terça-feira, 22 de junho de 2021

Considerações sobre Livros e histórias de Terror e Suspense

 O termo gótico é aplicado ao gênero que reconhece o terror e suspense como assunto de suas histórias.Podem ser livros,filmes,peças de teatro,HQ's embora seja mais reconhecida no mundo das letras.Tudo que evoca o gótico em muitos casos causa espanto e medo já que seu objetivo é impressionar os sentidos das pessoas.



Castelos mal-assombrados e Bruxas

Consta que o gênero gótico começou ainda no século XVIII num livro intitulado O Castelo de Otranto de Horace Walpole mostrando a história de uma força sobrenatural agindo sobre um caso de ciúmes num rico nobre daquela época.E é mesmo por essas vertentes que giram as histórias de terror e suspense explorando assassinos,vampiros,monstros e fantasmas fortalecendo o imaginário do público.

No século XIX que chamamos de oitocentista ou século da Ciência,devido aos incríveis avanços científicos da época,as histórias desse gênero se tornaram cada vez mais populares.Não eram todas as pessoas que sabiam ler e escrever neste período,já que era uma capacidade relegada aos mais ricos da população que podiam pagar escolas e preceptores(as).

No Brasil da época estávamos no gênero romantismo e parnasianismo enquanto leituras de livros estrangeiros era acessível como uma mera curiosidade.Edgar Allan Poe e Bram Stoker eram escritores que tornaram o suspense e terror mais conhecidos.



Livros e contos como O Gato Preto,Berenice e O Poço e o Pêndulo de Allan Poe exploram o inconsciente humano numa época sem psicologia e psiquiatria.O confronto entre o medo e os dilemas morais que seus personagens sentiam diante de situações de ameaças de morte.A dor causada pela perda da mulher amada também foram temas recorrentes em obras de Allan Poe que exploravam a natureza sobrenatural desta situação.Tais livros citados podem servir como sugestões de leitura(fica a dica!).

Histórias de Vampiros

Drácula do escritor irlandês Bram Stoker imortalizou e popularizou a figura dos vampiros.Os seres folclóricos mortos-vivos que sugam o sangue dos vivos em busca de vida e juventude.Stoker passou anos estudando as lendas de vampiros da Europa do Leste usando sua experiência de jornalista profissional.

Os estereótipos sobre vampiros que existem até hoje como homens ricos e sedutores persistem por causa dessa obra.Stoker nunca esteve na Romênia embora esse fato não abale sua extensiva pesquisa sobre os fenômenos envolvendo os supostos vampiros.

Retrato de Vlad Tepes-Inspiração para Drácula


Desenhos animados e filmes que foram produzidos com esse tema ainda tem em sua essência a criação do Drácula.Um homem capaz de se transformar em animais como um morcego ou um lobo feroz.Stoker usou como referência ,além das lendas de vampiros,o personagem real da Romênia:Vlad Tepes.Um nobre romeno que ajudou a combater os turcos otomanos em sua invasão à Europa no século XV e que hoje é considerado um anti-herói nacional.

Anti-herói por que além de combater os turcos muçulmanos defendendo a cristandade como ficou alegado na historiografia,ele também agia com crueldade contra seus conterrâneos.

Vlad pertencia à nobreza da Valáquia,região nordeste da Romênia, e à uma ordem secreta de cavaleiros tendo como hábito intimidador no campo de batalha:empalar seus inimigos.Empalar significava transpassar uma longa estaca pelo corpo do inimigo do ânus até a boca fincando-o ao chão.Vlad para demonstrar sua arrogância jantava entre os mortos que empalava como forma de intimidar seus inimigos turcos.Praticava também atrocidades similares contra seus próprios conterrâneos romenos como matar mulheres,crianças e homens inocentes em chacinas.

Xilogravura mostrando Vlad jantando entre seus inimigos 'empalados'


Um personagem real e histórico tão intimidador e cruel como esse suscitava a imaginação do jovem escritor Bram que o usou como uma referência na hora de conceber seu célebre vampiro no ano de 1898.

LEIA TAMBÉM

A Popularidade do gênero de Terror na cultura-Sua história e repercussão na Sociedade(Artigo Completo)

A Misteriosa vida e Obra de Edgar Allan Poe além dos Livros

Já ouviu falar em Circo dos Horrores?Conheça mais sobre esse antigo Show de Aberrações Humanas

domingo, 20 de junho de 2021

Qual o destino da Humanidade? Estamos predestinados a evoluir ou se destruir?

 Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça então continue a leitura pois é exatamente sobre o futuro da humanidade que este artigo vai comentar.O que poderemos esperar dos avanços da tecnologia,genética,aquecimento global e da ética humana em gerir tais avanços e retrocessos?O planeta Terra e a humanidade passou por muitas transformações mas a pergunta que ultrapassa a questão filosófica e religiosa de 'para onde vamos?' persiste para nós.Vamos lá!



Tecnologia:Vilã e Aliada

Se existe um fator de transformação da sociedade este sem dúvida é tecnologia.A capacidade de transformarmos a natureza ao nosso redor em qualquer coisa útil para o nosso 'progresso' cultural.Até mesmo a conversão de uma pedra em uma lâmina para cortar raízes e galhos na pré-história é chamada de tecnologia pois converteu um recurso da natureza em alguma coisa útil e revolucionária.



Na era moderna ultrapassamos de longe a pedra lascada e conseguimos tanques de guerra,armas nucleares,medicamentos e vacinas,tecidos à prova de bala e uma infinidade de confortos que a tecnologia nos trouxe.Acompanhado disso veio também os efeitos colaterais como o aumento da poluição,aumento da letalidade nas guerras e da distância entre ricos e pobres do terceiro mundo por exemplo.

Até mesmo a engenharia genética-uma área recente criada pela ciência-já tem uma parcela de perigo a oferecer ao mundo com a criação de super-vírus e de 'crianças de proveta' que podem ter suas características físicas escolhidas por seus pais.Os bancos de inseminação dos países nórdicos são os mais procurados do mundo para aquelas que querem ter filhos de proveta e contam com recursos financeiros muito altos por exemplo.





A engenharia genética também é capaz de criar super-bactérias e vírus mortais que podem cair nas mãos de terroristas, mesmo que seja uma possibilidade remota imaginada por filmes e teorias da conspiração.O próprio Covid-19,responsável pela pandemia do coronavírus, passa por isso sendo escrutinado como uma criação de laboratório que teria escapado e contaminado o planeta.

Houve casos no passado da antiga União Soviética do laboratório secreto de pesquisas biológicas Biopreparat responsável por um acidente que poderia ter disseminado uma grave epidemia ao redor do mundo.Tal acidente como o de Chernobil foi mantido oculto até seus efeitos se tornarem visíveis na imprensa e no mundo.

Filhos sob medida

Na história os exemplos são muitos de pais que escolhem os seus filhos por características físicas específicas.Os gregos antigos matavam seus filhos com alguma deformidade física enquanto os nazistas na era moderna tentavam escolher crianças arianas 'perfeitas' para serem geradas pelas mulheres alemãs.A ética na engenharia genética,no caso a eugenia,assim como na ciência que foi desacreditada após a revelação dos crimes da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial voltam a baila.

Estudos de mapeamento genético e clonagem humana sempre enfrentam críticos na religião e moral que afirmam se tratar de uma obra que somente Deus pode escolher ou deixando para a Natureza decidir.Alguns cientistas importantes como James Watson,um dos pais do DNA e Nobel,já afirmou em 1997 que se uma mãe for capaz de saber que seu filho seria homossexual esta poderia abortá-lo.Todas essas questões levantam e esquentam ainda mais o debate sobre se a genética deve interferir sobre pais e filhos.

Na literatura a reprodução humana sob medida também já foi tema de polêmica na obra distópica(que mostra uma realidade diferente da nossa) de Aldous Huxley-Admirável Mundo Novo.No livro as pessoas são criadas de acordo com características desejadas para exercer cargos de poder enquanto outros são criados e educados para serem subservientes dos primeiros. 

Aquecimento Global e Poluição

Se existe um assunto óbvio quando falamos de tecnologia a agenda do meio ambiente aparece.Embora os críticos do aquecimento global insistam que ele é resultado natural do planeta que não tem influência dos homens.É fato que desde a Revolução Industrial,o planeta já aumentou mais de 3 graus que apesar de parecer pouco em escala global é catastrófico.Contaminação do solo,mar e ar com rejeitos físicos e industriais de todo tipo começaram a fazer efeito nos 1970 com o crescente movimento ambientalista nas faculdades americanas.



