quinta-feira, 30 de maio de 2019

Como foi o incêndio do edifício Joelma?Uma das maiores tragédias do Brasil

Hoje o blog vai abordar um assunto que ainda desperta tristeza e pasmo nas pessoas que tanto viveram a época quanto as da atualidade:trata-se da tragédia no edifício Joelma ocorrida em 1º de fevereiro de 1974 na cidade de São Paulo que entrou para a história como um dos mais mortíferos incêndios em solo brasileiro.


O dia 1º de fevereiro começou como um dia qualquer com os funcionários,visitantes e demais frequentadores do edifício situado na Avenida Nove de Julho realizando suas tarefas de rotina que contava com 750 pessoas no total neste dia.
Hoje mais de 40 anos após o incêndio que matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos os laudos técnicos confirmam que tudo começou no 12º andar com um curto-circuito em um ar-condicionado o que explicaria o gatilho para o fogo.Assim teria início um dos maiores incêndios em perímetro urbano com número de vítimas fatais da história do país.

É curioso inclusive citar que 2 anos antes do Joelma outro desastroso incêndio já havia ocorrido no edifício Andraus também no centro de São Paulo.

Entre o pânico e o resgate..
O prédio havia sido recentemente construído e contava muitos carpetes e cortinas de material sintético além de madeira usada nas divisórias dos escritórios,todos materiais combustíveis que facilitaram a propagação das chamas pelos andares superiores que num prazo de pouco mais de 15 minutos haviam tomado praticamente todo o prédio.O pânico não por menos,tomou conta das pessoas que se refugiavam nos andares mais altos.A cobertura do prédio se tornará um dos locais mais dramáticos da tentativa de resgate efetuada pelos bombeiros.

O bombeiros que já sabiam do ocorrido chegando pelas 9:10 da manhã e neste tempo uma pequena multidão de curiosos e viaturas policias se multiplicavam para testemunhar as labaredas que lambiam a estrutura externa do prédio que chegavam a alcançar mais de 15 metros de altura como na foto acima.Grandes o suficiente para sequer permitir a aproximação de qualquer aeronave de resgate.
Assim as pessoas se refugiavam em janelas,sacadas e locais com algum tipo de circulação de ar para fugir ao calor extremo das chamas que consumiam o prédio.

1-Antes mesmo das câmeras de TV chegarem as cenas que chocaram os expectadores e que ficariam lembradas daquele dia eram os saltos para a morte de pessoas que não suportavam mais esperar a chegada dos bombeiros e que não queriam morrer incineradas com o avanço do fogo.



2-Pessoas eram vistas nas sacadas do prédio pedindo socorro ou já despidas de suas roupas por causa do calor,algumas delas já escorregavam caindo para a morte numa queda de mais de 25 andares.Um fotógrafo registrou esse momento quando um homem passou rente à escada Magirus antes de bater no solo.

3-Das 187 vítimas fatais,13 delas localizadas abraçadas dentro de um elevador, incrivelmente,jamais foram identificadas dando força a teorias de santidade que por conta disso,no cemitério da Vila Alpina onde foram sepultadas muitas pessoas colocam flores e fotografias para serem 'abençoadas' além de graças recebidas por supostas intervenções delas.

4-O Joelma não contava com escadas de incêndios e na época as escadas Magirus e os jatos d'água das mangueiras de bombeiros não alcançavam todos os 25 andares prejudicando o resgate de mais pessoas com vida.Diferente do Andraus o Joelma não tinha heliponto que no outro caso usou a aeronave.

5-Muitas lendas urbanas e histórias de fantasmas foram criadas após a tragédia além das 13 almas acima referidas existe a história de Volquimar Carvalho dos Santos que teria avisado sua mãe em espírito de sua própria morte no incêndio e para ela se conformar pois seria o seu destino.

Maldição no endereço?
Também hoje existe uma corrente de pessoas mais supersticiosas e sensíveis aos fenômenos paranormais que acreditariam que o local onde foi construído o edifício é cercado por alguma antiga maldição.Consta um sinistro crime ,que só foi revelado após o incêndio, ocorrido em 1948 no endereço onde seria anos mais tarde construído o Joelma,onde o professor de química da USP, Paulo Camargo, assassinou a família ocultando os corpos em um poço escavado dias antes.
Embora parecesse que fosse tudo,durante o resgate dos corpos um dos bombeiros contraiu uma infecção cadavérica também vindo a morrer,o autor dos crimes cometeu suicídio pouco antes de receber voz de prisão dentro da própria casa.Depois disso há quem diga que o local tem más energias e estaria 'carregado' devido aos nefastos acontecimentos do seu passado.

