domingo, 26 de setembro de 2021

Os Bastidores da maior descoberta da Arqueologia-A Rica Tumba do Faraó Tutancâmon

 Era o dia 5 de novembro de 1922 num local conhecido como Vale dos Reis no Egito.Uma das maiores descobertas da história estava acontecendo.Um artista desempregado e arqueólogo está para descobrir um tesouro de mais de 3000 mil anos de idade.





Seu mecenas que estava pagando as despesas,era um tal Lord Carnavon,um rico aristocrata inglês que recebeu seu telegrama algumas semanas antes avisado por Carter que uma escavação promissora estava por ser desvendada.Carnavon animado com a notícia embarca para o Egito com sua filha Evellyn ao seu encontro.

A Última chance de Carter

Era a última temporada de Carter no Egito financiada pelo magnata Carnavon,foram 5 anos de escavações em busca de artefatos e tesouros com poucos êxitos e no caso essa seria sua última oportunidade ao lado de Carnavon e sua importante fortuna.Ao que se sabe Carter teve alguns contratempos com o embaixador inglês no Egito que recusava algumas autorizações para escavar que após a influência de Carnavon pode ser superada.

No mês de outubro de 1922 no Egito tal como todos os anteriores era quente para uma pessoa que vinha do frio clima inglês e em sua chegada ao país Carnavon é recebido por Carter em uma bela tenda armada na entrada da tumba.

Carter,Canavon e escavador dentro da Tumba


Sabe-se também que a licença de escavação de Carter não havia sido liberada pelas autoridades egípcias e ele não podia cavar até que ela chegasse em suas mãos no prazo de 2 dias corridos,que ele não queria mais esperar.Sendo assim e junto com seu amigo e financiador Carnavon,sua filha e 2 escavadores entra no local onde estava a tumba de Ramsés VI.Essa tumba,já saqueada, era o acesso ao que poderia ser outra sala.

Um buraco é aberto na parede e com uma vela em mãos Carter a introduz iluminando seu interior ao que seu amigo pergunta: Vê alguma coisa?

A resposta em seguida entrou para história:Vejo sim,coisas maravilhosas!  

Eis uma das maiores descobertas da história da arqueologia onde se pôde saber a extensão das cerimônias fúnebres para sepultar um faraó já que todos os objetos depositados junto com o soberano egípcio estavam intactos mais de 3000 anos depois de sua morte.

Estátua guardando o sarcógafo


Tim tim por tim tim

Carter foi muito cuidadoso em registrar tim tim por tim tim cada objeto encontrado na tumba das sandálias de ouro até a famosa máscara mortuária conhecida.Um fato recorrente eram os roubos de tumbas no Egito,se ela houvesse sido saqueada ainda na antiguidade seu ouro teria sido fundido para reuso.Se fosse saqueada na atualidade seus artefatos seriam vendidos como relíquias no mercado negro de artes e antiguidades que aliás é o 3º maior mercado criminoso do mundo perdendo somente para as drogas e armas.

Felizmente os artefatos encontrados pela expedição de Carter foram todos catalogados e enviados ao Museu do Cairo no Egito embora, por acordo fechado de Carter com os egípcios,tenha ficado com alguns itens.

O Mapa da tumba

A tumba em si consiste em 4 salas cortadas por um longo corredor,tudo entalhado na rocha calcária.A primeira sala é a chamada antecâmara onde estavam 3 camas grandes,carruagens desmontadas cobertas com ouro,vasos de cerâmica e caixas,o trono também está ali.

Trono em ouro do faraó


Anexo a essa antecâmara estava uma sala oculta e intacta com mobília,jarros de vinho,vasos de cerâmica e 116 cestos de frutas.No lado norte estava a entrada da câmara funerária onde estava a múmia do faraó guardada por 2 estátuas de madeira do rei cobertas de ouro.A câmara funerária em si é uma sala decorada com inscrições nas paredes e cenas do funeral do faraó.

A múmia de Tutancâmon foi colocada dentro de uma série de 4 caixas diferentes um contendo o outro sendo o último um sarcófago de quartzo.Somente o trabalho de desmonte dos caixões levou 8 meses realizado por Carter para cuidadosamente separá-los sem danificá-los.Dentro deste ainda estavam 3 caixões embutidos sendo o último de ouro maciço contendo a múmia.

