

Considera-se que o programa espacial soviético além de fazer frente aos EUA visavam testar a capacidade de lançamentos de seus foguetes de um continente ao outro em caso de uma guerra nuclear entre ambas superpotências.Reconhece-se a vanguarda da tecnologia soviética em projetar engenharia espacial apesar de terem sido pioneiros,seus colegas americanos alcançaram a glória de enviar pessoas à Lua a bordo da Apollo 11 naquele 20 de julho de 1969.

Considera-se que os constantes atrasos e falta de orçamento,desinteresse do Partido Comunista e até mesmo a morte do engenheiro-chefe do programa espacial soviético Sergei Korolev tenham atrasado a conquista russa da Lua alcançada pelos estadunidenses.

LEIA TAMBÉM


domingo, 17 de outubro de 2021

Do Titanic e navios de piratas até o ouro dos Faraós do Egito-Quem são os Caçadores de Tesouro?Conheça mais!

 Caçadores de tesouros foram imortalizados em obras literárias e cinema como aventureiros românticos que buscavam fortunas e mistérios de povos antigos.Embora hoje eles estejam 'fora de moda' foram no passado responsáveis por descobertas e tragédias com perdas irreparáveis à história e arte.Vamos descobrir um pouco mais sobres esses heróis românticos que tanto já inspiraram histórias de aventura e mistério.

Indiana Jones-O mais famoso caçador de tesouros


Caçadores de tesouros e piratas,quem eles são afinal?

Muitos caçadores de tesouro do passado eram piratas e foras-da-lei que costumavam vagar solitários em busca dessas fortunas.Essa profissão ,por assim dizer, teve sua maior repercussão durante a era da exploração do Egito Antigo no início do século XIX quando os exércitos de Napoleão ocuparam o país.



Muitos historiadores e artistas enviados pelo próprio Napoleão ao país começaram a se interessar pela antiga civilização egípcia e seus artefatos artísticos que se converteram em antiguidades muito valiosas na época e permanecendo inestimáveis até os dias atuais.Hoje inclusive o mercado negro de obras de arte incluindo as antiguidades são o 3º maior comércio ilegal do mundo perdendo apenas para armas e drogas.

O Egito foi logo invadido por pessoas que viam o enriquecimento rápido como atividade rentável justamente com o que acontecia com a chamada corrida do ouro e por colônias por migrantes europeus ao redor das Américas,África e Oceania,o mundo colonial europeu da época.Muitas dessas pessoas entravam ilegalmente no Egito a procura de tumbas,múmias e tesouros promovendo saques e destruição incluindo o uso de explosivos para abrir sarcófagos e túmulos.

A arqueologia como disciplina acadêmica,daquelas estudadas em universidades,ainda não existia na prática portanto o respeito por esse material histórico e artístico também era nulo por parte desses aventureiros.

O Nossa Senhora de Atocha

Um dos casos mais famosos e incríveis de achados arqueológicos e históricos valiosos rendendo uma fortuna para seu descobridor foi o caso do galeão espanhol recém-saído de Cuba,o Nossa Senhora de Atocha.Seu carregamento era impressionante com toneladas de ouro e prata além de uma carga de índigo,uma planta utilizada como corante azul e preciosa na indústria têxtil européia.



O mergulhador e navegador Mel Fischer conseguiu recuperar o galeão espanhol e seus milhões de dólares em ouro e prata talvez reforçando com isso o ideal aventureiro do caçador de tesouros mas por outro lado mostrando ser nada cultural em destruir ,mesmo que involuntariamente,o patrimônio histórico cultural mundial.

No entanto a prática indiscriminada de violar sítios arqueológicos apenas para extrair os tesouros ali depositados prejudica trabalhos de pesquisa mais sérios embora restem pequenos indícios de contribuição às ciências com essas descobertas.

O Tesouro brasileiro no litoral de Pernambuco

Atualmente a caça ao tesouro permanece ativa mas contando com tecnologia de ponta e geralmente dominada por empresas privadas que investem grandes somas de dinheiro para obter retorno com as buscas.Na genética com Graig Venter ou na tecnologia espacial com Elon Musk as empresas privadas assumem posições de vanguarda em pesquisas avançadas com a liberdade governamental assegurada.

