segunda-feira, 22 de abril de 2019

A Maior Explosão que o Mundo já viu e Ouviu-A Bomba Tsar

No auge da Guerra Fria,em 30 de outubro de 1961,poucos meses antes os soviéticos haviam enviado o primeiro homem ao espaço e agora estavam para testar o maior e mais destrutivo artefato nuclear jamais construído pela humanidade até então-a chamada bomba tsar,ou grande Ivan ou ainda RDS-220(nome técnico usado pelos projetistas da bomba).

Esta designação de código RDS seria a linguagem técnica oficial dos projetos nucleares soviéticos e significava em russo 'Rússia por si própria' em referência a capacidade do país em desenvolver projetos científicos sem a ajuda externa,um orgulho nacionalista.
Ela tinha um poder de destruição de 50 megatons de potência ou o equivalente a 50 milhões de toneladas de dinamite,aquele mesmo explosivo usado pelos engenheiros nas pedreiras e minas de carvão.

O cogumelo nuclear da Tsar visto a 120 km do epicentro da explosão

O então líder da URSS na época,Nikita Khruchev,queria impressionar o mundo e principalmente os americanos com uma bomba grande e potente o suficiente para o mundo inteiro literalmente tremer.O local do teste foi uma ilha isolada bem no meio do nada chamada em russo de Novaya Zembla,usada desde os anos 50 para isso.

Aliás esse local continuaria sendo usado até o fim dos testes nucleares acordado entre as potências nucleares justamente após a detonação deste artefato que de tão impactante se tornou uma referência. Khrushev na verdade e a princípio queria uma bomba com 100 megatons,uma explosão tão potente cujos resultados preocuparam até mesmo os físicos do projeto que advertiram que a atmosfera terrestre ficaria muito carregada de radiação com consequências desastrosas.

Um dos físicos responsáveis pelo projeto da bomba Andrei Sakharov se tornaria um pacifista conhecido, inclusive tendo seu nome dado a um prêmio por mérito em ativismo social e paz para pessoas no mundo.

A bomba em si,pesava 27 toneladas e de tão pesada,para que o avião pudesse carregá-la, precisou ter seus tanques de combustível e portas de carga removidos,além de ser pintado com uma tinta especial para minimizar o efeito da radiação sobre a fuselagem.
Um pará-quedas de 800 kg foi adaptado à bomba para atrasar sua queda e dar tempo para os aviões fugirem caso contrário teria sido uma missão suicida.Consta que mesmo com esses cuidados a explosão teria causado tamanha turbulência à aeronave que houve perda de altitude que foi recuperada logo depois do susto.

O modelo usado foi um bombardeiro Tupolev-95 que embora fosse um dos maiores em serviço na época ainda assim tivera que ser modificado para comportar a bomba em sua estrutura de 4 motores de fabricação soviética.

Maquete em tamanho real da bomba em museu


Efeitos da explosão

A explosão da bomba foi tão forte que uma bola de fogo 8 km de diâmetro,ou mais de 80 campos de futebol, iluminou o dia como um segundo sol.Ela pôde estourar vidraças a mais de 300 km de distância na Finlândia e causar queimaduras de 3º grau em pessoas a 100 km do centro da explosão.

Um tremor de terra foi sentido em várias partes do mundo e uma antiga aldeia abandonada foi completamente devastada mesmo a mais de 100 km de distância do local do impacto. A terra se transformou em vidro pelas altíssimas temperaturas fundindo-a e alisando a superfície de modo uniforme como um disco de vinil.

Apesar da bomba por seu peso e tamanho não ser usada numa guerra contra os EUA pois seu transporte e carregamento seriam inviáveis logisticamente,ela serviu como uma propaganda importante e influente para mostrar aos EUA que a URSS tinha tecnologia e também armamento suficiente para reagir caso fosse atacada.
Após o teste um acordo foi assinado onde os mesmos se tornaram proibidos na atmosfera,mares e terra somente restritos aos testes subterrâneos como forma de minimizar os efeitos radioativos sobre o planeta.

