segunda-feira, 29 de março de 2021

O Dia em que a Terra foi invadida por Marcianos -A Incrível e perfeita encenação de Orson Welles que entrou para a História

 Se existe no século XX um fato que marcou para sempre a história das comunicações sociais sem dúvida foi a épica encenação do clássico de ficção científica 'A Guerra dos Mundos' de H.G.Wells.A descrição realista dos eventos que se sucediam na 'invasão' do nosso planeta por naves extraterrestres vindas de Marte se tornou uma lenda estudada nas faculdades de jornalismo mundo afora.

O rebuliço estrondoso causado pela voz e encenação do então desconhecido ator e diretor Orson Welles tirou o sono do país provocando uma incrível onda pânico que se alastrou naquele 30 de outubro de 1938.Os ouvintes do programa realmente acreditaram que o planeta Marte com naves e armas de alta tecnologia estavam atacando os EUA.Para você leitor que ainda não conhecia esse incidente vamos então mergulhar nos fatos e suas consequências.

Orson Welles no dia da transmissão


E tudo começou com uma transmissão de rádio..

Em 1938 um dos maiores meios de comunicação de massas era o rádio,as pessoas se reuniam para ouvir as notícias,músicas e as antigas peças radiofônicas que nada mais eram que novelas encenadas.Estas usavam efeitos sonoros,acompanhamento musical,tinha roteiro,vinhetas,introdução e demais elementos teatrais numa versão sonora.Aqui mesmo no Brasil já haviam emissoras que transmitiam tais radio-novelas com galãs e divas famosas.

Mas na noite do dia 30/10,véspera de Dia das Bruxas a rede americana CBS,já uma importante transmissora de TV,decidiu por encenar o clássico da ficção científica de H.G.Wells:'A Guerra dos Mundos' onde uma invasão da Terra por marcianos acontecia.No livro as criaturas extraterrestres chegam à Terra a bordo de misteriosos meteoritos que revelam gigantes robôs com raios laser e gases venenosos sedentos por matar e destruir a raça humana.

Manchete do The New York Times sobre o tema


O objetivo da emissora portanto era comemorar o dia das bruxas com uma encenação o máximo realista deste clássico que incutia certo terror aos ouvintes.Antes de iniciar a transmissão um aviso deixou claro que tudo não passava de uma teatralização do livro para a modernidade que incluía nomes conhecidos do público ouvinte como a universidade de Princeton e o povoado de Glover's Mill em Nova Jérsei.

Todo o roteiro havia sido planejado para entrar na realidade da época substituindo os nomes do livro por referências reais dando mais força à encenação que estava por vir.Para aqueles que não o conhecem,o narrador deste teatro era Orson Welles que depois desse evento se tornaria mundialmente famoso ganhando Hollywood para sempre.Welles foi responsável por obras-primas do cinema incluindo o chamado Cidadão Kane clássico do cinema estudado frequentemente em faculdades do gênero.Welles até mesmo tentou gravar sem sucesso um filme-documentário sobre o Brasil.

Na época a líder de audiência do rádio era a rede NBC e como nela o show de Edgar Bergen havia acabado de terminar o público zapeou as estações até encontrar a encenação de Welles que já havia começado perdendo o aviso de que se tratava de um teatro.O que torna o caso ainda mais inacreditável e inédito na história da mídia foi o rigoroso realismo que a transmissão apresentava.

Os robôs marcianos do livro


Durante toda a transmissão da cena boletins de notícia com entrevistas de testemunhas eram lançados dando detalhes do que acontecia e passando a sensação de que tudo realmente estava acontecendo.Moradores de Nova Jérsei foram em massa até o local descrito no rádio para ver pessoalmente o que estava acontecendo.Os toques de realismo não paravam por aí pois um ator imitava com persuasão a voz do presidente da época Franklin Delano Roosevelt que decretava a Lei Marcial no país.

Toques de recolher foram emitidos pelas autoridades locais e uma inundação de chamadas para a polícia e os bombeiros tomou conta do país numa grande histeria coletiva.

O pânico se espalha..

Uma grande onda de caos tomou conta dos EUA da Costa Leste e Oeste com famílias inteiras fugindo para o campo se refugiando em escolas,igrejas e abrigos.Para eles os marcianos estavam atacando e iniciando um massacre que logo os levariam também.

