quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Chocante Suicídio de frente às Câmeras de um Político Americano-Conheça a História de Robert 'Budd' Dwyer

 Robert ''Budd'' Dwyer foi um político americano acusado de corrupção durante o seu mandato de tesoureiro.Os EUA em sua história não colecionam casos famosos e de grande repercussão nacional envolvendo corrupção que acontece de forma isolada e específica diferente de países do Terceiro Mundo.Por isso mesmo o seu caso se tornou um fenômeno midiático na imprensa nacional e seu desfecho se transformou num escândalo diante das câmeras de TV no dia 22 de janeiro de 1987.

Robert Dwyer segundos antes de suicidar-se

Corrupção Made in U.S ...

Robert Dwyer como se tornou conhecido durante sua carreira de político foi deputado e senador pelo estado americano da Pensilvânia,um cargo muito importante que ele como professor afastado das salas de aula havia adquirido. Empossado pelo Partido Republicano fez carreira conquistando também o cargo de tesoureiro do estado que exerceria até sua morte.

As primeiras manobras de corrupção em seu mandato teriam começado no início da década de 1980 onde empresas privadas teriam ganhos contratos superfaturados em troca de propina ao então tesoureiro.O esquema foi descoberto pelo governador da Pensilvânia através de uma carta anônima entregando os atos corruptos direto em seu gabinete.Robert teria ganho 300 mil dólares de propina ao favorecer contratos de uma empresa cujo dono era seu conhecido John Torquato.

Robert e o presidente americano Gerald Ford,muito influente na política


Em 1986 com uma investigação aberta pelo próprio governador uma condenação por corrupção foi proferida contra Robert enquanto outros membros do partido republicano,também envolvidos no esquema,continuavam soltos pois seus nomes eram preservados.Houve uma tentativa da promotoria em fazer um acordo com Robert para este denunciar os outros envolvidos,fazer uma retratação pública e cumprir 5 anos de prisão.

Robert negou veementemente todas as acusações recebidas contra sua pessoa e insistiu na tese de que era inocente e que sofria grave perseguição política. Ao recusar o acordo oferecido pela promotoria do estado foi condenado a 55 anos de prisão e à devolução do dinheiro recebido de propina.O Partido Republicano o havia abandonado a essa altura devido à repercussão negativa do caso na imprensa nacional.Sua sentença seria executada pelo juíz Malcolm Muir no dia 23 de janeiro de 1987 e foi justo na véspera que o tesoureiro convoca uma grande coletiva de imprensa.

O Dia que virou história..

O dia 22 de janeiro de 1987 ficou marcado como aquele em que a entrevista coletiva iria acontecer logo pela manhã.A imprensa do estado estava reunida para acompanhar de perto o pronunciamento oficial de Robert que se esperava fazer uma retratação pública admitindo os crimes e pedindo desculpas aos cidadãos que haviam confiado nele.Tanto foi assim que ele mesmo havia dito que a coletiva seria para 'esclarecer o caso'.

Já consciente da condenação que o aguardava ele lê diante das câmeras uma longa carta em que assume sua suposta inocência rebate as acusações das quais é vítima e mostra sua indignação contra o sistema judicial americano que afirma ser injusto.A carta é longa e em uma busca na internet pode ser encontrada na íntegra.

Ao entregar 3 diferentes envelopes aos seus assessores onde continham uma carta de suicídio à esposa,uma doação de órgãos e uma carta ao governador em exercício retira um 4º envelope onde saca um revólver Magnum .357 de seu interior proferindo as seguintes palavras ''Aqueles que se ofendem com isso,que deixem a sala!''.

Gritos e súplicas para que a arma fosse baixada foram ouvidos vindos dos jornalistas que acompanhavam a fala enquanto outras pessoas tentavam se aproximar para dominar o homem armado.Em questão de segundos Robert se vira ao público afirmando ''para trás,essa coisa pode machucar alguém!'' disparando contra sua boca com seu corpo caindo no chão em uma grotesca poça de sangue.

👇Abaixo segue o vídeo da sua fala final diante das câmeras,o vídeo está em inglês sem legendas em português,mas é possível sentir a apreensão e o desespero que o momento final provoca na platéia.O VÍDEO NÃO MOSTRA O SUICÍDIO.Assista até o fim..



O que aconteceu depois..

Atônitos com o que acabavam de ver uma chamada para a polícia e uma ambulância foi efetuada enquanto o corpo do tesoureiro foi conduzido ao hospital,seus órgãos não foram doados como era sua vontade.O processo contra ele foi arquivado e sua condenação mantida mesmo com as constantes apelações de seus advogados que tentavam limpar seu nome mesmo após seu chocante suicídio televisionado.

