segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Uma breve História da fome entre os Seres Humanos

Se existe um drama muito comum que atormentou e seguiu a história da Humanidade desde sempre além das guerras e doenças este é a fome.Passar por privações e falta de alimentos além de um drama físico corresponde a um grande drama moral e religioso que acompanha a vida do ser humano na Terra.Desde nossa busca por alimentos na pré-história até a fome como estratégia de guerra esse é um tema recorrente.

Cena histórica de canibalismo ritual 


A Luta diária pela comida

A pré-história deixou uma lembrança marcante sobre a busca por alimentos e o fantasma constante da fome.Tudo era cruel e muito claro:se os homens pré-históricos não buscassem sua própria comida diariamente morreriam de fome ou seriam o prato do dia dos predadores da época.A vida nômade dos caçadores-coletores da Pré-história exigia que fosse dessa forma.Não existiam supermercados,armazéns ou feiras sua alimentação era a caça,a pesca e a coleta de frutos que foram encontrados durante seu deslocamento diário.

Portanto quando um dia não propiciava caça,pesca ou outro alimento inevitavelmente essas pessoas passariam fome e até morreriam.Com o nascimento da agricultura e a domesticação dos animais parte desse problema seria resolvido.Agricultura significava estoque de alimentos em tempos de crise e falta assim como a criação de animais como gado, porcos e galinhas.



No entanto a fome deixou de ser um problema diário e sua presença começou a significar um tipo de carma ou maldição do ponto de vista religioso.Os pecados da humanidade seriam pagos com guerras,doenças e a fome como castigo.A crença católica medieval via a fome como um carma embora mostrasse solidariedade para com os pobres.

A historiadora Nataly Zemon Davis demonstra que a crença religiosa medieval interpretava a presença de mendigos,pobres e famintos como uma forma de ascender ao Paraíso através da generosidade.A esmola seria uma forma de alcançar a bendição divina a estes e os ricos que as ofereciam teriam seus pecados redimidos.

O Tabu do Canibalismo

Mas como enfrentar situações extremas e resistir aos valores morais e éticos da sociedade se a sua própria vida está por um fio?Como colocar esses valores tão fundamentais para o convívio social de lado e valorizar a própria vida numa situação extraordinária?Religiosamente este fato se mantem como uma grande controvérsia. A Bíblia relata algumas passagens sobre canibalismo devido à fome como em ll Reis 6:24-33  onde 2 mães combinam de comer seus filhos devido à fome causada na Samaria pela invasão de tropas sírias.



Casos famosos de canibalismo por sobrevivência chamaram a atenção devido a complexidade da situação que ela evocava.Grupos religiosos se opunham à prática mesmo em situação de emergência devido ao respeito pelos mortos.No Brasil colonial o canibalismo ritual ou antropofágico tinha uma clara conotação religiosa em que a pessoa sacrificada tinha suas características físicas e habilidades absorvidas pelo comensal. São justamente em casos como esses que um problemático tabu volta à tona e produz um tenso debate sobre a veracidade do recurso do canibalismo como salvação.

A Dramática foto do Menino e o Urubu

Em tempos modernos a fome adquiriu um papel pequeno nos males do mundo.As guerras,distúrbios sociais,crime,desemprego,a pobreza e as doenças adquiriram uma importância maior.Temos mais ofertas de alimentos em todos os sentidos e não apenas nos países do chamado Primeiro Mundo mas até mesmo nos do Terceiro que geralmente vivem da agricultura e vendem sua produção como o Brasil.

A técnica de produção de alimentos evoluiu a um patamar em que sua oferta é muito democrática com alimentos orgânicos e transgênicos,produtos light,suplementação alimentar,com menos açúcar e sal.As pessoas questionam o uso indiscriminado do uso de agrotóxicos em plantações e hormônios em animais no entanto o mundo nunca foi tão bem alimentado resguardando casos pontuais de fome.

Um deles foi na Irlanda na segunda metade do século XIX durante uma grande praga que afetou as plantações de batatas provocando fome e morte gerando um êxodo humano para os EUA. Outro mais emblemático e moderno ocorreu na África nos anos 1980 com uma onda de fome que devastou o continente.Cenas dramáticas de crianças em condições sub-humanas e esqueléticas ganharam o mundo em fotojornalismo.