Bombeiros resgatando os corpos no crime do poço onde,mais tarde, seria construído o Joelma

1-Muitos investigadores paranormais brasileiros já realizaram pesquisas de parapsicologia e radiestesia para confirmar a suposta presença de espíritos no local que alegadamente seus aparelhos detectam.Embora a radiestesia não seja reconhecida como uma ciência autêntica seus adeptos neste caso insistem em afirmar que 'presenças' espirituais no local como das vítimas da tragédia que não conseguiram ter descanso após uma morte tão brutal.

2-Embora o prédio hoje tenha mudado de nome e se transformado no edifício Praça da Bandeira para afastar a lembrança do ocorrido como já é comum na tradição brasileira para catástrofes e crimes de repercussão nacional,alguns funcionários e frequentadores do prédio afirmam ouvirem vozes,verem vultos,sentirem calafrios e demais manifestações do gênero que não sabem explicar a origem causando-lhes desconforto e mal-estar.Seja como for o Joelma se mantem no imaginário popular como uma triste referência de grande incêndio com um grande número de vítimas.


LEIA TAMBÉM



quinta-feira, 23 de maio de 2019

Você conhece a história da mãe mais jovem do mundo aos 5 anos de idade?!

Hoje o blog abordará um caso raro e chocante que entrou para os anais do registro médico.

Lina Medina é uma mulher peruana que na maioria dos casos passaria anônima na multidão como qualquer outra pessoa se não fosse por um chocante e triste fato:Lina foi mãe aos desconsertantes 5 anos de idade,se tornando num raríssimo caso de gestação infantil que impressionou até mesmo os médicos da época que não acreditavam que uma criança tão pequena poderia conceber outra criança.

Lina com seu filho

Quem foi Lina?
Lina nasceu em 1933 numa pequena e pobre vila no Peru.Embora sua família fosse grande a menina tinha a atenção e o carinho dela,mas ao completar 5 anos de idade sua barriga crescia desproporcionalmente à idade e ao corpo levantando suspeitas que teria um tumor em progresso.Seu pai preocupado com o estado de saúde de sua pequena filha recorreu a curandeiros locais para auxiliá-lo a tentar curá-la no entanto devido aos insucessos desta tentativa resolve por levá-la aos médicos locais para examiná-la por orientação dos próprios curandeiros.

Uma gravidez aos 5 anos de idade ainda era desconhecida da ciência à época do acontecimento portanto a possibilidade de ser um tipo de câncer era mais aceita.Essa ideia mudou quando médicos da capital peruana,Lima,suspeitaram que o volume exagerado na menina poderia ser uma gravidez avançada conforme relatou o Dr.Geraldo Lozada ,um dos primeiros a examiná-la oficialmente.
Na capital uma junta de médicos confirmaram esta suspeita e planejaram o parto que nessas excepcionais condições era de alto risco para a jovem mãe.

Lina e seu filho,pareciam irmãos

Um mistério sem aparente solução
O parto da pequena Lina ocorreu em condições incomuns e uma cesariana foi escolhida como a única forma de realizar este procedimento já que a pélvis da criança ainda era muito pequena para um parto normal o que poderia causar complicações graves para a vida de ambos.No entanto após meticuloso planejamento médico a operação foi um sucesso e aos 7 meses de gestação Lina Medina se tornou a mãe mais jovem até então registrada na medicina dando à luz Gerardo Medina em homenagem ao médico que a acompanhou desde o início da descoberta da gravidez.

Quando se tornou um fenômeno médico,muitas suspeitas sobre a identidade do pai recaíram sobre parentes próximos que tinham completo acesso à criança principalmente o pai Tiburcio que oportunamente teria usado o álibi de tentar 'curar' a menina de um suposto câncer.Ele inclusive seria preso por um período de tempo por suspeitas de abuso sexual contra a filha mas foi libertado por falta de provas mais convincentes.