Todos os juízes e cortes negaram até mesmo um novo julgamento enquanto sua esposa e filho mantiveram o direito de uma pensão do governo já que Robert Dwyer ainda era tesoureiro quando se suicidou,cargo que perderia no dia seguinte à sua morte.

Nos meios acadêmicos,como nas faculdades de jornalismo, o caso do seu suicídio é estudado psicologicamente como um fenômeno espontâneo onde jornalistas e editores precisam estar atentos e tomar decisões rápidas sob alto estresse.A cena não foi transmitida ao vivo mas repassada no mesmo dia editada com cortes no momento do tiro para evitar constrangimentos do público embora um canal tenha transmitido na íntegra toda a ocorrência escandalizando a imprensa.



Hoje este vídeo é arquivado e proibido de ser transmitido em rede nacional em canais oficiais por razões óbvias embora possa ser encontrado na internet.Seu caso rendeu também um documentário em 2010 chamado Um Homem Honesto mostrando uma versão que apoiava a inocência de Dwyer.


LEIA TAMBÉM

Abraham Lincoln- O Presidente que mudou para sempre a História Americana

O Velho e o Novo Populismo na América Latina

4 Crimes sem Solução que desafiam a Polícia

domingo, 7 de fevereiro de 2021

As antigas Propagandas que hoje Não seriam mais Aceitas-O Politicamente Incorreto do Marketing

As propagandas são sempre um reflexo dos tempos em que uma sociedade vive. Elas evoluem da mesma forma que a sociedade com leis ,tradições,hábitos e costumes sendo abandonados à medida que se desgastam.Foi assim com a escravidão negra,a independência feminina, as drogas que no passado eram liberadas e assim por diante como vamos conferir nos anúncios abaixo.

Pensando nisso as agências de marketing e marcas sempre promoveram uma ideia que divulgasse e vendesse por si própria mesmo que hoje em dia sejam de mal gosto e controversas como veremos a seguir.Nenhum canal de TV,rádio ou site publicariam as propagandas abaixo com sério risco de processos judiciais,banimentos e 'cancelamentos' da marca nas redes sociais.Vamos ver e entender um pouco deles agora!


Fumo e a saúde



Pode parecer absurdo mas no passado as propagandas de cigarro mostravam médicos fumando e oferecendo o produto aos seus pacientes/consumidores como um tipo de remédio e principalmente pela elegância.Era muito comum as estrelas dos filmes de Hollywood dos anos 1930 e 40 ricamente vestidas fumar como forma de ostentar poder e elegância.No cartaz abaixo um médico fumante aparece no anúncio ''Mais doutores fumam Camels que qualquer outro cigarro''!Acima um Papai-Noel símbolo do natal aparece fumando,um terrível exemplo para os dias de hoje.


Como seu dentista eu recomendaria Viceroy(marca do cigarro)diz a legenda do cartaz



Crianças em situações de risco

As leis de proteção da criança e do adolescente mundo afora evoluíram muito nas últimas décadas inclusive no Brasil com o Estatuto da Criança e do Adolescente,o ECA que protege crianças e jovens desamparados pela família e sociedade.Porém os esforços de proteção às crianças começaram com mais seriedade a partir dos anos 1980.Por isso as propagandas antigas ainda mostravam crianças com armas,insinuações sexuais e até alcoolismo.





 



Crianças em propaganda para pílulas de cocaína recomendadas contra dor de dente(Final do século XIX)



A Inocência é mais sexy do que você pensa diz a legenda do cartaz erotizando uma menina.







Um garoto armado simula atirar enquanto sua família fortemente armada sorri ao lado.






Submissão das mulheres

As mulheres foram por muito tempo associadas às figuras dos pais e maridos com regras de casamento e de etiqueta que deviam seguir em casa como criar os filhos e serem boas donas de casa.Muito disso foi incorporado às propagandas.Confira!
 



Anúncio de revista mostra um homem pisando na cabeça da esposa diz a legenda: É legal ter uma mulher em casa.






''Não se preocupe querida,você não queimou a cerveja''


LEIA TAMBÉM





terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

A Teoria da Conspiração de que o Homem na Lua é uma Farsa


 O Homem chegou na Lua em 20 de julho de 1969 quando duas pessoas pisaram no solo lunar pela primeira vez na história da humanidade mudando para sempre nossa compreensão do Universo. Uma reviravolta científica e política começou naquele dia.No entanto existe um grupo de pessoas mundo afora que não concorda com essa versão oficial e afirmam que tudo não passou de pura armação,uma invenção da NASA-a agência espacial americana.Hoje vamos se aprofundar nessa teoria alternativa que nega a conquista da Lua pelos seres humanos.O artigo é longo então vamos lá!