Existe algumas informações desencontradas sobre os supostos casos de suicídio e homicídio que teriam acontecido naquela noite devido ao pânico dos marcianos.Essas informações que foram levantadas em relatórios posteriores nunca encontraram confirmação e não passaria de sensacionalismo da imprensa para dramatizar ainda mais esse caso.

Houve algumas situações inusitadas como o caso de um fazendeiro que abriu fogo contra uma caixa d'água que na escuridão parecia com os robôs descritos na encenação acreditando que havia destruído um deles.Uma estação de energia elétrica de Washington foi esvaziada durante a noite pois seus funcionários fugiram com medo da aproximação dos supostos marcianos deixando todo a região sem luz.Os moradores dos arredores se refugiaram na igreja local para passar a noite até de manhã quando a energia foi restabelecida.

Guerra falsa do rádio espalha terror pelos EUA(Tradução da manchete)


O fato da narração da novela não ter comerciais ajudou muito na difusão do caos pois mais de 1 milhão de pessoas entre as 32 milhões que ouviram nos EUA acreditaram nos fatos do programa,somente na metade dele uma vinheta da CBS avisou mais uma vez que era somente encenação.

O sensacionalismo que depois seria criado em cima deste incidente ajudou a moldar a fama e a lenda que ele se tornou.Embora Orson Welles e a CBS não tenham sido responsabilizados criminalmente pelos fatos que ocorreram no dia aquele se desculpou publicamente.

Welles veio a público depois da negativa repercussão da sua encenação lamentando e reconhecendo o horror que aquilo havia causado na população crédula.Uma grande entrevista coletiva com muitos repórteres fizeram diversas perguntas respondidas de prontidão por Welles.Muitas matérias jornalísticas foram escritas sobre este episódio e ele ficou nas manchetes de jornal do país por mais de 1 mês.A carreira de Welles que poderia ter parado com essa 'brincadeira de mau gosto' na verdade foi lançada às alturas.

Se existe um mal que vem para o bem este se resumiria na fantasiosa encenação de Welles pois sua popularidade aumentou tremendamente depois do episódio.Sua narração convincente e a articulação planejada e cuidadosa dos fatos do livro com referências atuais do contexto social americano produziram devastador efeito positivo para sua carreira em Hollywood.

A mídia de modo geral reagiu contrária à encenação devido ao caos criado se aproveitando também para atacar seus oponentes de audiência e o governo americano que aceitaria tais situações pois era ''comprado'' pelas grandes emissoras.O recorde de audiência da rede CBS durante a transmissão foi outro fato contundente que forjou a imagem na história da comunicação social e do jornalismo que o incidente teve.



Como a mídia pode influenciar sua audiência e como ela pode agir com sensacionalismo para se aproveitar da situação para atacar oponentes também foram elementos que foram consequência direta deste evento.O governo americano por exemplo foi acusado indireto do incidente pois era incapaz de fornecer educação para a população do interior que foi a mais chocada com o incidente em oposição às metrópoles.

Hoje próximo do vilarejo de Glover's Mill onde foi ambientada a 'invasão' alien existe uma festa em comemoração do incidente com danças,monumentos e recitais.Várias outras encenações por rádio de Guerra dos Mundos foi realizada com o tempo e nenhuma alcançou a magnitude de Welles.A imprensa de fato tem uma grande influência sobre a sociedade e mesmo sem querer,este evento provou isso.

LEIA TAMBÉM

Algumas Curiosidades e Polêmicas sobre o planeta Marte-Vida,exploração e História

A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma Farsa

Você sabe o que aconteceu no caso de Amityville?Conheça mais neste Artigo

sábado, 27 de março de 2021

Os Maiores casos de Ataques de Animais contra Seres Humanos na História

 Hoje o site vai enumerar e discutir 4 famosos e grandes casos de ataques de animais contra vítimas humanas que pela quantidade e perplexidade das ocorrências entraram para a história.Há de se deixar claro que considerar os ataques de animais como uma ameaça à vida humana um fato desproporcional. Desde que os seres humanos dominaram o fogo e a inteligência de nossa espécie,os animais deixaram de representar um perigo para nós salvo em raras exceções quando nos encontramos desprotegidos na natureza em seu habitat natural e similares.



