Travis em sua jaula |
Conteúdo pode Chocar-Cuidado em Continuar!
Charla a vítima com o primata ainda filhote |
Sandra,a dona do macaco,com este |
O rosto transplantado da vítima do ataque |
Travis em sua jaula |
Charla a vítima com o primata ainda filhote |
Sandra,a dona do macaco,com este |
O rosto transplantado da vítima do ataque |
Nosso mundo é rodeado de curiosidades,lendas urbanas e contos populares que convivemos sem saber de onde vieram e por que existem.Hoje vamos abordar alguns deles para entender seu significado oculto que guarda histórias inacreditáveis.
Qual a origem da palavra 'obrigado'?
É comum na nossa língua portuguesa em situações de agradecimento usarmos a palavra 'obrigado',nada mais natural que agradecermos um gesto,serviço,benção ou que for que nos faça algum bem.Mas nunca paramos para pensar de onde vem o significado desta importante palavra que é um sinal de bons modos e educação com o nosso próximo.
Embora com certa contradição: a palavra 'obrigado' em seu sentido original significa exatamente que a pessoa está obrigada a fazer uma retribuição em troca de um favor recebido por outra pessoa.Na etimologia,a origem linguística e histórica das palavras,obrigado vem do latim antigo obligare que significa : ficar atrelado,ligar-se.Ou seja a pessoa realmente ficava forçada a ter de retribuir o favor.Hoje por outro lado a palavra obrigado é justamente o oposto e demonstrado quando se sentimos agradecidos gratuitamente.
Na língua portuguesa a palavra obrigado devido ao uso se transformou em uma interjeição embora como adjetivo obedeça as regras de concordância de gênero com homens dizendo obrigado e mulheres obrigada.
Por que o Brasil é considerado o 'país do futebol'?
Na verdade não existe um consenso definitivo de quando passamos a ser conhecidos assim.Foi um termo que caiu no gosto do povo se transformando numa característica cultural marcante do brasileiro.Hoje com 5 títulos mundiais fomos sagrados defitivamente como país do futebol.
Contudo há indícios de historiadores e sociólogos que o termo começou a ser empregado na copa de 1970 que gerou extrema festa em todo o país com canções características lembradas até hoje como a de Miguel Gustavo em Para Frente Brasil. Esta canção se tornou um hino da própria seleção brasileira de futebol cantada nas ruas e rádios da época consagrando uma unidade nacional voltada ao esporte.O governo da época na figura do general-presidente Emílio Médici se apropriou do clima de união para incentivar as festividades do tricampeonato mundial.
Embora o futebol tenha chegado ao Brasil no final do século XIX com Charles Miller e tenha passado por muitas regras e reformulações saindo da elite rica para as comunidades carentes revelando grandes astros tudo foi um longo caminho.O Brasil hoje é reconhecido mundialmente pelo futebol como esporte nacional e muitas campanhas sociais públicas e privadas são mobilizadas em torno deste esporte sobretudo em áreas mais carentes do país.
Brasil vence a copa de 1970 e admite-se a partir daí ser conhecido como país do futebol |
LEIA TAMBÉM
● Entendendo Alguns mitos,curiosidades e Contos populares-Parte 1
● Entendendo o Triângulo das Bermudas-O que sabemos sobre ele de Verdade?
A evolução dos seres humanos sempre foi alvo de muita polêmica desde a publicação revolucionária do livro 'As Origens das Espécies' de Charles Darwin.Livro fundamental para entender a evolução de todas as formas de vida do planeta incluindo nós mesmos.Enfrentando a tendência religiosa de desacreditar sua teoria muitas foram as críticas contra a evolução das espécies.No entanto um incidente inédito alteraria a favor da evolução as coisas.
Homem de Piltdown |
O famoso e reconhecido elo perdido havia sido descoberto em uma escavação de uma mina e agora a prova definitiva que os seres humanos eram 'parentes' diretos dos macacos estava lançada.Porém nem tudo foi o que parece.
