domingo, 22 de setembro de 2019

A história da única pessoa que conseguiu sobreviver à queda de um avião-Quem foi a comissária de bordo Vesna Vulovic?!

No dia 26 de janeiro 1972,um avião que fazia a rota Estocolmo na Suécia até Belgrado na antiga Iuguslávia parecia seguir seu plano de voo normalmente,não fosse uma repentina explosão que partiu-o em 2 partes desprendendo-se do céu em uma queda livre de mais de 10 mil metros de altura.O resultado de uma tragédia assim não poderia ser outro como conhecemos de acidentes ou atentados em aviões parecidos não fosse a extraordinária e surpreendente história de uma única comissária de bordo que miraculosamente sobreviveu a ele.

Vesna Vulovic


A história de Vesna Vulovic e o Voo 367.
Nascida na antiga Iuguslávia,hoje um grande grupo de países independentes,Vesna tinha uma origem humilde e contou em entrevistas após o acidente que começou a se interessar pela carreira de comissária de bordo após uma viagem à Inglaterra.A viagem teria sido tão marcante que despertou o gosto por viajar e com o apoio de amigos se tornou uma comissária de bordo,que lhe permitiria viajar para diferentes lugares do mundo com frequência.Embora os seus pais a princípio tenham se oposto à profissão da filha já que a deixaria mais exposta às drogas como pensavam devido a sua primeira viagem à Londres,Vesna seguiu em frente com seu sonho e entrou para  JAT linhas aéreas,empresa de aviação iuguslava.

O avião do acidente foi uma aeronave Douglas DC-9 com 28 pessoas que partiu da Suécia com destino à Iuguslávia com o código de voo 367.No entanto ao sobrevoar a Tchecoslováquia,hoje República Tcheca,uma bomba,alegadamente, explodiu derrubando-o sobre as montanhas.Os culpados do pretenso ato terrorista jamais foram localizados dando margem a muitas teorias da conspiração que explicariam a queda do aparelho assim como aconteceu com o voo 370 da Malaysia Airlines,desaparecido em 2014.

Explosão,queda e milagre
A explosão da bomba no avião como foi oficialmente divulgado com a investigação mostrou que o artefato estava no compartimento de cargas da aeronave no momento do fato,partindo-a em 2 pedaços que imediatamente caíram do céu sobre a cidade tcheca de Srbská Kamenice.Todas as 27 pessoas a bordo foram mortas durante a tragédia exceto Vesna.

Durante os depoimentos oficiais, entrevistas para a imprensa em geral e de acordo com investigadores do acidente,o que salvou Vesna foi ter sido presa na cauda do avião junto a um carrinho de serviço da aeronave.O destroço caiu de uma altura incrível de 10.160 metros nas montanhas de neve o que teria amortecido o longo impacto e salvo sua vida.

Destroços da cauda do avião que salvou sua vida
Vesna foi resgatada com vida e com múltiplos ferimentos graves pelo corpo

''3 vértebras fraturadas deixando paraplégica temporariamente,costelas e pélvis quebradas,fratura craniana e as 2 pernas quebradas''

Devido a magnitude deles ela permaneceu em coma por vários dias e temporariamente paraplégica também afetada com amnésia não se lembrando do acidente até ler sobre ele nos jornais fornecidos pela equipe médica e parentes.

Os prognósticos dos médicos não eram animadores  tendo em vista o grave acidente que sofrera além de seu estado frágil de saúde e se suspeitava que ela poderia não sobreviver a recuperação até seu quadro clínico melhorar miraculosamente e demonstrar cada vez mais sinais dela.Todos esses eventos foram seguidos por uma enorme comoção em torno do caso que consideraram a sobrevivência de uma única pessoa em um desastre aéreo dramático como um verdadeiro milagre,inédito até então na historia da aviação cujo Livro dos Recordes(Guiness Book) classificou-a como a pessoa a sobreviver a maior queda sem para-quedas no mundo.



A recuperação relativamente rápida de um acidente aéreo inédito de tal proporção assim como sobreviver a uma queda livre sem paraquedas de tamanha altura rendeu a Vesna uma fama jamais sonhada em sua vida transformando-a em uma celebridade no mundo.Após se recuperar ela retomou seu antigo trabalho na linha aérea de sua empresa,mas agora em solo no balcão de passagens.Em entrevista à rede BBC décadas depois,ela afirmava orgulhosa que as pessoas ao embarcarem nos aviões faziam questão de sentar-se ao seu lado como uma espécie de superstição.

Vesna também se envolveu em questões políticas aproveitando-se de sua fama,sobretudo com o colapso do regime comunista no início dos anos 1990 com o fim da União Soviética e fragmentação da Iuguslávia que valeram-lhe a demissão.Vesna morreu em dezembro de 2016 em seu apartamento de causas naturais com seu pioneiro,inédito e extraordinário feito de sobreviver a uma queda de mais de 10 mil metros e poder contar sua miraculosa história.


domingo, 8 de setembro de 2019

A história por trás do misterioso Slender Man

Fóruns na internet,memes,blogs,hashtags e diversas outras unidades de comunicação na web ajudaram a propagar um estranho personagem que desperta desconfiança e curiosidade nas pessoas que julgam-no,em alguns casos,uma realidade:estamos falando do Slender Man,tema da postagem de hoje.