A menina se negou inflexivelmente a revelar a identidade daquele que seria o pai de seu filho,mesmo com as constantes apelações de familiares e policiais.Ao longo do tempo muitas emissoras de TV,jornais e particulares tem tentado entrevistas com Lina para obter maiores dados sobre sua gravidez precoce,todos sempre recusados.Muitas somas em dinheiro foram oferecidas na época para divulgar o caso sendo sucessivamente ignoradas pela família.

A chocante gravidez da criança sendo exposta

A gravidez precoce da menina também vem sendo estudada por médicos de todo o mundo ao longo das décadas para compreender como uma criança tão pequena poderia dar à luz a outro ser.Havia indícios que Lina aos incríveis 2 anos de idade já possuía ciclos mestruais regulares o que em condições normais somente é alcançada na adolescência.Lina assim teria um desequilíbrio de hormônios, como a progesterona  por exemplo,fazendo-a produzi-los precocemente.

Havia também indícios jamais confirmados de rituais religiosos com o uso de crianças em práticas sexuais em vilarejos remotos do Peru como aquele onde a menina nasceu.Passadas muitas décadas desde o fato Lina continua reservada em relação a identidade de seu filho primogênito enquanto se casou novamente tendo outro, vivendo em uma modesta casa desde então.

terça-feira, 21 de maio de 2019

O Problema da Poluição

Hoje vamos falar um pouco sobre o problema da poluição que tanto afeta nossas vidas e a maneira de poder superar esse problema:a sustentabilidade.É possível se desenvolver sem poluir?

Para começar:poluição é qualquer atividade humana que interfere com o ciclo natural de vida do planeta pela introdução de substâncias no ambiente seja de ordem física,química,biológica ou radioativa.Desde a revolução neolítica há 12 mil anos atrás quando nossa espécie passou a viver em cidades a produção de resíduos como lixo se multiplicou drasticamente.A explosão demográfica que expandiu a ocupação humana a todos os continentes gerou o efeito do consumo de recursos naturais para manter o crescimento populacional e econômico,já que a formação de cidades implicava numa maior organização social e política.

No entanto o lixo depositado no ambiente nesse período histórico em sua maioria era de origem orgânica como dejetos humanos,restos de alimentos,madeira,ossos e afins cujo prazo de decomposição na natureza é geralmente curto.Porém a partir da intensificação de mineração e sobretudo da  Revolução Industrial,muitos séculos depois, o uso indiscriminado de carvão mineral,petróleo e gás natural acelerou o processo de poluição e introdução de substâncias que degradam o ambiente.Some-se a isso a invenção do plástico em idos do século XIX,que se tornará um dos materiais mais poluentes que a humanidade já criou.


O universo do plástico..
Hoje a ideia de tecnofósseis está sendo cada vez mais difundida nos meios acadêmicos e jornalísticos embora seu significado ainda seja estranho para o grande público mas é tudo muito simples,eles são todos os objetos produzidos pelo homem na era moderna desde um lápis feito de madeira e grafite até embalagens de plástico,carros e tudo mais.E é justamente destes tecnofósseis que o meio ambiente tem sido exaustivamente preenchido como nas fotos abaixo.

Tartaruga com pedaço de sacola plástica na boca

A poluição com plástico nos oceanos tem atingido números alarmantes
Logo,a época em que vivemos é a mais suja que temos desde a invenção da civilização mesmo com todos os recursos que possuímos para evitar a degradação ambiental,ainda assim muitas indústrias insistem em burlar para implantar sistemas sustentáveis que eliminem ou minimizem os danos no ambiente por conta dos excessos da exploração da mineração,pesca predatória,atividades madeireiras que produzem lucros em grande escala mas destruição na mesma proporção.

Voluntários recolhem lixo nas paradisíacas Ilhas Galápagos afetada com as ondas de lixo flutuante que vêm do oceano

Em muitos locais históricos e paradisíacos como praias e montanhas ao redor do mundo tem sido vítimas da poluição por conta de comportamento impróprio de visitantes do local que abandonam garrafas plásticas,embalagens e demais latas num turismo predatório sem precedentes na história onde pacotes de viagens e visitas guiadas de pessoas não autorizadas aliada à própria cultura de turistas irresponsáveis tem contribuído com o lançamento desses resíduos que além da poluição visual causam problemas na fauna e flora local.
No meio marinho por exemplo muitos peixes e demais seres desde habitat consomem os resíduos pois não sabem diferenciá-los de sua comida habitual causando problemas em seu organismo e posterior morte.