Aqui vão constar 4 casos famosos e até misteriosos envolvendo esses ataques como o elefante louco de Aberdare,o tubarão de Jérsei que inspirou o filme ''Tubarão'',os leões de Tsavo e o massacre da Ilha Ramree na Birmânia contra soldados japoneses na Segunda Guerra.


4-O Elefante louco de Aberdare

Aberdare é o nome de uma reserva natural dentro do que hoje conhecemos como Quênia,na África,o caso em questão se passou nos anos 1940 quando um pacato elefante inexplicavelmente começou uma série de ataques contra fazendas e pessoas.

Hunter com o elefante morto


Embora os elefantes sejam animais sociais e vivam em grupo alguns casos de animais solitários não são raros e foi exatamente esse que causou terror por onde passava devastando plantações,matando outros animais e de acordo com registros históricos matou 3 pessoas.Não se sabe ao certo o que provocou a revolta do animal que invadia as fazendas e causava pânico.

Um famigerado e notório caçador profissional chamado J.A.Hunter foi chamado por pessoas locais na área dos ataques para tentar abater o elefante.Hunter tinha em seu currículo o triste saldo de ter matado mais de 1000 rinocerontes entre outras diversas espécies quase extinguindo a vida selvagem da área.

Em 2 dias de perseguição ao elefante,este foi localizado próximo a uma fonte de água e ao perceber o perigo teria atacado Hunter que disparou fatalmente sobre sua cabeça.Durante a necropsia de seu corpo se descobriu um projétil de mosquete alojado no nervo próximo de seu dente que lhe causaria dores lancinantes e poderia ter sido o motivo de sua fúria.

3-O Tubarão de Jérsei em 1916

Este foi um raro caso de ataque de tubarão recorrente nas praias de Nova Jérsei nos  EUA que terminou com a morte de 4 pessoas e uma outra mutilada.Após esse caso o tubarão entrou para a história como um vilão a ser combatido inspirando um livro de Peter Benchley que mais tarde se transformaria no clássico 'Tubarão' de Steven Spielberg.

O tubarão atacou de 1 até 12 de junho gerando pânico na população da área que cobrava das autoridades medidas urgentes na captura ou abate do perigoso animal.Também houve tentativas frustradas de civis em matar o animal usando bombas,armas e redes.

Jornal da época exibindo o tubarão abatido

No dia 14 de julho um caçador e domador de leões conseguiu abater um tubarão branco de 150 kg e mostrá-lo para a curiosa imprensa.Embora não se saiba se este tubarão era o responsável pelas mortes,os ataques cessaram após sua captura pondo fim ao caos.

2-Crocodilo Gustav(ainda pode estar vivo)

O Burundi é um pequeno e pobre país africano que sofreu com guerras civis e a fome por muito tempo após a sua independência.Sua população ainda vive majoritariamente da agricultura e atividades ligados ao comércio e pesca.

É neste contexto que surgiu um feroz crocodilo apelidado de Gustav que até 2008 teria uma idade estimada em 66 anos.Crocodilos podem viver muito tempo assim como as tartarugas.Gustav seria um crocodilo-do-Nilo uma espécie endêmica da África que teria cerca de 1 tonelada e incríveis 6 metros de comprimento se tornando um dos maiores animais na Natureza.



Estima-se que Gustav possa ter matado mais de 300 pessoas embora não haja dados precisos e documentados sobre todos os ataques e aparições.Sua fama é tanta que virou um filme chamado Primitivo mostrando o pânico e as consequentes tentativas de captura do animal.Seu paradeiro é um mistério e ainda pode estar vivo embora algumas pessoas afirmam estar morto.

1-O Massacre da Ilha Ramree por crocodilos

O Japão imperial durante o final dos anos 1930 iniciaram uma campanha de expansão na Ásia indo da China à Birmânia,antiga colônia inglesa,foi lá que o maior ataque de animais contra pessoas se tornou notório.

Uma grande tropa de 1000 soldados japoneses se deslocavam por um largo pântano fugindo do avanço das forças inglesas que retomavam terreno durante a batalha na ilha em idos de 1945.A filosofia de guerra do exército imperial era se negar à rendição pois seria uma grande desonra.