Uma das salas da Tumba


Podemos assim concluir o minucioso trabalho de escavação realizado pois dentro das faixas de linho envolta da múmia haviam mais de 100 jóias e amuletos.Os órgãos internos eram também mumificados e os de Tutancâmon foram colocados em um brilhante vaso canópico folheado a ouro.

Curiosamente haviam 2 fetos mumificados em um pequeno caixão,provavelmente um aborto de sua esposa,Ankhesunâmon.

O Curioso Sistro egípcio


Alguns Itens encontrados na Tumba:

1-Roupas íntimas

2-Estojos de barbear

3-Instrumentos musicais como flautas e o típico sistro egípcio

4-Jogos de tabuleiro

5-Armas e uma adaga de ferro,material raro para o Egito da época

6-Muitos vasos de cerâmica e faiança

Comida

1-Carne de ovelha e bode

2-Patos

3-Pães de trigo e cevada

4-Temperos como alho,açafrão,gergelim e cominho

5-Jarros de mel

6-Frutas como melância,tâmaras,figos e uvas


LEIA TAMBÉM 

Como era o ritual de mumificação no Antigo Egito?

O Mistério das pirâmides:Entre a realidade e ficção

Entendendo o Triângulo das Bermudas:você Conhece?

domingo, 12 de setembro de 2021

Como era o ritual de Mumificação no Egito Antigo?

As múmias são corpos humanos que foram artificial ou naturalmente preservados conservando tecidos,órgãos e/ou cartilagens.Esse processo acontece naturalmente em alguns casos excepcionais de calor e frio como a múmia do humano pré-histórico Otzi encontrada congelada depois de 8 mil anos nos Alpes italianos por exemplo.

No caso do Egito devido a intensa incidência solar do deserto do Saara alguns corpos eram naturalmente abandonados ao calor e baixíssima umidade do ar ressecando tendões,pele e demais tecidos corporais.Induz-se daí por alguns estudiosos o interesse egípcio em mumificar seus mortos.

O deus escriba Thot no Livro dos Mortos egípcio



O processo de mumificar um corpo humano ou animal já que os egípcios praticavam ambos foi um domínio complexo de muitos séculos de estudo.Consta que um dos primeiros livros de medicina escrito na história,senão o primeiro, foi do erudito egípcio Impotep um alto sacerdote da corte do faraó Khufu que viveu há mais de 2600 antes de Cristo,uma era remota da humanidade.

Se conclui que Impotep já podia ter dominado alguns métodos de química e medicina da mumificação já que era um profundo especialista do ramo.

Sobre isso, a mumificação era procedimento diferente de acordo com a classe social.Os pobres egípcios também eram mumificados porém de modo simples com a introdução de produtos químicos que desintegravam seus órgãos internos para melhor preservar o corpo.Depois era ressecado e enfaixado.Este procedimento embora simples em relação aos nobres e o faraó como veremos a seguir também não era tão aplicado a qualquer pessoa pois em muitos casos eram somente abandonados ao deserto para chacais,falcões e demais animais carniceiros. 


ATENÇÃO QUE A DESCRIÇÃO ABAIXO PODE SER CHOCANTE

LEIA SE TIVER CERTEZA 

 A Mumificação dos Faraós e Altos-sacerdotes

Diferente da população mais humilde o processo de mumificação da alta classe egípcia seguia um padrão de qualidade muito mais rigoroso.

1-O corpo era lavado e os seus órgãos internos completamente removidos deixando-se somente o coração.Na antiga crença egípcia o coração era o centro das emoções e energias do corpo físico portanto era importante mantê-lo no corpo.Um corte em forma da letra Y era feito na cavidade abdominal para a essa remoção.

2-Um ferro em brasa quente era introduzido dentro do nariz do falecido de modo a liquefazer o cérebro tornando o processo de remoção deste mais fácil.O corpo era virado de lado para que o órgão já liquefeito escorresse pelo nariz sendo coletado.

3-Os órgãos retirados eram então conservados em uma mistura de sal e natrão por semanas até estarem completamente secos  pois caso fossem mantidos no corpo,este explodiria com os gases da deterioração natural.O corpo também passa pelo mesmo processo e é então recheado com uma mistura de serragem,ervas e incenso como forma de preservá-lo além de conferir volume.

4-Tudo era feito com muito cuidado e religiosidade pois chegada a hora crucial de enfaixar a múmia,esta era mergulhada numa solução de cola e besuntada com óleo para receber aos poucos as bandagens de linho.À medida que as faixas eram enroladas ao corpo orações e amuletos eram depositados entre elas que na crença egípcia o ajudaria na vida após a morte e conferindo-lhe proteção.