De acordo com a ONU somente na Etiópia teria havido 300 mil mortes devido à fome agregando vários fatores para ela como a guerra civil,as secas e a má distribuição dos poucos alimentos disponíveis.No entanto em 11 de março de 1993 uma foto ganharia a opinião e a indignação pública mundial com a divulgação de uma criança agonizando e um urubu espreitando-a à espera de sua morte.


A foto registrada pelas lentes do fotógrafo Kevin Carter ganharam o mundo e denunciaram ao Ocidente o grave problema da fome na contemporaneidade.Carter em si se ressentiu pelo resto de sua vida por não ter ajudado de alguma forma a criança agonizante.Atrelado às questões de neutralidade em relação ao trabalho e seu objeto de fotografia preferiu se manter neutro.O que se sabe sobre o destino da menina é incerto.O fotógrafo foi questionado sobre suas atitudes em relação à cena e se teria ajudado.Um fantasma que o perseguiu até sua morte em 1994.

A fome é um dos maiores dramas e uma grande crise humanitária que ainda afeta algumas áreas do mundo, hoje de mais pontual e geralmente ligado ás questões acima tratadas que inviabilizam a chegada  produção de alimentos para determinadas pessoas.Ao redor do mundo existem muitas campanhas de conscientização contra o desperdício de alimentos e sua melhor distribuição às pessoas atingidas por ela.

LEIA TAMBÉM

Conheça Seychelles,o único país africano Primeiro Mundo do continente.Como isso aconteceu?Descubra Agora

Neolítico e o nascimento das Sociedades

Quais povos praticavam o Sacrifício Humano?Conheça mais

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

20.000 visualizações do Blog-OBRIGADO LEITORES(AS)!!

Gostaria muito de agradecer às(aos) leitores(as) que fizeram o site chegar às 20.000 visualizações desde o período de sua criação até hoje. É um trabalho de uma pessoa só que edita, pesquisa,escreve,publica e divulga com a ajuda de vocês que compartilham os conteúdos aqui publicados pelas redes sociais e grupos. Portanto essa comemoração é toda nossa!Total gratidão a vocês!

Muitas pessoas que leem o blog são estudantes,curiosos ou apenas esbarram por acaso.Independente do leitor que você é :sempre é um orgulho e satisfação vê-lo(a) por aqui.O site foi criado exatamente para vocês e seu objetivo é ajudar de alguma maneira oferecendo conhecimento do modo mais fácil possível sem nunca esquecer da veracidade técnica das informações: isso é compromisso!Valeu!






segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Entendendo Alguns Mitos,curiosidades e contos populares-Parte 2

Nosso mundo é rodeado de curiosidades,lendas urbanas e contos populares que convivemos sem saber de onde vieram e por que existem.Hoje vamos abordar alguns deles para entender seu significado oculto que guarda histórias inacreditáveis.

Bicho-papão

O termo bicho-papão há muito tempo está fora de moda sobretudo na geração em que estamos nesse momento.Muitas crianças e jovens de hoje não conhecem esse termo que na verdade engloba vários conceitos de criaturas sobrenaturais que assustavam as crianças no passado.Era comum pais e mães assustarem seus filhos com a ideia de invocar o bicho-papão para 'pegá-las'' caso desobedecessem suas ordens e regras.

Não existe um consenso sobre a aparência e origem do bicho-papão embora seja sempre associado a uma criatura grande e gorda que se esconde no armário ou debaixo da cama das crianças pronta para levá-las.A lenda do bicho-papão é bem clara:educar as crianças mal-criadas.Se estas continuassem com seu mal comportamento seu destino seria o de ser devorada pelo bicho-papão.Essa ideia era suficiente para fazê-las ser mais educadas e obedientes em casa.