Ave morta com estômago cheio de plástico
Sustentabilidade x Poluição
Nos anos 1960-70 com o auge do movimento hippie,a questão do ecologismo ganhou um status mais significativo na cultura ocidental com vários congressos,encontros e cúpulas de importantes diplomatas e políticos que,agora reconheciam os problemas advindos da poluição do ambiente,surgindo um importante ativismo e a ideia de sustentabilidade:ou seja a capacidade dos países se desenvolverem economicamente sem necessariamente degradarem o meio ambiente lançando gases do efeito estufa,resíduos tóxicos e etc.

Uma postagem mais detalhada sobre o aquecimento global já foi publicada no blog,acesse-a clicando aqui.

O primeiro e mais importante destes encontros aconteceu na Suécia nos anos 1970 quando a poluição foi reconhecida como um acontecimento global que afetava todas as nações e algo precisava ser feito para evitar suas consequências.Assim foi a primeira vez que oficialmente as questões relacionadas a destruição do meio ambiente apareceram na política.Desde então a palavra sustentabilidade tem sido cada vez mais usada na mídia e incentivada pelas indústrias que divulgam seus produtos com o selo verde de não poluidora.

A poluição é um problema complexo que envolve as pessoas e a indústria,sobretudo com a questão da educação já que muitas delas também descartam seus lixos em locais inapropriados como córregos,rios e terrenos baldios mesmo com a coleta de lixo.E enquanto não houver uma cultura de educação ambiental e sobretudo dos males que a poluição causa à Natureza e às próprias pessoas que contribuem para ela,o prolema tem a tendência de persistir.

Exemplo de poluição em rio na Indonésia ocasionada pelo lançamento de plásticos pelos próprios moradores do local

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Algumas conclusões sobre as maldições:porque assustam tanto as pessoas?

Hoje o blog abordará um tema que causa arrepios em muitas pessoas:a maldição.Elas foram e ainda são consideradas como um mal que atinge as pessoas e que prejudicam suas vidas de modo que muitas vezes não pode ser revertido.
Em termos gerais a maldição é quando um suposto poder sobrenatural interfere na vida de uma pessoa,cidade,local etc,causando-lhe algum tipo de malefício.As maldições são conhecidas e estudadas desde os primórdios da humanidade quando as pessoas começaram a praticar as religiões de modo mais organizado e sistemático.Egípcios,mesopotâmicos,gregos,persas entre outras civilizações da antiguidade já detinham a superstição da maldição para causar medo e/ou respeito sobre os deuses ou suas tradições.

O Olho de Hórus,um importante amuleto antigo egípcio usado como proteção contra o mal

Ao longo da história da humanidade as maldições ganharam um status cada vez maior de respeito e medo que fez as pessoas passarem-nas adiante para seus filhos,netos e etc.A maldição era um sinal de que os deuses e seus ancestrais deveriam ser temidos e respeitados para nenhuma desgraça recair sobre aqueles que infringissem esta norma.Os antigos egípcios por exemplo usavam a maldição como uma forma de afastar ladrões de tumbas de seus faraós e assim preservar o ritual e os bens do soberano pela eternidade embora na maioria esmagadora dos casos,tais ladrões não se intimidavam.

Na Idade Média européia a maldição fortaleceu as superstições,com a perseguição religiosa da época as mulheres passaram a se tornar vítimas procuradas pela igreja por conta de supostas ligações com o demônio que as transformavam em bruxas perigosas para os demais cristãos.As civilizações astecas e maias também têm muitos rituais que visam afastar maus presságios e maldições de seu povo incluindo os sacrifícios rituais de seres humanos como forma de satisfazer os deuses e evitar sua fúria.

Já foi publicado uma postagem específica sobre os sacrifícios humanos,clique aqui para lê-la.

Na era contemporânea as maldições continuam assustando as pessoas e fortalecendo seus vínculos com as religiões,sua maior fonte.Com a expansão do movimento pentecostal por exemplo, as maldições se banalizaram até o ponto de se transformarem em shows de exorcismo transmitidos para plateias sensíveis que creem em maldições sucessivas enviadas por outras pessoas.