O problema do terrorismo e da guerra biológica também são fatos contemporâneos presentes que podem gerar pânico à Humanidade.

Fugindo da Terra

Embora seja um tema muito comum na ficção científica a Terra se tornar um local inabitável ou ameaçado de destruição cientificamente falando tais hipóteses são possíveis.A guerra nuclear tão temida durante a Guerra Fria entre EUA e União Soviética poderia tornar inabitável parte do planeta sem necessariamente destruí-lo como era alarmado na época.Num futuro muito distante como já descrito pelo astrofísico Neil DeGrasse Tyson o fim do planeta Terra é uma realidade onde buscaremos refúgio em outros corpos do sistema solar como a Lua e Marte.



As constantes missões robóticas ao planeta vermelho preparariam o ambiente até a chegada dos primeiros humanos ao local num processo chamado de terraformação.Ou seja transformar Marte em um planeta habitável aos seres humanos como a Terra.Este processo levaria séculos de acordo com escritores de ficção científica e físicos embora teoricamente possível a longo prazo.Filmes sobre os primeiros homens em Marte assim como os primeiros a nascerem no planeta são lançados periodicamente nos cinemas como Perdido em Marte.

O astrônomo e divulgador de ciência Carl Sagan em sua série Cosmos  já imaginava que neste futuro sombrio da humanidade teríamos que procurar um novo lar e uma alternativa seriam naves espaciais.Estas funcionariam como mundos onde sucessivas gerações de pessoas nasceriam e morreriam além de ser autossuficiente em produção de comida e água viajando por centenas de anos até o próximo planeta habitável.



É um milagre da ficção científica ou uma fantasia ridícula?Talvez um dia saibamos.

Embora hajam muitos entraves que a tecnologia nos impõe,como os descritos acima, ainda assim sempre existiu formas de combater e superar os obstáculos criados por ela.Entramos em problemas éticos como clonagem humana e eugenia além da poluição constante da natureza que prejudica nossa qualidade de vida.Vivemos mais e melhor do que o homem pré-histórico que não passava dos 20 anos de idade assim como os 40 da Idade Média.Não precisamos mais de cavalos para nos deslocar até nossas casas assim como temos antibióticos para combater doenças graves.

De fato,a vida do ser humano melhorou com os avanços trazidos pela tecnologia em suas diversas fontes.Não é uma profecia ou destino a humanidade rumar para sua própria destruição já que equilibramos os contras com os 'prós' mas fica uma reflexão importante sobre como tratamos o planeta e a si próprios.

LEIA TAMBÉM

O Apocalipse segundo a Ciência-A Morte do Sol

●  A Catástrofe nuclear de Chernobil

●  O Lado obscuro da Revolução Industrial

domingo, 13 de junho de 2021

Entendendo o caso Roswell-O Maior da ufologia mundial

 Se existe um caso de extraterrestres que ficou famoso e mundialmente conhecido esse é o caso de Roswell.Uma base no estado americano de Nevada entraria para os anais da ufologia a partir daquele dia:a Área 51.Todos esses elementos interligados formam a história de uma espaçonave alien capturada pelo exército americano e mantida em segredo nessa misteriosa base militar.Depois disso a história é lenda..



A Queda do objeto misterioso

Toda grande lenda começa com um grande fato,Roswell era um simples vilarejo nos confins do estado do Novo México que recebeu a queda de um OVNI.Um disco-voador para ser mais didático pois era exatamente essa a forma da suposta espaçonave que caiu na Terra em julho de 1947.Essa descrição foi feita por testemunhas que estiveram no local do acidente e viram os destroços do suposto disco-voador.Assim foi registrado em livros e até mesmo nos jornais da época.

No dia 8 de julho de 1947 um informe da imprensa local publicou que a Força Aérea havia admitido a existência do disco-voador e sua queda e recolhimento.Muitos pedaços e destroços já haviam sido coletados por moradores locais que haviam-nos descoberto. Até mesmo na cidade vizinha de Corona esses destroços já estavam circulando de mão em mão.

O gabinete do xerife da época recebeu a notícia com ceticismo ao encontrar o fazendeiro William Brazer,reconhecidamente a primeira pessoa a ver e tocar nos supostos destroços da espaçonave,na sua frente.Os jornais foram bem claros em noticiar que se tratava de fato de um disco-voador que havia caído naquele dia 3 de julho de 1947,a data provável da queda.

Os jornais da época ofereceram uma recompensa em milhares de dólares por mais informações e fragmentos que pudessem estampar a primeira capa de suas manchetes se tornando um grande furo de reportagem.

Consta que homens a serviço do governo americano  estiveram no local entrevistando moradores e coletando provas.Um major chamado Jesse Marcel teria levado para sua própria casa restos do que seriam o disco-voador.

Jornal aludindo claramente a um 'disco-voador' capturado pela Força Aérea na primeira capa


Os fragmentos dele foram recolhidos e levados pelo governo que teriam até mesmo encontrado o tripulante alien,já morto,em algumas versões do incidente seriam mais de um tripulante e naves.Este extraterrestre morto foi levado para estudos de sua anatomia e genética e um vídeo divulgado em 1995 pelo canal Fox mostraria sua necropsia,mas essa é outra história para outra postagem.

Para você que se interessa pela Ufologia,que estuda incidentes como esse,leia a postagem sobre o assunto publicada aqui pelo site clicando aqui. 👈

A Reviravolta

O caso começa a ganhar o folclore mundial da ufologia quando a Força Aérea começa a desmentir o incidente que havia primeiramente afirmado como verídico.No dia seguinte à declaração oficial o governo desmente o incidente afirmando o achado ser somente um balão meteorológico.Os fragmentos encontrados iriam de acordo com essa linha de pesquisa.

Jesse Marcel


Mas o que deixou muitos pesquisadores perplexos foi justamente o fato de voltar atrás.Como oficiais e militares treinados não souberam identificar um balão meteorológico de um OVNI?Muitos pesquisadores em livros publicados muitas décadas depois desse incidente fizeram a mesma pergunta.

Também estava na baila que o objeto recuperado se tratava de um projeto secreto do governo que era responsável por detectar testes nucleares dos soviéticos.Seria então um aparelho muito avançado e desconhecido do público da época somente identificado por cientistas treinados e por isso mesmo foi confundido como um OVNI vindo do espaço sideral.

É importante ressaltar que em 1947 o mundo estava em plena Guerra Fria-o conflito ideológico e político entre EUA e União Soviética-e a espionagem militar era uma regra comum aos 2 países.

'Tem caroço nesse angu'?

Mais de 70 anos depois do incidente alguns pesquisadores insistem em continuar com a conspiração do governo que teria 'encobrido' o caso e escondido aliens em sua base secreta.Como dito no início do texto,a base conhecida Área 51 TERIA sido construída por causa desse incidente e a tecnologia estudada dos discos-voadores acidentados utilizada pelo governo.Esse aproveitamento de tecnologia é chamado de tecnologia reversa quando se apropriamos de um artefato inimigo ou desconhecido a nosso favor.

Entusiastas da ufologia afirmam que o raio laser teria sido uma 'invenção' vindo dessa tecnologia reversa embora já fosse citada em textos de literatura do século XIX do escritor inglês H.G.Wells.



Guerra Fria


O próprio major da Força Aérea indicado para liderar o caso quando este aconteceu,Jesse Marcel,tem sido alvo de suspeitas pois teria revelado em entrevistas e conversas com amigos íntimos muito tempo após que os fragmentos eram mesmo de um disco-voador.Ele havia sido designado como oficial de inteligência no caso para iniciar as investigações.

Philip Mantle,um ufólogo,afirmou que em informações declaradas de um amigo que conheceu pessoalmente Marcel,este admitiu que havia guardado pedaços do OVNI em sua casa e que tudo passou de uma conspiração do governo para acobertar o caso sobre os aliens.



Verdade ou não esta versão recente sobre este caso é repleta de histórias e argumentos de 'segunda mão' bem distante da fonte original que estava envolvida diretamente no caso e por isso passa por muitas modificações.

O Projeto Mogul foi cogitado como sendo causa da confusão desse incidente pois teria revelado um artefato militar secreto ao público e imprensa como o balão de detecção de radiação descrito mais acima,muito mais complexo que um simples balão meteorológico.Estes tinham instruções bem claras sobre sua devolução caso fossem recuperados por civis.

O canal Discovery também publicou uma teoria de que tudo não passava de um artefato soviético espião e que para evitar uma crise militar-diplomática teria sido admitido um disco-voador.

LEIA  TAMBÉM

Eram os deuses Astronautas?Desvendando e discutindo essa Teoria

A Mutilação de Gado-Você conhece esse estranho Fenômeno Moderno?

Qual a verdade por trás dos Anunnakis?E por que dizem que eles 'criaram' os seres humanos?

domingo, 6 de junho de 2021

O Início do Universo-Tudo que você ainda não sabia sobre o ''Big Bang''


Big Bang ou traduzinho para o português de ''Grande Explosão'' de acordo com alguns físicos ela teria ocorrido há cerca de 13,7 bilhões de anos numa grande massa misturada de energia.Tudo isso gerou o Universo que conhecemos hoje assim como todas as formas de vida incluindo nós seres humanos.

O Big Bang se tornou uma grande atração da ciência desde sua formulação que garantiu um lugar de destaque entre as teorias que explicam de onde veio o Universo o que antes era dominado predominantemente pelas explicações religiosas.




O Nascimento do Universo 

Segundo essa teoria foi um pequeno ponto chamado de singularidade,um ponto de densidade infinita de onde o Cosmos viera a ter nascido.Um ponto do tamanho de uma cabeça de alfinete onde cabia todo o Universo ainda na forma de energia pura sem partículas primordiais como prótons,nêutros e elétrons.

De acordo com a análise do Universo nos últimos tempos sobretudo com a revolução científica do século XVII as fronteiras tem se expandido.Trabalhos como o de Newton,Galileu,Kepler que ainda não falavam efetivamente em origem do Universo no entanto formularam a base para cientistas posteriores como Einstein,Lemâitre,Hubble entre outros a considerar as estrelas bem mais além do que antes se sabia se afastando ainda mais da religião como ciência.

O padre Lemâitre e Einstein



Lá vem as provas..

As galáxias tem se distanciado uma das outras a uma velocidade de 22 mil quilômetros por segundo o que em escalas astronômicas corresponderia que as galáxias se afastam apenas 1% em um intervalo de dezenas de milhões de anos.Discute-se inclusive a força para esse afastamento algo que os astrônomos chamam de ''energia escura'' como existência é apenas sugerida devido ao comportamento das galáxias entre si e que seria uma evidência da expansão do Universo.




No entanto onde a expansão do Universo nos levaria?Embora ainda estejamos falando da criação do Universo as teorias sobre seu fim também são bem prósperas na Cosmologia moderna.

As estrelas por exemplo são formadas de gás e poeira desde tempos remotos a humanidade se orienta e se apaixona sob as estrelas.Casais apaixonados falam palavras de amor debaixo delas ou também astrólogos de grandes monarcas viam nelas o prenúncio de alguma ''tragédia'' ou ''milagre''.

Há muitas provas da expansão do Universo que confirmam o Big Bang.O astrônomo americano Edwin Hubble descobriu o desvio para o vermelho nas emissões das luzes das estrelas e galáxias que chegam até a terra.Sim,saber que a luz emitida se transforma no espectro vermelho é conhecido como efeito Doppler.É simples de entender esse efeito:quando a luz se 'estica' como um elástico no espaço ela se transforma em vermelho mas quando ela é comprimida ou seja suas partículas ficam muito juntas ela se torna azul.Por isso mesmo sabemos que as partículas de luz de estrelas distantes estão se afastando de nós,pois as partículas que as compõem estão se afastando e ficando vermelhas.

Telescópio espacial Hubble fez importantes descobertas sobre o Big Bang



Os primeiros físicos a propor esse modelo cosmológico estão o padre belga George Lemâitre por mais irônico do que possa parecer.Estudando teorias do próton primitivo que teria originado o Universo o padre chegou a conclusão do Big Bang cujas fórmulas ficaram a cargo do físico Alexander Friedmann.A ciência não é aquele bicho-de-sete-cabeças que muitas pessoas imaginam.

O Big Bang herdou esse nome das ideias do físico inglês Fred Hoyle que ironizando a teoria satirizou que de que o Big Bang seria a mesma coisa que um furação passar por um ferro-velho e montar um avião perfeito.Ironias à parte passados mais de 70 anos ela continua a mais convincente,razoável e certa teoria que explica as origens de tudo que conhecemos.




A Teoria do Big Bang embora ainda seja desacreditada pelas religiões que tem suas explicações próprias se tornou uma grande atração na cultura pop principalmente com a série The Big Bang Theory do canal Warner mostrando de forma jocosa o cotidiano de jovens nerds. 

LEIA TAMBÉM