A bomba Tsar foi mais um capítulo da Guerra Fria que provocou os ânimos de americanos e soviéticos em produzir uma tecnologia superior ao rival em alcance e eficiência do mesmo modo como se refletiam em todas as áreas como engenharia,biologia,medicina e etc.

Os russos já tinham uma tradição em produzir engenhos mecânicos e tecnológicos de proporções descomunais como forma de demonstrar poder e conhecimento como o canhão Tsar e o tanque Tsar descrito na foto abaixo,que embora fossem à primeira vista impressionantes,eram obsoletos e de difícil controle e manejo.

Tanque russo Tsar,tradição em construir grandes engenhos


LEIA TAMBÉM



domingo, 21 de abril de 2019

O Homem veio do Macaco!?Desconstruindo um Mito

Essa é uma afirmação muito comum de se ouvir de pessoas mais religiosas ou com pouco conhecimento do assunto.O objetivo desse post é tentar esclarecer pontos polêmicos em relação a essa constante afirmação/pergunta que intriga as pessoas causando debates mais inflamados que geram preconceitos ainda hoje repetidos.

Uma grande parte das pessoas com algum tipo de instrução ou educação religiosa costuma atribuir à criação do homem ao Criador e ponto.Já uma outra parte dessas pessoas que em muitos casos não são necessariamente religiosas se referem a nós seres humanos como filhos ou descendentes diretos deles questionando porque então ainda existem chimpanzés e gorilas se deles evoluímos.No entanto essa afirmação quando posta à prova demonstra uma série de mal-entendidos sobre a evolução das espécies,que requer uma explicação mais detalhada.Há muito tempo as pessoas repetem-na como uma verdade ou simples ironia para desacreditar a teoria da Seleção Natural de Darwin descoberta em idos do século XIX.Uma teoria ainda hoje na maioria dos casos não trabalhada em escolas e por isso mesmo cercada de absurdos e preconceitos como os acima referidos.


Pequeno retrospecto de Darwin à evolução das espécies...
Charles Darwin foi um naturalista inglês,nome que os biólogos aventureiros tinham em sua época-o século XIX,que abandonou o seminário(a escola de padres)pela paixão e curiosidade que a ciência despertou-lhe.Embora outros cientistas de renome na época tenham colaborado com a teoria da evolução das espécies Darwin condensou tudo e publicou em 1859.Em termos bem básicos a Seleção Natural conclui que todas as espécies animais e vegetais,incluindo o homem,evoluem de formas primitivas e anteriores à ela acumulando características ao longo de muitas gerações.
Isso significa por exemplo que um animal de 4 dedos como o cavalo primitivo e que hoje conta com somente 1 foi perdendo os outros 3 gradualmente ao longo de milhões de anos pois não havia mais necessidade de uso para eles como os fósseis recuperados de cavalos pré-históricos confirmam.E isso serve para órgãos e até o próprio comportamento animal.Algumas características se mantêm enquanto outras são eliminadas de acordo com o uso e a constância desse uso na natureza se ajustando à ela.
O membro dianteiro de várias espécies de mamíferos,répteis e aves tem formação semelhante em relação ao esqueleto.Assim como a fase embrionária de todas as espécies animais são idênticas,provas de uma evolução contínua a partir de espécies primitivas.

Nós os seres humanos pertencemos ao ramo dos primatas(Arsuaga)justamente por termos muitas características em comum com os primatas superiores como os orangotangos,gorilas e sobretudo os chimpanzés como o mesmo número de dedos nas extremidades,conformidade física e até o DNA.As semelhanças entre seres humanos e primatas já eram insinuadas desde a antiguidade clássica na Grécia Antiga como afirma o historiador e arqueólogo Jared Diamond.Essas semelhanças não eram meras coincidências e quando a teoria de Darwin se tornou famosa e abalou o mundo científico e religioso da protestante Inglaterra vitoriana tudo fazia sentido.