Os pais e mães sempre pensaram em formas de educar e impor regras aos filhos mesmo que seja através de sustos.Em outras regiões do Brasil o bicho-papão assume a forma do papa-figo ou o homem-do-saco que tem a mesma função do bicho-papão e a Cuca outra criatura folclórica desse tipo imortalizada nos livros de Monteiro Lobato.Há muitos filmes e personagens da cultura pop que evocam a figura do bicho-papão como no filme da Disney Monstros S.A.

Qual a origem da palavra 'Encrenca'?

Essa palavra tem origem nas prostitutas conhecidas como 'polacas' nos anos 1930 no Brasil principalmente Rio de Janeiro.Eram conhecidas como polacas devido a sua origem polonesa embora pudessem ser de outros países da Europa Oriental.Nesta época muitas mulheres eram vendidas aos prostíbulos brasileiros por mafiosos de origem judaica.

Como haviam alguns clientes que tinham doenças venéreas eles diziam as palavras em iídiche,um dialeto judeu, 'ein krenke' que significa 'doença' para não atender essa pessoa.Como subterfúgio utilizavam a palavra que entrou para a língua portuguesa como encrenca que designa uma situação desesperadora ou ruim.



LEIA TAMBÉM

Entendendo alguns Mitos,Curiosidades e contos Populares-Parte 1

A História por trás do Misterioso Slender Man

Mensagens Subliminares em Filmes e brinquedos Infantis:Verdade ou só Mito?

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Considerações sobre o movimento Revisionista-Você conhece?

 Nos últimos anos um movimento tem chamado a atenção das pessoas com ideias e afirmações controversas sobre assuntos históricos.Ele é o chamado movimento revisionista,ou seja,de supostamente revisar a história dando uma visão alternativa para os fatos.

O objetivo principal do revisionismo é desacreditar fatos e personagens históricos apresentando supostas novas fontes de estudo ou provas contra eles. O maior problema envolvendo o revisionismo é que geralmente é utilizado com finalidades políticas radicais.



O Argumento da Liberdade de Expressão

Se existe um argumento utilizado por revisionistas,conspiracionistas e negadores de fatos históricos que se julgam corretos e dentro da lei,este é o argumento da liberdade de expressão contido em quase todas as constituições do mundo.É assegurado aos seus cidadãos e independente e repudiada de qualquer discriminação fazer direito de sua liberdade de expressão.

Assim podemos ter um apoio legal para duvidar e até mesmo julgar personagens e fatos do passado como se fosse algo do presente por exemplo.Tirar do contexto original e relativizar crimes do passado também comum como as ditaduras e crimes de guerra.

Na Constituição brasileira de 1988 em seu Artigo 5º,incisos IV e IX fica amplamente assegurado a qualquer brasileiro(a) de dizer o que pensa sobre qualquer assunto seja intelectual,jornalística,acadêmica,artisticamente e etc. Esse havia sido o resultado dos chamados anos de chumbo deixados pela Ditadura Militar que havia acabado em 1985 e que o país se reerguia para garantir direitos aos seus cidadãos.

Devido à censura imposta durante o Regime Militar brasileiro havia grande esperança que a nova Constituição contemplasse esse direito novamente às pessoas. Nos EUA por exemplo é comum negadores do Holocausto nazista,o massacre de judeus cometido pelos alemães durante a guerra, invocarem a ''liberdade de expressão'' para se protegerem da lei.

O Holocausto nazista e Hitler

Esse é um tema recorrente quando o assunto é revisionismo e negação da história.O Holocausto nazista foi e continua sendo um dos maiores crimes contra a humanidade já cometidos na história.Densamente documentado tanto por fotos,vídeos,documentos,edifícios,testemunhas de ambos e lados e etc tem sido alvo de contestação por um pequeno grupo de pessoas.



Pessoas ligadas a grupos políticos radicais que acreditam em supremacias costumam divulgar ideias de racismo,antissemitismo e demais perseguições a outros grupos de pessoas são as maiores responsáveis por essas ideias.Esse é o uso político usado por esses grupos e partidos que tentam buscar no passado justificativas ou 'exemplos' a se apoiarem em seus atos,geralmente violentos.