O Projeto Apollo e a Corrida Espacial

Para entendermos tudo desde o início comecemos pelo projeto Apollo,a missão da agência espacial americana em levar o Homem à Lua.Ele havia sido uma consequência de outros 2 projetos anteriores o Mercury e o Gemini que testavam as condições do corpo humano em gravidade zero e em deslocamento pela órbita da Terra dos equipamentos.A NASA havia saído bem atrás dos seus rivais soviéticos em enviar o primeiro satélite e o primeiro homem ao espaço mas mantinham esperança de superá-los mais adiante.

O governo americano havia também adotado cientistas da Alemanha nazista no pós Segunda Guerra e um deles em especial era Werner Von Braun,engenheiro-chefe do programa espacial americano e que havia projetado as bombas voadoras(V-2) usadas por Hitler na guerra.Braun desenvolveu o grande foguete Saturno V responsável também por enviar o SkyLab,o primeiro laboratório espacial na órbita da Terra.

O Saturno V entraria para a história como o ''veículo'' que transportou os três homens e seu material à Lua:Michael Collins,Buzz Aldrin e Neil Armstrong,esses 2 últimos que realmente pisaram no solo lunar.

Até aqui esses fatos todos documentados são história porém vamos às acusações.

Principais acusações de Falsificação

Para os negacionistas nada disso é possível,não havia tecnologia suficiente para levarmos seres humanos à Lua nem antes e nem agora.Tudo não passaria de uma falsificação mal feita no deserto de Nevada nos EUA.Vamos entender por partes:

Teria a NASA contratado o cineasta Stanley Kubrick para filmar a alunissagem fake?

O cineasta americano Stanley Kubrick ficou muito famoso nos anos 1970 pelo lançamento de sua obra-prima Laranja Mecânica que o levou ao estrelato.Porém segundo os conspiracionistas ele também foi o autor do vídeo da alunissagem oficial da NASA.

Tudo teria sido gravado no deserto do Novo México em um estúdio preparado.Alguns detalhes chamam a atenção no vídeo da NASA que mostrariam a farsa por trás dele que a agência tentou encobrir.

1-O céu mostrado na filmagem não tem estrelas o que seria impossível pois como a Lua não tem atmosfera não haveria nenhum tipo de obstáculo bloqueando as estrelas,e estas deveriam estar brilhantes e nítidas no filme.

2-As sombras projetadas no solo lunar dos astronautas não são paralelas.Isso seria mais um sinal de que havia várias fontes de luz,projetores iluminando o tal local produzindo várias sombras divergentes.Ora se no espaço havia somente a luz do Sol como fonte de luz como explicar sombras que se cruzam?A NASA então estava mentindo dizem os que negam.

3-Os astronautas levantam poeira ao caminhar no solo lunar.Como poderia a poeira ficar suspensa no ar se lá ele não existe?Outra ''prova'' da mentira da NASA.

4-A Bandeira-Essa é uma das maiores 'provas' que desmentem a NASA.Como a bandeira americana fincada no solo lunar tremularia se não existe vento na Lua?Que ar seria aquele que estava soprando sobre ela?

5-Por que as câmeras originais da Apollo 11 sumiram?De acordo com um ex-secretário da OTAN,a NASA apagou cerca de 4 horas de gravações do pouso de 1969 na Lua.Por que ela faria isso? 


2-Se fomos,por que não voltamos mais se a tecnologia evoluiu TANTO?

De 1969 até 2021,ano em que esse artigo está sendo escrito,a tecnologia evoluiu muito.Tecnologia de telecomunicação 5G,smartphones cada vez mais inteligentes que leem nossas digitais,drones espiões na mão de civis,estações espaciais e até um colisor de hádrons,uma das máquinas mais sofisticadas já construídas pelo homem.Como então com toda essa tecnologia o homem não voltou à Lua?No mínimo desperta suspeitas.


3-A NASA encontrou vida alien na Lua por isso nunca mais voltou.

Vida na Lua sempre foi o sonho de cientistas e astrônomos além de escritores de ficção científica.Em 1969,a NASA teria descoberto bases alienígenas e por isso mesmo encobriu o achado do mundo mesmo voltando em outras missões até 1972-a última missão oficial Apollo 17.Bases aliens estariam na Lua vigiando os seres humanos na Terra e nos visitando disfarçadamente ao longo das décadas.A NASA esconde essa 'verdade' do mundo para não gerar pânico ou com outros motivos.Um dos ex-técnicos da NASA chamado George Leonard em um livro sobre o assunto admite que a NASA sabia da vida alien e escondeu o segredo.


PARTE 2- Nem tudo é o que Parece Ser..


Stanley Kubrick-A lenda por trás da suposta filmagem de Kubrick vem de Jay Weidner ,um desconhecido escritor,que afirma que a NASA contratou Kubrick ainda em 1964 para forjar toda a ação.Ele seria o único cineasta em Hollywood capaz de fazer a tarefa pois havia filmado um ano antes em 1968: 2001-Uma Odisséia no Espaço.

