domingo, 6 de junho de 2021

O Início do Universo-Tudo que você ainda não sabia sobre o ''Big Bang''


Big Bang ou traduzinho para o português de ''Grande Explosão'' de acordo com alguns físicos ela teria ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos numa grande massa misturada de energia.Tudo isso gerou o Universo que conhecemos hoje assim como todas as formas de vida incluindo nós seres humanos.

O Big Bang se tornou uma grande atração da ciência desde sua formulação que garantiu um lugar de destaque entre as teorias que explicam de onde veio o Universo o que antes era dominado predominantemente pelas explicações religiosas.




O Nascimento do Universo 

Segundo essa teoria foi um pequeno ponto chamado de singularidade,um ponto de densidade infinita de onde o Cosmos viera a ter nascido.Um ponto do tamanho de uma cabeça de alfinete onde cabia todo o Universo ainda na forma de energia pura sem partículas primordiais como prótons,nêutros e elétrons.

De acordo com a análise do Universo nos últimos tempos sobretudo com a revolução científica do século XVII as fronteiras tem se expandido.Trabalhos como o de Newton,Galileu,Kepler que ainda não falavam efetivamente em origem do Universo no entanto formularam a base para cientistas posteriores como Einstein,Lemâitre,Hubble entre outros a considerar as estrelas bem mais além do que antes se sabia se afastando ainda mais da religião como ciência.

O padre Lemâitre e Einstein



Lá vem as provas..

As galáxias tem se distanciado uma das outras a uma velocidade de 22 mil quilômetros por segundo o que em escalas astronômicas corresponderia que as galáxias se afastam apenas 1% em um intervalo de dezenas de milhões de anos.Discute-se inclusive a força para esse afastamento algo que os astrônomos chamam de ''energia escura'' como existência é apenas sugerida devido ao comportamento das galáxias entre si e que seria uma evidência da expansão do Universo.




No entanto onde a expansão do Universo nos levaria?Embora ainda estejamos falando da criação do Universo as teorias sobre seu fim também são bem prósperas na Cosmologia moderna.

As estrelas por exemplo são formadas de gás e poeira desde tempos remotos a humanidade se orienta e se apaixona sob as estrelas.Casais apaixonados falam palavras de amor debaixo delas ou também astrólogos de grandes monarcas viam nelas o prenúncio de alguma ''tragédia'' ou ''milagre''.

Há muitas provas da expansão do Universo que confirmam o Big Bang.O astrônomo americano Edwin Hubble descobriu o desvio para o vermelho nas emissões das luzes das estrelas e galáxias que chegam até a terra.Sim,saber que a luz emitida se transforma no espectro vermelho é conhecido como efeito Doppler.É simples de entender esse efeito:quando a luz se 'estica' como um elástico no espaço ela se transforma em vermelho mas quando ela é comprimida ou seja suas partículas ficam muito juntas ela se torna azul.Por isso mesmo sabemos que as partículas de luz de estrelas distantes estão se afastando de nós,pois as partículas que as compõem estão se afastando e ficando vermelhas.

Telescópio espacial Hubble fez importantes descobertas sobre o Big Bang



Os primeiros físicos a propor esse modelo cosmológico estão o padre belga George Lemâitre por mais irônico do que possa parecer.Estudando teorias do próton primitivo que teria originado o Universo o padre chegou a conclusão do Big Bang cujas fórmulas ficaram a cargo do físico Alexander Friedmann.A ciência não é aquele bicho-de-sete-cabeças que muitas pessoas imaginam.

O Big Bang herdou esse nome das ideias do físico inglês Fred Hoyle que ironizando a teoria satirizou que de que o Big Bang seria a mesma coisa que um furação passar por um ferro-velho e montar um avião perfeito.Ironias à parte passados mais de 70 anos ela continua a mais convincente,razoável e certa teoria que explica as origens de tudo que conhecemos.




A Teoria do Big Bang embora ainda seja desacreditada pelas religiões que tem suas explicações próprias se tornou uma grande atração na cultura pop principalmente com a série The Big Bang Theory do canal Warner mostrando de forma jocosa o cotidiano de jovens nerds. 

LEIA TAMBÉM




Nenhum comentário:

Postar um comentário