Representação do ataque


No entanto,este grande pântano era habitado por grandes crocodilos de água salgada que se alimentavam inclusive de seres humanos.As tropas inglesas relataram que durante a travessia noturna dos soldados ouviam se tiros e gritos de pânico denunciando o ataque dos animais que no fim deixou um saldo de quase 500 mortos.

Os Leões de Tsavo

Junto ao Tubarão de Spielberg são os maiores conhecidos do público quando o assunto são feras.Logo abaixo consta um artigo completo e rico em detalhes sobre os leões que entraram para a história como um misterioso caso de animais que caçavam especialmente seres humanos.

A Verdadeira História dos Leões de Tsavo-Os devoradores de Pessoas


LEIA TAMBÉM

4 Crimes em Solução que ainda desafiam a Polícia

O Problema da Poluição

A Verdadeira história das Crianças criadas por Animais

terça-feira, 23 de março de 2021

Entre a Morte e a Aventura: A luta para Conquistar os Pólos Norte e Sul- As regiões mais frias e Isoladas do Planeta

 A Antártida e o Ártico, também conhecido como Polo Norte, tem um significado romântico para as pessoas como os locais mais difíceis de se viver no planeta e habitado por animais exóticos como pinguins e ursos polares.A Antártida foi um dos últimos locais a ser explorado por homens enquanto já haviam pessoas morando no Ártico como inuits e esquimós com uma cultura desenvolvida.



Mas ainda havia um desafio a se superar que era percorrer esses continentes conhecendo-os em profundidade descobrindo as últimas terras emersas por serem desbravadas fazendo medições climáticas,geográficas,cartográficas além da fauna e flora que são raras. Muitas expedições comandadas por homens experientes,bem equipados e patrocinados desistiram e/ou morreram na busca pelo que muitos concordavam ser somente mais uma aventura.

Esquimós


A maioria das expedições de descobrimento partiram da Europa com alto financiamento de empresas e pessoas particulares além de apoio do governo que se via na obrigação de gerir as prováveis 'descobertas'.Embora essas expedições não se igualassem com as do século XV, feitas em sua maioria por portugueses e espanhóis, que buscavam especiarias, metais preciosos e escravos criou-se uma grande sensação na mídia da época sobre essas aventuras.

Sensacionalismo, imaginação e um pouco de História

Se haviam motivos além dos alegados para se chegar aos Polos a imprensa e a imaginação do público foram os maiores pretextos para se continuar.Cientificamente a Antártida e o Ártico eram locais pouco conhecidos e explorados e muitos estudos de clima,geografia,biologia,física e etc também eram necessários.Em parte foram esses os motivos que levaram países como Inglaterra,Suécia,Noruega entre outros a entrarem na corrida dos Polos,nome como ficou conhecida essa briga entre as nações.

Para ser considerado como conquista do Polo as missões deveriam alcançar o exato ponto geográfico onde os meridianos se encontram como no mapa abaixo.

A imprensa fez sua parte em cobrir os eventos de modo a criar expectativas sobre as missões nos Polos.Essa cobertura transformou os exploradores e aventureiros na Idade Heróica da exploração da Antártida pois muitos deles se tornaram lendas por seus feitos no continente branco.

Mapa do Polo Norte


Das tragédias nasciam os heróis

As aventuras nas regiões polares como não haveriam de ser eram penosas e arriscadas embora houvesse pessoas adaptadas para sobreviver como os esquimós e inuits ,que são povos de culturas diferentes, atravessar o deserto de neve nunca foi fácil. Os europeus começaram a se arriscar no Ártico desde a chegada de Colombo às Américas em 1492 chegando à costa Norte do Canadá.

Mas o que fascinava a vontade européia era a chamada Passagem de Noroeste um caminho que levaria á Ásia através do Oceano Ártico,uma das áreas mais frias e extremas do planeta. O empreendimento era arriscado e perigoso mas contava com apoio financeiro da iniciativa privada e do governo. Uma das mais famosas expedições foi a de John Franklin que desapareceu com 129 homens em 1845.

Arte dos navios perdidos da Expedição de John Franklin,tornou-se uma lenda


Franklin é considerado um herói na Inglaterra com monumentos em seu nome mas a história por trás do desaparecimento conta com fome,falta de preparo e até canibalismo por parte da tripulação que perdida numa área isolada se viu obrigada a recorrer ao ato.