Vasos/ânforas de navio fenício antigo


Uma empresa do ramo é a Odissey provavelmente a maior do mundo em investimento na pesquisa e recuperação de naufrágios antigos.Em seu currículo está a descoberta de um antigo navio mercante fenício do século V antes de Cristo contendo vasos cheios de grãos e que afundou durante uma grande tempestade.

Dentre as expectativas que estão sendo sondadas por esses caçadores modernos de tesouros 2 deles estão no Brasil.Um navio que afundou em plena Baía de Guanabara no Rio de Janeiro e o Santa Rosa que seria o naufrágio mais rico do mundo pois afundou com uma carga estimada em 1 bilhão de dólares.

Este navio afundou durante uma severa tempestade em 1726 constando nos arquivos da época que estava com 1/3(um terço) de todo ouro extraído do Brasil rumo à Portugal.De acordo com especialistas o Santa Rosa afundou numa profundidade de 7 km,o dobro do Titanic,e seus destroços se espalharam numa área de 20 Km² de terreno irregular no fundo do oceano.Por conta dessas características a busca pelo Santa Rosa é muito cara e demorada com seu paradeiro um mistério.

O Início da arqueologia?

Pode-se afirmar que os primeiros caçadores de tesouros abriram as portas da arqueologia como disciplina científica ao se aventurarem por países desconhecidos para o mundo europeu da época.Heirinch Schliemann teria descoberto as ruínas da cidade lendária de Tróia enquanto Austen Henry Layard teria redescoberto a antiga Mesopotâmia da Babilônia e Assíria estudando com mais habilidade e profissionalismo suas descobertas.

Todos esses embora não fossem historiadores e arqueólogos profissionais como conhecemos hoje constribuíram de alguma forma para o conhecimento científico e histórico.Tudo isso embora Schliemann por seu amadorismo destruiu uma boa parte da estratigrafia,camadas de terra com informações do passado, da cidade de Tróia que descobriu. 

Apesar disso foi nesses primeiros 'caçadores' que a arqueologia e ciência pôde enfim tomar uma base acadêmica e técnica,mesmo que tenha sido involuntário,pois em muitos casos não havia preparo técnico na remoção das descobertas ou na ação de preservá-los como acontecem nos museus.Mas havia sim uma busca irresponsável por antiguidades para posterior venda no mercado negro de obras de arte.

LEIA TAMBÉM

Os verdadeiros Piratas-O Terror dos Mares além do Romantismo

Os Bastidores da maior Descoberta da Arqueologia-A Rica Tumba do faraó Tutancâmon

● Entre a Morte e a Aventura: A luta para Conquistar os Pólos Norte e Sul- As regiões mais frias e Isoladas do Planeta

domingo, 3 de outubro de 2021

O Dia em que o Diabo teria andado sobre a Terra-A Fantástica história do Diabo de Devon:Verdade ou mito?

 Embora a história a seguir tenha muitos toques de superstição como poderemos constatar ela guarda elementos reais que por algum motivo devem ter sido exagerados.Tudo teria acontecido numa fria madrugada do inverno na cidade de Devon no interior da Inglaterra em 1855.O dia em que,supostamente, o próprio Diabo teria caminhado sobre a Terra. 

Ilustração da época mostrando o espanto das pessoas


As pegadas do Diabo 

Exatamente por haver poucas fontes de consulta para este incidente ele permanece cercado de mistérios.De acordo com essas poucas fontes disponíveis sobre o incidente em fevereiro de 1855 no interior da Inglaterra no condado de Devon pegadas foram avistadas com aparência de cascos.Eram cascos como de um quadrúpede tais como um burro ou cavalo mas com um detalhe que chamava a atenção:as pegadas haviam sido feitas por uma criatura bípede a julgar pela distância de uma da outra.

Isso mesmo uma criatura de duas pernas e com cascos teria caminhado uma longa distância à noite.Nenhum mal havia sido praticado por ela às pessoas ou animais deixando apenas os sinais de sua passagem.

