De acordo com as Ciências Humanas a cultura é toda 'intervenção' humana feita no ambiente natural. Isso vale para as cidades,automóveis, estradas, tecnologia. Uma cidade modifica a Natureza introduzindo prédios, ruas, iluminação,lojas e toda uma rede de serviços e construções que não estavam ali quando chegamos no planeta,tudo precisou ser construído ao longo de milhares de anos. No entanto a Natureza tem a capacidade de retomar para ela o seu espaço físico quando objetos,casas ou qualquer outra coisa feita pelo homem é abandonada,perdida ou destruída.
Aqui vamos ver como a Natureza age nesses casos onde o ser humano deixa para trás aquilo que ele fez e foi abandonado ou perdido por vários motivos, alguns bem trágicos e outros bem inusitados.
Para abrir essa postagem vemos o que Natureza pode fazer conosco..
1-A Bicicleta na Árvore de Vashon Island em Washinston (Estados Unidos)
A imagem da bicicleta que foi 'engolida' pela árvore e se tornou um ícone da força da Natureza é real e está em Washington nos EUA. Pelo fato da foto ter viralizado há alguns anos muitas histórias tem sido contadas sobre ela. Uma que se tornou a mais conhecida é justamente sobre a 1ª Guerra Mundial. Segundo essa versão um rapaz em 1914,início da 1ª Guerra, teria deixado a bicicleta para lutar no conflito onde veio morrer. Com o passar dos anos a árvore cresceu 'engolindo' a bicicleta já que o rapaz nunca mais voltou.
Essa dramática e heróica história é a versão mais conhecida e por isso mesmo a mais difundida em diversos sites que divulgam a imagem dando um ar de filme. No entanto a história real é menos emocionante já que o dono da bicicleta ao ganhá-la de presente não teria gostado pois era pequena e de pneus sólidos que dificultavam os movimentos e por isso a abandonou ao pé da árvore que cresceu ao ponto de absorvê-la. Essa versão foi divulgada pelo jornal da cidade o Vashon Beachcomber em dezembro de 2009 que investigou o caso. O menino na época Don Puz a abandonou e nunca mais voltou ao local.
|
A Bicicleta de Vashon Island em Washington
|
|
A árvore 'engoliu' a bicicleta numa cena bem inusitada |
2- A cidade-fantasma de Pripyat na Ucrânia
Em 1986,ainda no território da União Soviética, o maior acidente nuclear da história acontecia na central de Chernobil,reator número 4. A emissão de radiação contaminou uma grande área da Europa Oriental causando mortes diretas e indiretas por seus efeitos. Historiadores comentam que o desastre de Chernobil ajudou a potencializar o fim da União Soviética em 1991. A cidade de Pripyat era dormitório dos funcionários da Usina e suas famílias. Com o desastre um plano de evacuação monumental conseguiu retirar em cerca de 1 semana dezenas de milhares de pessoas. O que sobrou da cidade,que ficará desabitada por no mínimo 400 anos, podemos ver nas imagens abaixo.
|
Em primeiro plano o shopping da cidade com arredores abandonados e sem presença humana |
|
A evacuação total da cidade criou um 'clima' desolado onde as pessoas tiveram de abandonar suas vidas literalmente de uma hora para outra. |
|
O parque de diversões da cidade mal chegou a ser inaugurado. A vegetação vai tomando conta do local com os brinquedos enferrujados aos poucos. |
● Uma postagem técnica completa sobre o
Desastre de Chernobil já foi publicado no blog, aproveite e
clique aqui para lê-la.
3- A Lagoa Truk- Naufrágio da 2ª Guerra Mundial
A lagoa Truk na Micronésia,uma região isolada do Oceano Pacífico,é cercada de belas águas e uma visão paradisíaca da Natureza. A região ficou até mesmo conhecida por conta dos programas de TV do lendário mergulhador francês Jacques Cousteau nos anos 1970. No entanto mesmo nesse cenário de férias tropicais durante a 2ª Guerra Mundial(1939-1945) a área foi ocupada pelas forças militares do Japão. A região era excelente para a estratégia de guerra pois servia de porto para seus navios, além de oficinas de reparos,armazéns de combustível e recursos para suas forças. Era uma base militar avançada.
Porém o maior inimigo dos japoneses na área ,os EUA, efetivou um grande ataque contra essas instalações japonesas em 1944 destruindo-as quase por completo na guerra.A história desta operação é longa e não será contada aqui mas pode ser encontrada em pesquisa na internet como Operação Hailstone. Parte do que sobrou hoje descansa no fundo do mar e vêm sendo reivindicado pela Natureza.
|
Nem mesmo os tanques de guerra são fortes o suficiente para sobreviver décadas submersos no leito do oceano. Vida marinha se fixa em sua superfície consumindo-os aos poucos. |
|
Peça de artilharia |
|
Os efeitos do tempo sobre os veículos construídos pelo ser humano |
|
Veículo japonês dos anos 1930 submerso e sofrendo as avarias da água do mar
|
4-Cinema no Deserto
O Egito é conhecido como a Terra dos Faraós desde o famoso Tutancâmon quanto Ramsés II-O Grande.Seus tesouros e histórias são um prato cheio para historiadores,arqueólogos e roteiristas de cinema. O Egito também é conhecido por ser um local árido e quente devido ao Deserto do Saara. Porém mesmo nesse ambiente e ao ar livre foi construído um cinema.
Localizado na Península do Sinai,local de graves conflitos entre árabes e israelenses,um francês teve a ideia de construí-lo pagando o negócio. Os geradores foram enviados do Cairo mas foram sabotados pela população local que não reagiu bem à chegada desse cinema na região.
Nunca nenhum filme chegou a ser exibido no cinema sendo somente um elefante branco situado em um lugar inóspito enfeitando a paisagem. As poltronas à céu aberto marcam estranhamente onde deveria funcionar uma diversão para os corajosos e aventureiros que se arriscassem no deserto.Hoje tudo está à própria sorte nas areias do Saara.
|
Fileiras |
|
Localização do cinema no Google Maps, notável o isolamento do lugar! |
|
Visão dos assentos com as montanhas ao fundo tomadas pelas areias do deserto |
Bônus- Casa Abandonada na Mata
O objetivo de exibir esta última foto é justamente por sua simplicidade e principalmente pelo seu anonimato. De acordo com uma pesquisa ela ficaria no estado do Paraná e somente isso. Seus moradores e o motivo do abandono permanecem um mistério que a pesquisa não foi capaz de revelar devido a falta de informação.
Com o passar dos anos o mato vai tomando conta na construção penetrando nas paredes,telhado enfraquecendo ainda mais a estrutura sem manutenção levando ao desabamento. Pelo Brasil e até ao longo das estradas é possível ver muitas construções e casas abandonadas como essa onde aos poucos a Natureza retoma seu lugar...
LEIA TAMBÉM: