O termo gótico é aplicado ao gênero que reconhece o terror e suspense como assunto de suas histórias.Podem ser livros,filmes,peças de teatro,HQ's embora seja mais reconhecida no mundo das letras.Tudo que evoca o gótico em muitos casos causa espanto e medo já que seu objetivo é impressionar os sentidos das pessoas.
Castelos mal-assombrados e Bruxas
Consta que o gênero gótico começou ainda no século XVIII num livro intitulado O Castelo de Otranto de Horace Walpole mostrando a história de uma força sobrenatural agindo sobre um caso de ciúmes num rico nobre daquela época.E é mesmo por essas vertentes que giram as histórias de terror e suspense explorando assassinos,vampiros,monstros e fantasmas fortalecendo o imaginário do público.
No século XIX que chamamos de oitocentista ou século da Ciência,devido aos incríveis avanços científicos da época,as histórias desse gênero se tornaram cada vez mais populares.Não eram todas as pessoas que sabiam ler e escrever neste período,já que era uma capacidade relegada aos mais ricos da população que podiam pagar escolas e preceptores(as).
No Brasil da época estávamos no gênero romantismo e parnasianismo enquanto leituras de livros estrangeiros era acessível como uma mera curiosidade.Edgar Allan Poe e Bram Stoker eram escritores que tornaram o suspense e terror mais conhecidos.
Livros e contos como O Gato Preto,Berenice e O Poço e o Pêndulo de Allan Poe exploram o inconsciente humano numa época sem psicologia e psiquiatria.O confronto entre o medo e os dilemas morais que seus personagens sentiam diante de situações de ameaças de morte.A dor causada pela perda da mulher amada também foram temas recorrentes em obras de Allan Poe que exploravam a natureza sobrenatural desta situação.Tais livros citados podem servir como sugestões de leitura(fica a dica!).
Histórias de Vampiros
Drácula do escritor irlandês Bram Stoker imortalizou e popularizou a figura dos vampiros.Os seres folclóricos mortos-vivos que sugam o sangue dos vivos em busca de vida e juventude.Stoker passou anos estudando as lendas de vampiros da Europa do Leste usando sua experiência de jornalista profissional.
Os estereótipos sobre vampiros que existem até hoje como homens ricos e sedutores persistem por causa dessa obra.Stoker nunca esteve na Romênia embora esse fato não abale sua extensiva pesquisa sobre os fenômenos envolvendo os supostos vampiros.
Retrato de Vlad Tepes-Inspiração para Drácula |
Desenhos animados e filmes que foram produzidos com esse tema ainda tem em sua essência a criação do Drácula.Um homem capaz de se transformar em animais como um morcego ou um lobo feroz.Stoker usou como referência ,além das lendas de vampiros,o personagem real da Romênia:Vlad Tepes.Um nobre romeno que ajudou a combater os turcos otomanos em sua invasão à Europa no século XV e que hoje é considerado um anti-herói nacional.
Anti-herói por que além de combater os turcos muçulmanos defendendo a cristandade como ficou alegado na historiografia,ele também agia com crueldade contra seus conterrâneos.
Vlad pertencia à nobreza da Valáquia,região nordeste da Romênia, e à uma ordem secreta de cavaleiros tendo como hábito intimidador no campo de batalha:empalar seus inimigos.Empalar significava transpassar uma longa estaca pelo corpo do inimigo do ânus até a boca fincando-o ao chão.Vlad para demonstrar sua arrogância jantava entre os mortos que empalava como forma de intimidar seus inimigos turcos.Praticava também atrocidades similares contra seus próprios conterrâneos romenos como matar mulheres,crianças e homens inocentes em chacinas.
Xilogravura mostrando Vlad jantando entre seus inimigos 'empalados' |
Um personagem real e histórico tão intimidador e cruel como esse suscitava a imaginação do jovem escritor Bram que o usou como uma referência na hora de conceber seu célebre vampiro no ano de 1898.
LEIA TAMBÉM
● A Misteriosa vida e Obra de Edgar Allan Poe além dos Livros
● Já ouviu falar em Circo dos Horrores?Conheça mais sobre esse antigo Show de Aberrações Humanas