O que intrigava ainda mais era que segundo as testemunhas as pegadas pulavam muros e caminhava sobre os telhados deixando lá suas marcas. Elas se estendiam por uma distância incrível de 100 a 160 km durante a noite.Um rio teria sido superado com as pegadas aparecendo na margem oposta dele.



Esses detalhes estranhos foram o suficiente para despertar na população horrorizada o espanto de que estariam sendo visitadas pelo Diabo em pessoa.Nenhum animal conhecido na época poderia deixar aquelas marcas na neve de acordo com a população apavorada.E não havia testemunhas oculares àquela hora pois devido a forte nevasca todos estavam recolhidos em suas casas buscando se confortar no rigoroso frio.Os religiosos locais trataram de abordar o assunto como uma obra maligna de Satanás e o mal estava espreitando-os.

A Investigação e Teorias

O reverendo da paróquia local Ellacombe reuniu algumas cartas que enviou para seus colegas de paróquias vizinhas relatando o que havia acontecido em 1855 época em que era vigário do local.Ellacombe teria desenhado as pegadas que vira no dia em questão e enviado os desenhos para o padre Musgrove.Na época alguns raros jornais relataram o fenômeno.

Desenhos originais da época feitos pelo padre Ellacombe mostrando como eram as pegadas


No entanto um caso semelhante já havia acontecido na Escócia em 1840 e documentado pelo jornal londrino The Times como resultado da caminhada de algum animal noturno.Indícios de que as marcas haviam sido feitas por um animal também foram levantadas em 1855.Até mesmo o biólogo Richard Owen,criador da nomenclatura dos dinossauros,comentou o ocorrido:

''Um estimado amigo zoólogo enviou para mim desenhos cuidadosamente detalhados das impressões deixadas na neve no dia 9 do mês passado no sul de Devon.Eram pegadas de um texugo!''

Sir Richard Owen- The Lancaster Gazette,17/03/1855

Os texugos podem sair de suas tocas no inverno para se alimentar ou fugindo do frio enquanto até mesmo uma infestação de ratos pode ter sido a responsável pelo fenômeno das pegadas do Diabo.As marcas deixadas por esses animais eram muito parecidas com aquelas encontradas na noite em questão.E como dito acima,mesmo numa noite fria,não seria incomum vê-los fugindo para procurar abrigo ou comida.

Balão-O estudioso George Household sugeriu que o evento teria sido causado por um balão que havia se desprendido de suas âncoras e lançado ao ar percorrendo a grande distância e deixando as marcas na neve.Por ser um artefato de origem militar tudo teria sido abafado para evitar escândalos e pagamentos de indenizações sobre os danos causados.Interessante atentar para o fato de que somente na teoria do balão é afirmado ter acontecido danos à propriedades de pessoas.

Canguru-Embora esdrúxula essa hipótese foi lançada na época para explicar o fenômeno pelos padres locais.Um canguru teria fugido de um zoológico particular e andado durante a noite.Na verdade essa teoria foi logo desmentida pois o seu autor revelou que se tratava de uma estratégia de desviar a atenção das pessoas de que o evento era sobrenatural.

Como podemos conferir acima,autoridades tiveram a oportunidade de investigar e analisar o caso.As pessoas em Devon e redondezas caíram perplexas e muito assustadas com aquele estranho fenômeno.Uma onda de superstição tomou conta da cidade fazendo-as acreditar que era obra de Satanás.

As marcas realmente subiam as paredes e telhados cobertos de neve?Se subiam por que não admitir que se tratava de pegadas feitas por animais que seria um fenômeno comum e natural?Em 2009 no mesmo condado de Devon novas marcas de cascos foram encontradas na neve semelhantes àquelas deixadas em 1855.Autoridades locais trataram o assunto como uma brincadeira de mal gosto embora algumas pessoas ressuscitaram a lenda de 1855.As pegadas do Diabo na verdade são um grande mal-entendido que se tornou uma lenda com o passar dos anos.

Pegadas de Belzebu como na antiga lenda diz o jornal de 2009

LEIA TAMBÉM