A evolução do homem se tornou um escândalo estudado a sério por uns e ridicularizado por outros como demonstrado na famosa caricatura de Charles Darwin acima e publicada na época dos acontecimentos.Nenhuma pessoa civilizada aceitava uma teoria que colocava o ser humano como um acidente da natureza tirando de Deus o papel criador que tinha até então e como descrito na Bíblia que era e ainda é encarada como uma verdade absoluta.Isso não era verdade,diziam os céticos da teoria.Esse foi e continua sendo mesmo 150 anos depois um dos principais motivos de descrédito da teoria da evolução das espécies.Ainda hoje a máxima( um pensamento ou frase muito repetido) afirma que a Terra tem 6 mil anos de idade,ignorando todas as descobertas geológicas, paleontológicas e arqueológicas já documentadas.

Penso,Logo Existo...
Essa máxima pronunciada pelo filósofo francês Descartes um dos pais do pensamento racional acima, ilustra bem o ser humano.Porém embora o cérebro humano seja um diferencial absoluto que nos define ainda somos uma espécie e somos animais,por mais desconfiança que essa afirmação possa trazer para aqueles que negam.Biologicamente falando a anatomia e a classificação do homo sapiens,nome científico da nossa espécie,obedece aos mesmos padrões que qualquer outra criatura no planeta tem desde a nomenclatura taxinômica criada por Lineu no século XVII que dividia todas as espécies de acordo com características em comum entre si por isso mesmo estamos entre os primatas.

Mas e então?Viemos ou não dos macacos?
A resposta para essa pergunta é bem simples:NÃO.Nenhum ser humano até mesmo os mais simiescos,parecidos com primatas fisicamente como a Lucy abaixo,vêm de ancestrais macacos ou mais a rigor chimpanzés.Embora a arvore genealógica da nossa espécie seja muito grande nós e os grandes primatas não passamos de primos com um ancestral em comum.

Uma ancestral hominídea do ser humano moderno,Lucy,uma australophitecus afarensis

Em outras palavras isso significa que em algum ponto do passado da nossa espécie há cerca de 15 milhões de anos,uma criatura ainda desconhecida da ciência gerou 2 clados(ramos) distintos,os dos chimpanzés e outro dos hominídeos no qual pertencemos.Como sabemos disso?

A resposta vem dos fósseis...
É através dos fósseis que muitas respostas para perguntas triviais sobre evolução são respondidas.Embora no tempo de Darwin os fósseis hominídeos fossem extremamente escassos ele já sabia que seria por eles que parte de sua teoria seria confirmada,pois são com eles que os vestígios da evolução são registrados.Os antropólogos sabem diferenciar esqueletos de macacos com de hominídeos,desde o volume cerebral que na nossa espécie crescia gradualmente até ossos específicos do corpo que são ainda encontrados nas espécies de chimpanzés e não das hominídeas,por isso mesmo sabemos que fósseis como Lucy não são chimpanzés e sim seres humanos primitivos,independente do nível de inteligência que apresentavam.
Essas características físicas como tamanho do cérebro e o andar bípede que liberava as mãos para segurar e trabalhar as coisas são cruciais para nossa espécie,uma coisa que nenhum outro primata possui.