Tudo começou na internet
O Slender Man,ou Homem Delgado na tradução livre é reconhecido na web como um homem de terno e gravata,muito alto e magro,com braços longos e moles e uma cabeça sem rosto e cabelo.
De acordo com a lenda urbana em torno deste ser,ele atrairia crianças,suas principais vítimas,sequestrando-as e desaparecendo com elas em seguida.
Logo por conta disso,o personagem desperta terror e intimida todos aqueles que cruzam seu caminho.
Contudo,quais seriam as verdades e exageros por trás de uma criatura tão misteriosa e medonha quanto essa?

A internet adquiriu um poder e alcance sem igual na difusão de informações,principalmente com o domínio das redes sociais e a propagação em massa dos smartphones. Correntes,lendas urbanas e fake news se tornam virais em questão de minutos após uma situação acontecer seja um time de futebol perder ou conquistar um título,uma eleição ou um crime.Assim foi com a difusão do mito do Slender man a princípio encarado como um projeto criativo do autor real mas que gerou confusão e impressionou a sensibilidade das pessoas.

Tudo começou em 2009 em um fórum de um site da internet conhecido como Something Awful onde um usuário identificado como Eric Knudsen criou o personagem usando uma montagem de photoshop para um concurso promovido neste site que logo causou espanto e virou um sucesso entre outros usuários saindo dali e conquistando outros ambientes virtuais.

O Slender man se tornou um mito sem precedentes que viralizou na internet como nenhum outro até aquele momento sendo abordado por blogs,outros fóruns,sites,memes,creepypastas(histórias de terror feitas para a internet) e gerando uma lenda urbana que ultrapassou os limites virtuais chegando na vida real das pessoas.
Isso mesmo uma lenda urbana considerada por muitos especialistas nascida dentro da internet diferente das histórias do bicho-papão contada na infância e que eram passadas de boca a boca.

A lenda do Slender Man assim se propagou com a ajuda da internet.Este novo fenômeno sócio-cultural provocado e propagado pela internet é tema de muitos estudos sérios sobre a influência da internet na vida das pessoas e na criação dos mitos.

Slender man entre a realidade e o mito
Considerada a primeira lenda urbana nascida nos confins da web e vazada para o mundo real,este personagem foi convertido aos poucos em um vilão protagonista de supostas aparições,sequestros e crimes relatados em creepypastas,vídeos amadores e fotografias sempre com seu visual característico composto de terno e gravata,longos e lânguidos braços,grande altura e uma cabeça sem rosto.

Aparentemente de acordo com relatos não confirmados ele teria sido visto em diversas partes do mundo.Esses relatos geralmente sem nenhum tipo de testemunha confiável ou fotografia oficial dos órgãos de imprensa somente são divulgados em sites e blogs de terceiros.

Este personagem embora fictício tem despertado a atenção das pessoas mundo afora pela má-fama que também carrega,sobretudo em assustar e sequestrar crianças e até jovens.No entanto os sustos que este personagem causa ultrapassam o universo da ficção e internet sendo estímulo para crimes reais.
Em 2014 duas meninas de 12 anos atacaram à facadas outra colega de escola de igual idade com cerca de 19 punhaladas nos EUA.Durante o interrogatório,após a prisão,alegaram que o objetivo do crime era comprovar a existência real do Slender Man como forma de dar mais veracidade ao caso oferecendo a amiga como um sacrifício.
As meninas foram condenadas e passarão um longo período de internação em um hospital psiquiátrico por conta desta tentativa de assassinato.Outros casos semelhantes foram relatados tendo como motivo a lenda do homem esguio.

As 2 meninas que tentaram assassinar uma colega de escola.

Semelhança com contos de fadas?
A criatura mantem algumas semelhanças simbólicas com outros personagens de contos de fada que serviam como fábulas morais para crianças desobedientes e como uma advertência para que estas nunca conversassem com pessoas desconhecidas.Assim narra a história do Flautista de Hamelin, um popular e sinistro conto folclórico da Alemanha oitocentista reescrito pelos Irmãos Grimm que fala de um flautista contratado para matar os ratos da cidade tocando sua flauta mágica afogando-os no rio.Após o serviço feito os moradores se recusaram a pagá-lo e em vingança este leva todas as crianças da cidade tocando o instrumento.
O criador do personagem Eric Knudsen também comentou que se inspirou em histórias de terror do escritor americano Stephen King,muito populares em livros e filmes como Carrie,It-A Coisa ou Cemitério Maldito para compor o personagem do Slender Man.


Flautista de Hamelin,seduziu e desapareceu com as crianças da cidade


Impacto social
Alguns estudos universitários consistentes e com foco antropológico já foram conduzidos para entender o alcance e influência sócio-cultural da lenda em torno deste misterioso personagem que além de estimular crimes também desperta a curiosidade das pessoas que tentam descobrir mais sobre ele.