5-Os órgãos ressecados eram igualmente importantes e eram depositados em urnas funerárias chamadas de vasos canópicos que adornavam a tumba do morto e fundamentais num eventual processo de ressurreição.

Perfil da múmia do faraó Ramsés II-O Grande 

Múmia de dançarina


O processo de mumificação em sua maioria era tão bem sucedido que exatamente por isso chegou as múmias chegaram à nossa geração ,em muitos casos, intactas como as dos faraós Ramsés II-O Grande e Tutancâmon.A química e medicina antiga egípcia de fato era um capítulo a parte da história.

Referência:

Katryn A.Bard-Introdução à Arqueologia Egípcia


LEIA TAMBÉM

Corpos Incorruptos de santos-Milagres ou Farsas?

O Mistério dos Zumbis: Verdade ou Mito?

Eram os deuses Astronautas? Desvendando e discutindo essa Estranha Teoria

terça-feira, 7 de setembro de 2021

A Incrível história da mulher que viveu em 3 Séculos Diferentes

A inglesa Margareth Ann Neve poderia ter entrado para a história por outros feitos mas se destacou com uma rara e difícil capacidade do ser humano:atingir os 110 anos de idade.Margaret foi a primeira mulher na história documentada a alcançar essa incrível marca tendo nascido em 1792 e falecido em 1903 vivendo em 3 séculos distintos:o XVIII,XIX e XX.

A Primeira Supercentenária

Margaret ficou conhecida como a primeira mulher na história a atingir os 110 anos de idade documentados ou seja havia uma certidão de nascimento confirmando sua data de nascimento em 1792.Na medicina as pessoas que atingem tal marca é chamada de supercentenária.Historicamente falando antes de Margaret o primeiro ser humano documentado ter chegado aos 110 anos foi o holandês Geert Adriaans Boomgaard que viveu de 1788 até 1899.

Margaret aos 109 anos


Margaret nasceu numa ilha próxima ao Canal da Mancha região famosa entre Inglaterra e França sendo a mais velha de 7 irmãos.Seu pai trabalhava com a marinha mercante tornando-se um rico comerciante com os negócios.Aos 30 anos casa-se com John Neve do qual adquire o sobrenome de casada que levaria até o fim de sua vida.John morreria em 1849.

Quando criança pequena Margaret caiu das escadas em sua casa e passou 3 dias acamada pelo incidente.Foi criada na Inglaterra onde aprendeu outras línguas como francês,alemão e italiano lendo a Bíblia em grego.Sua família teve um grande histórico de longevidade com alguns irmãos atingindo os 99 anos de idade.

Margaret acordava sempre cedo e evitava comer e beber entre as refeições sempre consumindo uma taça e meia de conhaque.

Alguns Eventos históricos importantes que Margaret foi contemporânea:

Revolução Francesa

Queda de Napoleão Bonaparte

Ascensão e morte da Rainha Vitória em 1901

A Volta da monarquia Francesa ao trono

●  A invenção da lâmpada 

Independência e República no Brasil


O Caso dos supercentenários

Como relatado acima os supercentenários são pessoas que igualam ou ultrapassam a marca dos 110 registrados de idade atingindo uma longevidade muito rara entre os seres humanos.Naturalmente que antes de Margaret outras pessoas esporadicamente tenham atingido a marca dos 110 anos e até ultrapassando-a entretanto a história não fez documentação sobre estas pessoas como a de Margaret.

Os avanços na qualidade de vida nas pessoas principalmente do Primeiro Mundo fez a longevidade aumentar cada vez mais como alimentação e medicamentos.Hoje a longevidade e expectativa de vida são critérios definidos pelas Nações Unidas(ONU) para avaliar a qualidade de vida das pessoas ao redor do mundo.

Não por menos,as supercentenárias são mais encontradas em países do Primeiro Mundo como Europa,Japão e Estados Unidos embora naturalmente hajam em todo o mundo como no Brasil.Maria Gomes Valentim foi a primeira brasileira supercentenária registrada na história atingindo a marca dos 114 anos de idade.

LEIA TAMBÉM:

A Incrível e emocionante história do Escravo cego gênio da Música-Conheça Tom Cego

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

A Misteriosa vida e obra de Edgar Allan Poe além dos Livros