O realismo das cenas que passam a sensação do espaço e da vida dos astronautas induzem pensar que Kubrick seria o responsável pela filmagem.Ele jamais admitiu a farsa porém ainda tem pessoas que insistem em dizer que ele deixou pistas no seu filme O Iluminado lançado em 1980.Nada além da opinião dos conspiracionistas prova que Kubrick realizou o tal vídeo.


A Pergunta que não quer Calar:Por que então não há estrelas nas fotos da NASA?

Não é tão difícil com o mínimo de conhecimento de física.As câmeras da NASA na época eram projetadas para ter pouca exposição à luz justamente para evitar clareamento excessivo vindo da superfície da Lua que como sabemos da época da escola reflete a luz do Sol.Senão fosse assim veríamos um grande clarão nas partes iluminadas pelo Sol na superfície lunar.Isso significava que havia pouca entrada de luz pelo obturador da câmera por isso mesmo nenhuma estrela aparece mesmo sem atmosfera.Tudo uma questão de física rudimentar.

Câmera Hasselblad original usada na Apollo 11


A NASA levou 2 câmeras da marca sueca Hasselblad com lentes Zeiss especialmente projetadas para suportar as condições extremas do nosso satélite como as variações de temperatura.Haviam sido pintadas de prata inclusive.As pessoas questionam por que as câmeras estão perdidas pela NASA mas na verdade elas foram descartadas na Lua devido ao seu peso sendo levados somente os filmes fotográficos que eram o que realmente importava.

👇No vídeo abaixo vemos uma explicação detalhada de por que não existem estrelas nas fotos da NASA



Por que a bandeira tremulava sem vento?

Se realmente Stanley Kubrick houvesse filmado o pouso e deixado passar esse detalhe não mereceria o status de grande cineasta que ganhou com seus filmes.A explicação também é muito simples.Sabido que a Lua não tem ar,a bandeira americana ficaria ''murcha'' caída sobre suas próprias dobras correto?Pensando nisso a NASA preparou uma bandeira especial com uma hasta fixa atravessando a extremidade superior da bandeira mantendo-a esticada e aberta.A gravidade na Lua embora seja quase zero mantem os corpos no chão por isso os astronautas não subiam ao espaço sideral quando pulavam e é o mesmo motivo pelo qual a bandeira passava a sensação de flutuar(no caso sob seu próprio peso).



Mas então:Por que a NASA não voltou mais à Lua?

Quando pensamos em viajar no fim de ano planejamos desde a gasolina do carro até os lanches,hospedagem e passeios que vamos fazer em nosso destino.Tudo isso custa dinheiro por mais ricos que alguns possam ser.Viagens à Lua não são baratas e de acordo com Carl Sagan,astrônomo do programa espacial americano e maior divulgador de ciência pop,a NASA desembolsou dezenas de bilhões de dólares nas missões Apollo.



Isso equivale ao PIB de países pequenos da África e Ásia.Nos anos 1960 e 70 os EUA estavam em guerra com a antiga União Soviética e precisavam compensar o atraso tecnológico que tinham em relação ao programa espacial comunista.Eles já haviam enviado o primeiro satélite e o primeiro animal(a cadela Laika),o primeiro homem(Gagarin) e a primeira caminhada espacial.Chegar à Lua era o auge da corrida espacial.

Os soviéticos também tinham um plano pioneiro para conquistar a Lua bem adiantado porém sérios problemas afetaram seu lançamento dando vantagem aos americanos.A propaganda sempre foi a maior arma usada no conflito pois ambos evitavam o confronto direto que seria a 3ª Guerra Mundial.Mostrar as conquistas e avanços da ciência e tecnologia feitos em seu próprio país eram uma arma de propaganda importante na guerra e todos os lados aproveitavam.

Foto original da Apollo 11(crédito da NASA)


A conquista da Lua pelos EUA mostrou a superioridade tecnológica aos soviéticos além de conquistar a opinião pública do país que gerou um recorde de audiência jamais visto na TV americana.Ao todo 12 pessoas pisaram no solo lunar recolhendo dezenas de quilos de rochas até a última missão da Apollo em 1972.Feito isso,as missões já estavam muito caras e seu brilho inicial estava desgastado pois até os soviéticos já haviam desistido de visitá-la.Em termos de propaganda a Guerra Fria estava ganha e os objetivos científicos de ir e voltar à Lua também.Os motivos para continuar enviando homens à Lua estavam vencidos.

LEIA TAMBÉM

4 Teorias Absurdas que um dia a Ciência Apoiou

Marcos Pontes-O Astronauta Brasileiro(Artigo Completo)

O Projeto Pegasus de Viagem no Tempo-Você Conhece?