Outro curioso personagem da aventura polar foi Salomon August Andreé que tentou com um balão atravessar o Ártico junto com outros dois cientistas.Andreé acreditava fielmente que conseguiria tal façanha embora ignorasse detalhes técnicos do clima e da estrutura do balão de hidrogênio que murchou durante a viagem.

O curioso balão de Andreé


Sem conhecimentos de sobrevivência para buscar ajuda e desorientados pelos mapas terminaram por morrer na área em 1897 tendo seus corpos e equipamento fotográfico recuperados, por acaso, somente  33 anos depois.

Robert Scott Falcon foi e continua sendo um dos maiores nomes da exploração polar na história batizando até mesmo uma base científica americana junto com seu rival Amundsen.Líder de uma expedição que partiu da Inglaterra em 1911 rumo ao Pólo Sul e contando com todo aparato técnico que o dinheiro podia comprar de melhor na época usando trenós com motores.

Robert Scott Falcon


Contudo mesmo tendo a tecnologia a seu favor,perdeu a corrida de conquista para o norueguês Roald Amundsen e morreria no caminho de regresso junto com quatro homens.A fome,o frio e a exaustão terminaram por destruir todo o moral inicial do grupo que entrou para a história como um herói trágico da conquista antártica.

Legado

Havia uma arrogância política muito grande na rivalidade de quem chegaria primeiro aos polos.Todas as nações européias envolvidas nessa disputa queriam a fama que o pioneirismo lhe daria.O próprio Scott declarou em entrevista coletiva na época que chegar primeiro era o objetivo principal de sua expedição.

Embora as aventuras para dentro das regiões polares tenham custado a vida de muitos viajantes não foi somente de tragédias que viveu a corrida aos polos.O Pólo Norte foi alcançado ainda no final do século XIX também por um norueguês Fridtjof Nansen que chegou ao ponto mais norte já atingido por um ser humano até então.Esse feito na época rendeu muitas homenagens sendo uma conquista esportiva,científica e política pois demonstrou o potencial do país frente às outras nações.

Enfrentando o frio intenso e um clima sempre hostil Nansen desenvolveu um navio especialmente adaptado para as rigorosas condições árticas planejando com cuidado sua viagem no interior da calota polar.Escreveu vários livros após seu regresso em segurança que ajudou a formar estudos de meteorologia e oceanografia.

Até mesmo a expedição fracassada de Robert Falcon também realizou medições importantes do clima,fauna,flora descobrindo várias espécimes desconhecidas da biologia.Os estudos de formação das geleiras também se complementaram com essas viagens.


LEIA TAMBÉM

O Brasil na Antártida-Sabia que temos uma Base no Continente Gelado?

●  A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma farsa

A Era Espacial como você Nunca viu-As Conquistas no Espaço Sideral

quinta-feira, 11 de março de 2021

O 1º vídeo do YouTube-Um Importante marco histórico da Internet

 Hoje a internet é uma realidade tão presente em nossas vidas que seria impossível imaginar viver sem ela.Usamos para tudo desde uma busca de receita e notícia até para se comunicar com parentes e amigos.Nessa onda veio uma rede social que se destacou com tanta influência que causou uma revolução no meio digital:o YouTube.

Frame do 1º vídeo do YouTube


Estamos tão acostumados em usá-lo que se torna imperceptível entendermos o significado cultural,social e comercial que exerceu na humanidade desde 2005,o ano de seu lançamento.A revolução de mercado das mídias digitais onde podemos encontrar filmes,documentários,clipes de música e produções individuais próprias de usuários tirou o monopólio das grandes produtoras e canais de TV.

Vamos analisar em profundidade como o YouTube mudou o mundo e ver, o que muita gente nem desconfia,qual foi o primeiro vídeo que disparou essa revolução digital, midiática e social.

2005

Tudo começou em 2005 de modo mais ou menos acidental com a criação do site por 3 amigos que trabalhavam no PayPal que é um site dedicado às doações e pagamentos via internet e que existe até hoje.A ideia original do trio era criar um site onde pudessem publicar fatos engraçados de suas vidas de universitários e jovens empreendedores.