Jane Goodall cujos trabalhos foram essenciais para mostrar as semelhanças entre humanos e chimpanzés
Orangotango

Embora chimpanzés e orangotangos possam andar bípedes,essa situação é apenas ocasional pois a estrutura óssea dos seus quadris não permitem que eles mantenham essa posição para sempre pois as articulações são muito próximas da pélvis.Outro diferencial que afirma a evolução dos seres humanos diferente e única em relação aos grandes primatas tem a ver com o DNA.Nossa genética com a deles é muito parecida e não significa,à primeira vista como podem acusar alguns que viemos deles, mas sim que somos parentes bem próximos o que é redondamente diferente.
Um estudo publicado pela revista Scientific American de 2014 confirma que 99% do DNA humano é idêntico aos dos chimpanzés.
Quando o genoma humano foi 'desvendado' pelo magnata da genética Craig Venter se concluiu que parte dos 30 mil genes humanos(ignorados e ridicularizados na época) eram iguais aos dos nossos primos chimpanzés.As provas são cabais da evolução humana e do nosso parentesco com os grandes primatas embora ainda existam pessoas que se recusem a creditá-la.
Outra pessoa importante no conhecimento do processo evolutivo de seres humanos e chimpanzés foi a primatóloga,especialista em primatas,Jane Goodall.Suas pesquisas duraram mais de 40 anos,trabalhando com chimpanzés em Gombe na Tanzânia(África) que demonstraram que muitos padrões de inteligência entre os primatas poderiam ser comparados com a nossa evolução em seu início ajudando a entender ainda mais esse processo.

A civilização floresce..
Nenhuma outra espécie é capaz de criar músicas,escrever livros e construir cidades, somente os seres humanos.Os chimpanzés evoluíram num ramo diferente do nosso embora ainda se mantemos primatas(Arsuaga),essa afirmação pode parecer chocante mas temos muitas características em comum com eles que nos colocam no mesmo grupo como algumas das citadas acima.Assim fica mais claro entender que não viemos dos macacos mas somos primatas e que temos um ancestral em comum com os chimpanzés,gorilas e orangotangos.A afirmação contrária desta geralmente demonstra engajamento religioso ou a perdoável falta de conhecimento da teoria da evolução,pouco ensinada e por isso mesmo pouco compreendida nas escolas de educação inicial.O biólogo e defensor da evolução,Richard Dawkings,explica que as crianças ainda não tem discernimento suficiente para decidirem sobre seus credos que são definidos por seus pais e a religião correspondente destes resumindo que 'não existem crianças cristãs,mas de pais cristãos,nem judias mas de pais judeus.[..]' e assim sucessivamente.

Referências:
  1. Deus um Delírio-Richard Dawkings
  2. Porque as pessoas acreditam em coisas estranhas-Michael Shermer
  3. O terceiro Chimpanzé-Jared Diamond
  4. O que nos faz Humanos-Matt Ridley
  5. A Espécie Eleita-Juan Luiz Arsuaga e Ignácio Martinez
  6. Scientific American-Out.2014
  7. A improbabilidade de Deus-Richard Dawkings
  8. A Origem das Espécies-Charles Darwin

sexta-feira, 19 de abril de 2019

O mistério do Pé-Grande:entre a ficção e a realidade

Muito comum em desenhos animados,filmes e lendas mundo afora o pé-grande ganhou um status bem sólido no folclore mundial,revezando de nome dependendo do lugar onde é comentado,pode se chamar Yeti nas montanhas do Himalaia ou sasquath nas florestas dos EUA e Canadá onde muitos afirmam tê-lo visto mesmo que sejam somente suas pegadas que tem formas bem humanas mas com uma altura bem acima da média.
Segundo muitos desses relatos,o pé-grande seria um humanóide,uma criatura de aparência humana,com o corpo coberto de pêlos grossos,grande altura,andar simiesco e hábitos bem reservados por isso mesmo seria muito pouco vista.Embora o pé-grande seja considerado uma lenda por estudiosos e biólogos, muitas pessoas se arriscam em afirmar que ele é uma realidade.