Casos de negadores do Holocausto são frequentes nos EUA e Europa locais com maior incidência de grupos radicais de tendências neonazistas e da chamada extrema-direita.Nos anos 1990 um julgamento se tornou famoso nos EUA quando a escritora Deborah Lipstadt foi processada pelo historiador David Irving ao acusá-lo de negar o Holocausto em seu livro,a história deste julgamento virou um longa-metragem.

Casos de judeus sobreviventes de campos de extermínio nazista que conseguiram divulgar e escrever seus relatos se tornaram comuns no pós-Segunda Guerra.O italiano Primo Levi se tornou célebre ao retratar sua experiência em É Isto um Homem? obra clássica sobre a vivência de um horror de campo de concentração e a ameaça sempre iminente da morte.


Portal do tenebroso Campo de extermínio de Auschwitz,edifício principal do Holocausto


Estudos de sobreviventes e judeus alemães sobre a experiência do Holocausto nazista se tornaram muito profícuos no pós-Guerra.Hanna Arendt por exemplo foi uma intelectual e judia alemã com uma visão às vezes contraditória sobre a questão do Holocausto embora seu trabalho seja extremamente valorizado academicamente.


A Ditadura Brasileira

As ditaduras militares também são um tema comum quando se fala em revisionismo histórico como descrito acima.Negá-la é como diminuí-la ou apagá-la da história como se não houvesse acontecido ou relativizar suas consequências e fatos assim como os negadores do Holocausto tentam fazer.

Quando desacreditamos um fato ou evento histórico que evoca mágoa,tristeza e revolta sobre o presente apresentando fontes duvidosas como prova estamos apagando esses eventos.Logo eles deixam de existir pois foram 'desmascarados' em sua mentira como afirmam os revisionistas.

As suas fontes geralmente são tão contraditórias ou irrelevantes quanto suas afirmações pois vem de outros revisionistas e conspiracionistas.Esse é um ponto muito importante dentro desse assunto pois geralmente o revisionismo vem acompanhado de teoria da conspiração sem nenhum tipo de prova.Revisionistas tentam desacreditar a chegada do homem na Lua e até mesmo a morte do ditador alemão Adolf Hitler que supostamente teria fugido para América do Sul.

Tanques do Exército no Rio de Janeiro após a deposição do presidente João Goulart


Os revisionistas da Ditadura Militar não concordam com o termo ditadura pois este evocaria autoritarismo e ilegalidade admitindo o termo contrarrevolução.Em muitos livros de história as grafias Revolução,Regime e ditadura se confudem para o mesmo período.E no consenso acadêmico-escolar,qual deles está certo?

Revisionistas afirmam que não houve golpe militar contra o então presidente da época João Goulart e sim ocupação de um cargo,presidência,que estava vago pelo abandono do mesmo.João estava em visita à China e quando voltou os militares haviam assumido o poder fazendo-o se exilar no Uruguai.

Seu mandato presidencial havia sido cassado pelo Congresso Nacional de acordo com revisionistas e não tomado de forma violenta e ilegal como demonstra a historiografia.Aqueles que defendem o regime usam o argumento de que não havia corrupção portanto medidas autoritárias como o Ato Institucional 5,que cassava direitos políticos e civis e fechava o Congresso, seria válido e aceitável. 

Existem inúmeros documentos,testemunhas,edifícios,jornais,vídeos,fotografias e demais fontes que demonstram o autoritarismo da Ditadura Militar que de fato fez juz ao nome.



Embora a historiografia seja uma ciência que aceite novas fontes de pesquisa ou outros documentos são descobertos lançando novas luzes aos fatos que conhecemos como tradicionais o revisionismo peca.Se admitia nos bancos escolares que Colombo foi o primeiro europeu nas Américas mas pesquisas arqueológicas confirmaram serem os vikings os primeiros. Se admitia que todos africanos e seus descendentes no Brasil eram escravos porém muitos quando livres ou alforriados tinham negócios e até outros escravos.