Uma festa seria o motivo inicial para a criação de um site de compartilhamento juntamente com vídeos que qualquer pessoa pudesse conceber.Em 2004 houve uma grande polêmica envolvendo o Super Bowl,um mega evento de futebol americano muito popular nos EUA.O trio queria um local na web onde pudesse divulgar e ter acesso a esse conteúdo polêmico.

Até 2005 não existia na internet nenhum site igual ou semelhante ao que hoje conhecemos como o YouTube e não era fácil compartilhar vídeos que era feitos usando programas específicos,de baixa qualidade e para um público bem fechado.

Mas em abril de 2005 tudo mudaria quando um dos fundadores da plataforma, Jawed Karim, gravou um vídeo de 19 segundos intitulado originalmente como Me At the Zoo mostrando seu passeio no jardim zoológico da cidade San Diego na Califórnia. Ainda hoje a cidade é sede dos servidores do site.

Chad Hurley,Steven Chen e Jawed Karim-Fundadores do YouTube


O Fim do Monopólio e uma revolução Cultural

O YouTube foi um marco cultural e social importante por motivos convenientes. O monopólio da informação exercido por grandes canais de TV e rádio por exemplo se viram abalados com a democratização das filmagens e um local para hospedá-las o que antes era impossível.Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderia fazer um vídeo e postá-lo na rede ficando famoso.

Situações engraçadas do dia-a-dia,receitas,músicas pessoais,esportes e tudo que pode ser gravado de modo amador por uma câmera ou celular viraria um vídeo na plataforma. Grandes acontecimentos da década de 2010 foram postados em vídeos feitos por pessoas comuns no site criando versões alternativas da grande mídia e levando pessoas à fama ou ruína.

A expansão do YouTube foi tão grande que já em 2006 a plataforma foi comprada pelo Google pela bagatela de 1,65 bilhões de dólares americanos enriquecendo ainda mais os jovens empresários.Um evento sem precedentes na história da internet desde sua criação como uma rede militar nos anos 1960.

Com o passar dos anos muitos canais de usuários,pessoas 'normais', foram adquirindo mais inscritos e visualizações se tornando influenciadores digitais,um termo que não existia até então.Este termo se refere às pessoas que de algum modo e utilizando os meios digitais emitem opiniões e normas de comportamento que influenciam as demais,geralmente seus inscritos e seguidores.Hoje o termo extrapolou o YouTube e se refere a qualquer outra mídia,desde Facebook e Instagram.

A cultura do cancelamento e as fakes news também foram um efeito da democratização das filmagens caseiras no meio digital.Algumas pessoas mal intencionadas publicam vídeos cujo conteúdo é enganoso,parcial ou ofensivo.O cancelamento também é um efeito sobre as pessoas influenciadoras que de algum modo exercem um comportamento reprovável perante a sociedade ou o meio digital .


Assista então ao primeiro vídeo do YouTube no qual um de seus fundadores,o próprio Jawed Karim deste artigo, estrelou.👇



LEIA TAMBÉM

O Nascimento da Internet-Como tudo começou?

Do Império Romano à invasão do Iraque-A Explosão das Fake News

Mensagens Subliminares em Filmes e Brinquedos Infantis-Verdade ou só Mito?

domingo, 7 de março de 2021

A Incrível e emocionante História do escravo cego fenômeno da Música-Conheça quem foi 'Tom Cego'

 A história de escravos africanos que conseguiram em vida reconhecimento por suas habilidades fora da dura vida do trabalho forçado são raras e muitas vezes desconhecidas do grande público.E não foi diferente com Thomas Wiggins,o Tom Cego,um jovem escravo autista que se tornou célebre em sua época por um gênio que poucos acreditariam que ele teria:o talento para música.Hoje vamos conhecer mais de sua vida e história pessoal que inspirariam muitos filmes e livros.


A descoberta de seu Dom

Nascido escravizado em 1849,Thomas Wiggins como foi batizado no início,foi vendido junto com seus pais ao proprietário de terras e general James Neil Bethune no qual foi rebatizado de Thomas Bethune.Na época a psiquiatria e psicologia ainda estavam dando seus primeiros passos e hoje Tom,como ficou conhecido depois,seria diagnosticado como autista.Durante sua infância perambulava pelas plantações sem demonstrar interesse pelo duro e penoso trabalho dos outros escravizados. Embora esse comportamento fosse reprovado pelos senhores de escravos devido a sua condição especial ele foi aceito na casa.