Em busca do Pé-Grande
Muitos exploradores e aventureiros já tentaram localizar o pé-grande em excursões mundo afora,um deles foi o alpinista e primeiro homem a subir ao topo do Monte Everest junto com seu guia, Edmund Hillary que após a conquista da montanha(a maior do mundo)saiu numa busca apaixonada pelo folclórico e misterioso bicho,que por acaso é conhecido na região do Himalaia como Yeti ou o 'abominável homem das neves'muito comum em boatos e histórias dos povos da montanha,outras tentativas de encontrá-lo ou supostos encontros foram feitos pelo alpinista Eric Shipton.Este teria encontrado vestígios sólidos da presença do animal na forma de pegadas fotografadas por ele.Embora elas tenham sido publicadas,nunca ganharam o status de verídicas por desconfianças em relação a autenticidade da foto que poderia ter sido forjada.

Pé-Grande na TV?
Não é de se estranhar que um 'animal' com essa fama atraísse a atenção de pessoas ao redor do mundo inclusive da imprensa que gosta de explorar o assunto de modo sensacionalista,ou seja para conquistar audiência assim como charlatões que se apropriam da lenda para forjar falsos flagrantes do animal.
Uma das mais impressionantes aparições do pé-grande teria sido em uma curta filmagem produzida por 2 caçadores conhecida como a famosa filmagem de Patterson-Glimlin de 1967(na foto abaixo)onde ambos caçadores e cinegrafistas lá da Califórnia toparam de frente com a criatura supostamente filmando-a em vídeo de uma distância segura,transmitido e retransmitido por várias emissoras de tv dos EUA,mas que também sua autenticidade,apesar do sensacionalismo,jamais foi analisada e/ou confirmada.Histórias como essa ajudaram a perpetuar a lenda e fama do mistério em volta do animal que em alguns casos se mantem,mesmo com todas as provas contra a sua existência.

Suposto pé-grande filmado em 1967

Mais uma teoria

Algumas teorias,mais razoáveis porém improváveis, tentam explicar o pé-grande como uma espécie humanóide antiga chamada Gigantophitecus(tradução para macaco gigante),que teria habitado as florestas da Ásia e que chegaria aos 3 metros de altura mas que foi extinta há milhares de anos atrás na natureza sendo apenas registrada com seus dentes fossilizados.Muitos vêem nisso uma explicação satisfatória para as 'aparições' do pé-grande enquanto outras pessoas afirmam que tal criatura pode ser uma espécie não identificada pela ciência ainda,o que é inviável considerando que essa mesma e única espécie teria que habitar continentes diferentes mantendo-se oculta por toda a vida(apesar do tamanho) e ainda competindo contra outras espécies animais como ursos e linces por comida e território sem deixar vestígios como pegadas,fezes,carcaças e etc.

A tese do Gigantophitecus não poderia ser possível já que ele foi extinto ha 500 mil anos aproximadamente e nenhum outro exemplar foi visto e relatado desde então,somente permanecendo como uma subespécie dos primatas além do mais não existem indícios arqueológicos de que este grande primata tenha habitado as Américas,outro local de avistamentos do pé-grande.

Suposta pegada do pé-grande registrada pelo alpinista Eric Shipton nos anos 50

Outra proposta também oferecida como alternativa para os entusiastas da criatura e estudada pela criptozoologia,pseudo-ciência que estuda animais mitológicos ou extintos,afirma se tratar de um animal ainda não registrado pela biologia e portanto não identificado a exemplo do que afirmam do chupa-cabra.

Recentemente publiquei uma postagem detalhada sobre o chupa-cabra,clique aqui e confira.