Outro ponto muito comum em relação às maldições são aquelas associadas a grandes tragédias e/ou crimes de repercussão nacional ou internacional que comovem o público.Após o incêndio do edifício Joelma em 1974,o prédio ficou marcado por estranhas aparições,gritos e vultos de origem desconhecida cujos funcionários do local ao longo do tempo afirmam ter visto pois mesmo antes da tragédia um terrível crime conhecido como crime do poço já havia acontecido no mesmo local na década de 1940 marcando uma suposta maldição neste endereço.

Também são muito divulgadas como verídicas as maldições em filmes de terror que ganharão uma postagem a parte no futuro no blog.Filmes como Poltergeist ou O Exorcista que se tornaram grandes sucessos de bilheteria em sua época e hoje cultuados como referências em terror sobrenatural são também conhecidos por ,supostamente,portarem estranhos acontecimentos durante as suas filmagens e com o elenco do filme que foram sofrendo com misteriosas situações inclusive da morte da protagonista do filme poucos anos depois do lançamento de Poltergeist. Muitas pessoas enxergam nesses eventos uma consequência direta contra todos aqueles que resolveram fazer a filmagem de um tema tão complexo perturbando as forças sobrenaturais.

O filme O Exorcista teria uma maldição que afetou as filmagens e o elenco
Assim o elenco,produção e demais pessoas envolvidas no projetos destes filmes estariam implicadas em uma vingança ou capricho de entidades sobrenaturais evocadas em seus roteiros,fica a critério da audiência decidir até onde acreditar em tais boatos.

As maldições não se restringem somente a filmes,deuses e religiões até mesmo uma das famílias mais importantes e influentes dos EUA conhecida em todo mundo não esta livre delas.Trata-se da família Kennedy de onde o então presidente John Kennedy assassinado durante o mandato em plena luz do dia é somente uma de suas vítimas.Pois a tragédia e a morte precoce de membros da família por serem recorrentes despertou a suspeita de que uma maldição de origem misteriosa estava sobre a ela com mais de 10 deles morrendo de formas que variam de acidentes graves até o assassinato.A primeira vítima da maldição teria sido o herdeiro direto da família e primogênito Joseph Kennedy Jr,escolhido como sucessor dos negócios da família.Ele morreria durante a Segunda Guerra quando o avião que pilotava explodiu enquanto realizava uma missão, a partir daí esta suposta maldição se tornaria corriqueira na família ainda assolando-os.

Momento do histórico assassinato do presidente Kennedy

Objetos e bonecos também tem tido má-fama quando o assunto é maldição seguindo o mesmo exemplo dos casos acima,geralmente associados a tragédias,crimes,disputas ou vinganças.

Boneco Robert em museu nos EUA,teria uma maldição sobre ele
Um boneco de pano conhecido como Robert teria sido amaldiçoado pela antiga governanta da casa de seus patrões como vingança,o boneco desde então teria adquirido vida e conversado com o filho caçula da família.Hoje no museu para onde foi levado funcionários afirmam ouvir vozes vindas do boneco cuja maldição ainda não acabou,cuja história recentemente foi levada aos cinemas.

Outros objetos também são acusados de ter uma maldição perseguidora sobre eles,os quadros do artista italiano Bragolin que mostram tenras crianças chorando,por exemplo seriam suspeitos de causarem incêndios inexplicáveis a todos aqueles que pendurassem-nos nas paredes de suas casas,de acordo com esses compradores e até mesmo do artista os incêndios teriam começado sem motivo aparente e destruído as residências embora nenhuma vitima humana fosse registrada durante esses incidentes,o próprio artista comovido com essa estranha história teria pedido para suas obras remanescentes serem destruídas.

As maldições estão presentes em todas as culturas e podem assumir diferentes formas e versões de acordo com a superstição e tradição das pessoas.Pode ser na forma de um boneco,um filme,família,religião e etc.Sua causa pode ser explicada na tendência natural do ser humano em acreditar nas forças sobrenaturais que podem agir no meio físico prejudicando suas vidas e de seus entes queridos e cujos males não podem ser explicados de outro modo.E justamente por serem extraordinárias em demasia para a compreensão normal de uma pessoa eventos como a morte trágica na família Kennedy ou a morte de músicos aos 27 anos de idade como de Jimi Hendrix,Jim Morrison ou Amy Winehouse despertam mistério e medo.Na antropologia a maldição é conhecida por ser um evento cultural importante nas sociedades pois trata-se de uma característica inerente dos seres humanos em atribuir valores até mesmo nas situações de desgraças que afetam suas vidas,possuindo assim um forte simbolismo.