Consta que quando ainda era uma criança, e proibido de qualquer educação formal e instrução ,começou a mostrar sinais de interesse por música ao ouvir as filhas de seu senhor tocarem piano.Foi assim que aos poucos se introduzia na casa para ouvi-las tocando e por intuição começou a desenvolver habilidades no instrumento.Vendo o interesse e o dom do menino escravo as próprias filhas permitiam que ele usasse o piano da casa. Já aos inacreditáveis 5 anos de idade compunha sua primeira obra: A Tempestade,baseada numa grande chuva que ouviu durante um dia.

Todas as impressões que tinham usando seus outros sentidos como a audição principalmente eram usadas nas suas obras.Foi assim que James Bethune,seu ''proprietário'' resolveu por transferi-lo da senzala para um quarto com piano em sua casa.

Sua determinação para a música era tamanha que todos os sons como dos corvos da plantação ao gorjear dos passarinhos se transformavam em notas que tentava reproduzir arrastando cadeiras no assoalho ou batendo em potes.

Tom e seu 'dono' ,o general James


Carreira musical


Com seu talento descoberto,seu dono assume o posto de agente e empresário lançando-o em diversos teatros para suas apresentações musicais.Os teatros eram grandes locais de cultura no século XIX onde haviam apresentações de diversas categorias não somente peças convencionais com atores.Tom Cego que a essa altura já estava conhecido passou a se exibir em diversos estados do país,sempre acompanhado de seu tutor e empresário que passou a ser uma pessoa indicada pelo seu proprietário.



No auge de suas exibições Tom tocava até 4 vezes ao dia e rendeu até 100 mil dólares em um ano para seu proprietário e agentes que em cifras atualizadas passariam de 1,5 milhões de dólares.Esses resultados seriam suficientes para colocar Tom Cego como um dos mais bem-pagos pianistas de sua época ao nível dos reconhecidos gênios europeus contemporâneos.Em toda sua carreira estima-se que fez 700 mil dólares para seu dono ou quase 10 milhões de dólares atuais enriquecendo ainda o velho general fazendeiro da Geórgia.

Tom foi o primeiro afro-americano a tocar em plena Casa Branca,a sede do poder do país em 1860.

Da genialidade ao esquecimento

Devido a sua condição de escravizado e também com o fato de ser autista o talento de Tom não surtia efeitos para si próprio pois não era responsável pelo dinheiro que ganhava e tampouco podia usufruir do respeito que inspirava.A exemplo do que acontecia no Brasil com os chamados ''escravos-de-ganho'' que eram usados por seus donos para serem alugados ou terem algum talento explorado,Tom nada ou quase nada ganhava com seu dom.

Suas apresentações também começaram a minguar depois de um batalha na justiça por sua guarda travada entre seu primeiro dono James e sua esposa Eliza que ficou com sua tutela.A saúde de Tom também mostrava sinais de problemas e sofreu um derrame aos 55 anos em 1904 que o teria deixado parcialmente paralítico.O segundo derrame em 1908 seria fulminante levando-o ao óbito.

Durante sua vida e analisado por um médico ele chegou a ser diagnosticado com non compos mentis,um termo antigo e hoje desusado que significa 'mente não sadia' devido ao autismo.Hoje este autismo seria conhecido como savant uma pessoa com altas habilidades mas com algum tipo de dificuldade de percepção da realidade e sociabilidade .Ele somente falava em 3ª pessoa sobre si próprio em suas exibições e repetia o que seus empresários diziam sobre ele no passado quando seu show iria começar.

Tom tinha altas habilidades na música sendo um autodidata prodígio que compôs milhares de peças musicais que foram reproduzidas anos depois embora tenham aos poucos sendo ignoradas e esquecidas.



LEIA TAMBÉM

O Estranho caso de Joseph Merrick,o Homem Elefante-Entre a Miséria e a Solidão

A Misteriosa vida e Obra de Edgar Allan Poe além dos livros

Abraham Lincoln-O Presidente que mudou para Sempre a história Americana