👉 Leia o artigo deste blog sobre a Chegada dos Vikings na América antes de Colombo clicando aqui

Esses foram estudos sérios conduzidos por historiadores e revisados por seus pares utilizando métodos de pesquisa e bibliografia rigorosas o que é diferente de revisionistas.Estes utilizam fontes duvidosas ou fake news manipulando informações verídicas para validar suas afirmações distorcidas da história.Devido às questões como essas o revisionismo dificilmente tem validade acadêmica e científica se mantendo no campo das teorias da conspiração e fake news que apoiam discursos de ódio.

LEIA TAMBÉM

Se vitorioso durante o Regime Militar: O comunismo teria Dado certo no Brasil?

A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma Farsa(Completo)

Do Império Romano à Invasão do Iraque,a explosão das fake news-Entenda como elas Funcionam

terça-feira, 3 de agosto de 2021

A Era dos Homens na História-O Antropoceno,o ser humano nunca foi tão Marcante no Planeta Terra

O mundo tem mudado com muita rapidez  e com consequências sempre maiores para nós e o planeta.A tecnologia tem sido uma grande responsável por essas transformações. Tecnologias hoje esquecidas como rádios am/fm,fitas cassetes,fax e videocassetes sequer são conhecidas da geração atual.Assim foi feita a história que vivemos hoje,uma mudança interferindo na outra e o ser humano no centro desse processo.

A Era da Tecnologia

Em nenhuma época da humanidade a produção de tecnologia foi tão difundida,barata e principalmente globalizada.O alcance das redes sociais,da internet e dos celulares nunca foi tão grande e democrático.Praticamente em qualquer lugar e qualquer pessoa ,por mais humilde que seja ,pode ostentar e usar um aparelho celular e divulgar dados via internet.



A Globalização é um fenômeno sócio-cultural e geopolítico importante que interferiu muito na vida das pessoas.No passado conhecer uma cultura distante em outro continente era um grande problema,não haviam satélites,fibras ópticas e internet.No ano de 1865 quando o presidente americano Abraham Lincoln morreu a tiros sua notícia levou mais de 20 dias para chegar à Europa via navios.Hoje acontecimentos importantes em qualquer parte do mundo viram notícia instantaneamente com um toque na tela do celular.

A globalização aproximou as pessoas junto à tecnologia que foi necessária para esse fenômeno acontecer.



Antropoceno

Este foi um termo surgido nos anos 1980 criado por um biólogo americano e que foi popularizado em 1995 pelo químico vencedor do Prêmio Nobel Paul Crutzen.Embora um nome difícil de ler seu significado é simples e prático:o planeta foi alterado severamente pela civilização humana. 

Desde o início da domesticação de plantas e animais,período conhecido como Neolítico ou da Pedra Polida há 12 mil anos os seres humanos tem interferido na Natureza.Pode não parecer mas arar a terra,revirá-la para buscar minerais e construir cidades e vilas já nesta época tinha alguma implicação no meio ambiente.Nada comparado é claro ao avanço da Revolução Industrial no século XVII e o uso dos combustíveis fósseis na atmosfera.

Antropoceno portanto seria a era geológica,um período da história de nosso planeta onde nós,seres humanos,estamos inseridos e que interferimos para o bem ou seu mal.A poluição nesse caso,por exemplo, é um forte indício de nossa influência no ambiente.



Já foi publicado um artigo completo sobre a questão da Poluição aqui no site clique aqui para ler.

Tecno-fósseis-Esse é o nome que ganha qualquer objeto produzido pelos seres humanos ao longo da história seja uma pedra lascada usada para cortar carniça quanto um supercomputador e que é descartado na Natureza.Todos esses objetos foram criados usando um sentido lógico por aquele que o produziu com uma finalidade,fosse cortar,contar e etc.

Os arqueólogos do futuro quando encontrarem até mesmo pacotes de plástico,antigas fitas cassetes ou canudos em sítios de escavações se perguntarão como eles foram parar lá e estes serão os tecno-fósseis. 

LEIA TAMBÉM

● O Nascimento da Internet-Entenda como tudo Aconteceu

● Qual o destino da Humanidade?Estamos predestinados a se destruir ou Evoluir?

● O Lado obscuro da Revolução Industrial

● O Problema do aquecimento Global:seu histórico,mitos e verdades