Os antigos egípcios e babilônios acreditavam que as maldições eram um sinal de respeito aos deuses e suas divindades e protegeriam-nos na vida após a morte incluindo seus bens materiais enquanto na contemporaneidade elas ganharam um toque pop agregando elementos culturais como no cinema,música como na morte de músicos aos 27 anos de idade,arte e etc.

sábado, 11 de maio de 2019

Entendendo o livro ''Uma Breve História do Tempo'',um clássico da ciência de Stephen Hawking

Relatividade,quantas,viagens no tempo,buracos-negros e de minhoca,eis alguns dos temas tratados e muito discutidos até os detalhes pelo físico Stephen Hawking em sua clássica e popular obra 'Uma Breve História do Tempo'' publicado originalmente em 1988.Em linguagem fácil e simples sem jargões técnicos e fórmulas complicadas para o leitor não especialista,a obra se tornou um best-seller infanto-juvenil e também entre os adultos que podiam ler e entender temas científicos tão complexos com mais facilidade.

De fato Hawking quis,desde o início, tornar a obra interessante para o grande público mostrando a relação da relatividade de Einstein com a física quântica que segundo suas próprias palavras abriria as fronteiras da compreensão do Universo.



Deus x Tempo
É sobre o Universo em que a obra se inspira e seus mistérios que tanto provocam os físicos a explorarem-no. Certamente muitas pessoas consideram a ciência como sendo desnecessária e errada quando sobretudo esbarra na questão de Deus,pois de acordo com essas pessoas,Ele criou o Universo e tudo que existe nele sem chance de protesto e se dão por satisfeitas disso.

Carl Sagan, importante astrônomo e divulgador de ciência, escreveu o prefácio da obra e concluiu que ela ''está repleta de Deus ou da ausência dele'' implicando com isso que a avaliação do assunto fica a critério dos leitores.Existe a liberdade de interpretar os dados divulgados de acordo com a crença de cada um muito embora o próprio Hawking,em várias entrevistas, já esclareceu que o Big Bang pode tornar Deus desnecessário,já que é um evento que pode ser auto explicado.

A expansão do Universo é outro ponto recorrente na obra abrangendo muito tempo do autor em explicar esse fenômeno para o público mais leigo.O astrônomo americano Edwin Hubble,o mesmo que emprestou seu nome para o telescópio espacial da NASA,observara as galáxias distantes quando em 1929 descobriu um estranho efeito:elas estavam se afastando a uma velocidade alta. Conhecido da física, o efeito Doppler é a tendência das ondas mecânicas como o som e até das eletromagnéticas como a luz de se propagarem em comprimentos diferentes.Essa prova irrefutável e verídica na expansão do Universo demonstrada foi mais um elemento chave na teoria do Big Bang defendida no livro.

Einstein x Newton
Embora ainda se acreditasse que a luz não tinha uma velocidade constante em idos do século XIX e  em princípios do XX.Einstein postulou o contrário,a luz tinha uma velocidade constante e seria o limite no Universo,nada seria mais veloz que ela onde quer que fosse.Assim nascia a relatividade que corrigia muitos erros da física clássica,aquela que Isaac Newton descobriu lá atrás no século XVIII como a gravidade por exemplo.A questão da expansão e imobilidade do Universo que Newton e as física não conseguiam explicar enfim puderam ser trabalhadas e aprimoradas para entender ainda mais como todo começou.Até mesmo as perguntas metafísicas que tanto incomodam filósofos e religiosos como de onde viemos passaram a ter um novo sentido com essas descobertas.

Einstein ajudou a entender os fenômenos do Universo como o tempo e os buracos-negros

Os buracos-negros,que hoje são um tema recorrente para todos aqueles que são 'alfabetizados' em ciência e tem algum interesse no tema foram detalhadamente investigados por Hawking.Uma das primeiras aparições públicas da teoria vieram de sua autoria embora o princípio de funcionamento deles já houvesse sido trabalhado por outros físicos.

Conclusões e impressões
Para todos aqueles que gostam de ciência e leitura,Uma Breve História do Tempo é um prato cheio embora tenha uma abordagem científica é um livro fácil de ser lido pela maioria do público leigo sem a linguagem técnica tão cansativa e difícil que os acadêmicos da área usam.