A Descoberta Incrível de um 'Elo Perdido' único Mudando a história
O elo perdido em questão tratava se de um crânio com aparência humana e simiesca,ou seja um homem-macaco na linguagem da época.Sua mandíbula era muito maior do que os seres humanos modernos,homo sapiens sapiens.Esse fato jogava uma luz ainda mais brilhante sobre a evolução das espécies de Darwin pois confirmava o parentesco com os primatas superiores,a saber,gorilas,chimpanzés e orangotangos.De acordo com estudiosos da época o fóssil devia ter entre 200 a 500 mil anos colocando-o como contemporâneo dos homo erectus.
Charles Dawson mostrando sua descoberta a um comitê |
Para o Império Britânico ter um fóssil tão antigo era uma conquista científica que o colocava na frente de franceses e alemães.Até aquela época eram poucos os achados de fósseis de hominídeos e portanto seu estudo era muito raso por isso mesmo o Homem de Piltdown se manteve como real.Haviam sido descobertos neandertais na Alemanha e Cro-Magnon na França,porém nenhum deles com 500 mil anos.
Seu descobridor havia sido Charles Dawson,um arqueólogo amador que escavava em uma mina de cascalho na cidade inglesa de Sussex na localidade Piltdown em dezembro de 1912.Embora houvesse uma certa disputa científica entre nações da Europa as dúvidas levantadas por alemães e franceses já pareciam bem lúcidas e verdadeiras sobre a autenticidade do fóssil.
Homo Erectus |
Darwin versus Dawson
Darwin havia sido muito questionado porque não existiam fósseis de transição entre seres humanos e primatas na época de sua teoria.Esse fato era muito debatido e sobretudo a ala religiosa da ciência na época usava este artifício para desacreditá-lo.É fato que os fósseis de hominídeos,ancestrais dos seres humanos,eram extremamente raros no século XIX e sua grande maioria foi somente descoberta no século XX.
Por causa de fatos como esse que os céticos da evolução insistiam em duvidar dela.Contudo com a revelação surpreendente do novo fóssil tudo parecia mudar.Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres ficaram atônitos e maravilhados com o achado.A teoria da Evolução havia sido comprovada e era o Império Britânico detentor do título de ter o europeu mais velho do continente.
Como dito acima desde o início o novo fóssil cujo nome científico era eoantrophus dawsoni, havia despertado suspeitas.Nomes grandes da ciência na época como Arthur Keith biólogo que revolucionou o aprendizado sobre primatas e evolução havia observado erros no fóssil.Os dentes molares não se encaixavam na anatomia da mandíbula impedindo sua mastigação.Havia indícios que os dentes foram lixados para se parecerem com humanos modernos.
Charles Dawson,o criador da Fraude |
Até o final dos anos 1940 as pesquisas sobre evolução e fósseis eram muito rasas devido às técnicas rudimentares de datação destes.Ainda não havia sido descoberto o teste de carbono 14 por esse motivo também a farsa do Elo Perdido conseguiu durar tanto tempo.Porém em 1953 pesquisadores do Museu Britânico realizaram testes físicos modernos e com mais tecnologia no fóssil.
Foram constatados que o crânio era humano com mandíbula de orangotango.A parte humana tinha cerca de 620 anos de idade enquanto a de primata com 500 anos além de um dente de chimpanzé.Charles Dawson foi o idealizador desta fraude científica para ficar famoso e dar status científico ao nacionalismo inglês da época para sair na frente de seus concorrentes franceses e alemães.
Dawson havia montado o crânio e para torná-lo mais antigo e único aos olhos de pesquisadores o tratou com dicromato de potássio lançando esta incrível fraude à imprensa.É sabido também que ele montou com certeza vários outros itens e que estes estão guardados no Museu de História Natural de Londres.
LEIA TAMBÉM
● O Homem veio do Macaco!?Desconstruindo um Mito-Artigo
● Já ouviu falar do 'Julgamento do Macaco'? O dia em que a Teoria da Evolução virou caso de Polícia