Ao longo dos anos foi tema de jogos,vídeos em redes sociais e até um filme em longa-metragem lançado nos cinemas em 2018 aproveitando a fama que a internet lhe trouxe sendo um sucesso de bilheteria,um documentário com base na influência maléfica deste ser também foi produzido a fim de investigar os impactos sociais das correntes,lendas e contos de terror espalhados na internet e agora na vida das pessoas,dentro do mundo real.

Muitos vídeos e fotos visivelmente montadas e retocadas de locais reais com 'aparições' do Slender Man são constantemente publicados em redes sociais e na web com a proposta de alcançar grandes números de visualizações e curtidas para seus autores.Enquanto isso,este personagem além de conquistar a curiosidade das pessoas também demonstra o impacto que a força da internet adquiriu na vida real das pessoas em todo o mundo e a influência que uma lenda urbana nascida nela pode exercer no imaginário popular.

Assim o Slender Man se consagrou,de fato, como o primeiro grande mito surgido dentro da rede e não fora dela como havia sido desde muito tempo.




domingo, 1 de setembro de 2019

A história da rainha africana vendida como escrava para o Brasil!

Na Agontimé,poderia ser um nome esquecido na história não fosse a relevância simbólica que a sua vida teve.Rainha e mãe de um rei,foi vendida para servir como escrava no Maranhão,onde fundou uma das casas mais tradicionais de culto e oração da região:a Casa das Minas.Hoje representa uma figura importante que lutou contra a escravidão no Brasil colonial numa incrível história.

Na Agontimé 

A Vida na África
Na Agontimé,começou sua vida como uma pessoa qualquer naquele distante reino de Daomé,hoje conhecido como Benin,um dos maiores entrepostos de escravos da África que aliás era financiado com essa atividade como já demonstrou o historiador brasileiro Manolo Florentino em sua obra Em Costas Negras.Naquele tempo Agontimé serviu como mais uma concubinas no harém do rei Agonglô engravidando e dando luz a seu filho.Consta no entanto que cabia a outro filho,conhecido como Adandozan, governar o Daomé após a morte do rei.
Este rapaz ainda na puberdade já demonstrava uma personalidade cruel e autoritária que não despertava simpatia nem mesmo do oráculo de Ifá,uma importante entidade espiritual dentro da cultura daomeana responsável por enxergar o futuro que pressagiava um reino de terror se ele subisse ao trono.

Sendo assim,Ghezo-o filho de Agontimé,foi o indicado para suceder o pai no trono já que tinha um temperamento conciliador e mais humanitário que seu irmão concorrente que após descobrir os planos manda Agontimé ser vendida como uma simples escrava a traficantes portugueses sendo conduzida como cativa até o estado do Maranhão.

Após o golpe perpetrado por Adandozan,seu meio-irmão Ghezo foge para o exílio enquanto sua mãe começa a padecer dos problemas trazidos com a condição de escravizada.

Vida no Brasil
Para apagar todos os vestígios de Agontimé,Adandozan determinou que o seu nome real fosse ocultado batizando-a com o nome de Maria Jesuína e que seu paradeiro fosse esquecido para assim nunca mais ser encontrada.Com o nome de Maria Jesuína,Na Agontimé,entrou para a história brasileira como uma das mais influentes personalidades religiosas do culto do candomblé.Já instalada no Maranhão,Agontimé conseguiu fundar uma casa que servia como local de culto para suas orações e rituais trazidos da África dentro do candomblé Jeje.A casa onde funcionava este culto continuou a ser usada mesmo depois do retorno de Agontimé à África,embora como este evento aconteceu permaneça sem documentação confiável até os dias de hoje.

Casa das Minas
Um importante legado deixado por Agontimé aos escravizados brasileiros foi a tradição do candomblé Jeje que continuou a ser praticado mesmo após sua partida.Tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN,a Casa mantêm as tradições ancestrais onde somente as mulheres podem tomar lugar no culto e nas manifestações espirituais incorporadas na forma de voduns-uma mulher que adquire poderes mágicos quando entra em contato com as entidades sagradas do candomblé Jeje.

Casa das Minas,fundada por Agontimé no Maranhão


Resgate no Brasil
Quando seu filho Ghezo consegue retornar ao Daomé e destronar seu meio-irmão, ele parte em busca por sua mãe desaparecida enviando expedições ao Brasil para tentar resgatá-la.Quanto a esse resgate os registros históricos se perdem embora tudo faça crer que Agontimé voltou à África já que o trono usado por Adandozan foi doado por Gheza a D.João VI na mesma época onde encontrava no Museu Nacional no Rio de janeiro destruído por um incêndio.
O historiador Pierre Verger que estudou em minúcias o caso,concluiu que de fato Na Agontimé era Maria Jesuína,fundadora da Casa das Minas no Maranhão rastreando suas origens até a costa Oeste africana.

Trono de Adandozan,enteado de Agontimé

Hoje Na Agontimé se tornou uma celebridade e importante figura do empoderamento feminino e cultural brasileiro representando a resistência à assimilação e escravização mantendo sua cultura original vinda da Árica.