Conclusões
Por se tratar de uma lenda,um folclore popular muito difundido no mundo o pé-grande permanece um mistério mas somente isso,sem nenhuma prova real e confiável de que realmente existe.As múltiplas aparições e relatos que envolvem-no servem somente para fomentar a imaginação de pessoas mais sensíveis e supersticiosas que se sentem mais inclinadas a acreditar em tais histórias mesmo que não haja nenhuma confirmação da ciência sobre o animal.Os estudos da criptozoologia não explicam a onipresença da criatura em diferentes continentes sem que ela deixe vestígios de sua passagem e que nunca tenham sido fotografadas e analisadas cientificamente como outros animais foram.Assim o pé-grande se manteve como uma curiosa e fascinante lenda contada por povos da montanha ao redor do mundo baseada certamente em outros animais reais,como os ursos comuns em áreas de montanha do hemisfério Norte e que podem caminhar em 2 patas, ou pessoas que foram erroneamente identificadas como a famosa criatura.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

O Massacre da escola Columbine-20 anos depois,como foi e o que aprendemos?Artigo Completo

O dia 20 de abril de 1999 foi marcado por um brutal ataque que mostrou ao mundo o alcance que os tiroteios em escolas podiam chegar.2 alunos da High School Columbine no condado de Jefferson na cidade de Littleton no Colorado,o equivalente ao ensino médio brasileiro, realizaram um ataque contra seus antigos colegas que entrou para os anais da história como um dos mais sangrentos, bem planejados e executados até então.Estudado ainda hoje como referência para os ataques subsequentes que se alastraram para outras partes do mundo,inclusive no Brasil.

Os assassinos no refeitório da escola durante o ataque

O Massacre da escola Columbine como ficou conhecido,despertou o interesse dos psicólogos e cientistas sociais para a questão do bullying em escolas,abuso de drogas,relações familiares entre estudantes e controle de armas nos EUA.A ideia de que jovens americanos de classe média,com excelente condição financeira, cometendo crimes graves também foi colocada em debate após o atentado.Muitas dissertações e teses de mestrado e doutorado foram escritas na tentativa de explicar tanto esse quanto o perfil de atiradores posteriores.

Quem eram os atiradores?

Eric Harris e Dylan Klebold eram alunos da escola à época do ataque e já haviam tido problemas com a polícia em tempos anteriores.Relatos de ameaças,vandalismo e assalto por parte da dupla eram conhecidos de pais,amigos e das autoridades locais.A partir de 1996 Eric,criara um site especializado no jogo Doom divulgando mapas em relação ao progresso do jogo para outros usuários.Neste tempo ele também criou um desafeto chamado Brooks Brown e publicou neste site que iria matá-lo quando tivesse a chance,os pais do rapaz alertaram a polícia e Eric foi preso.

Em 1998,numa localidade próxima de suas casas a dupla agora foi responsável pelo assalto de uma van estacionada.Vários equipamentos eletrônicos foram roubados enquanto ambos marginais foram identificados,localizados e presos.Conta-se que durante o tempo que ficou detido Eric se comprometeu a respeitar a lei e mudar seu comportamento violento perante psicólogos e autoridades.Mas por outro lado mantinha um diário onde descrevia esses fatos com deboche e desprezo ridicularizando o castigo que lhe haviam imposto e se vangloriando do roubo.

Dylan Klebold e Eric Harris

Este diário após o atentado seria uma importante prova que levariam os investigadores e psiquiatras a tentar entender as motivações do crime e a mentalidade dos assassinos.Embora ainda hoje se considere o bullying como principal fator que motivou o ataque muitos não concordam que somente isso tenha sido capaz de provocar tamanha atrocidade considerando o histórico criminoso de ambos.

Como foi o ataque?
Eric e Dylan planejaram o ataque por cerca de um ano de acordo com as investigações divulgadas posteriormente.E escolheram exatamente o dia 20 de abril para executá-lo que corresponde a data de nascimento de Adolf Hitler,mentor da ideologia nazista e principal artífice da Segunda Guerra Mundial.Eric era um fanático que pregava a supremacia ariana,uma ideia defendida pelo nazismo que aliás era muito admirado por ele como consta em seu diário.Ele também se considerava uma espécie de pessoa melhor que as outras e vestia,durante o ataque, uma camisa cuja estampa se lia 'seleção natural' em referência à teoria de Charles Darwin que postula a evolução dos seres vivos.

O planejamento foi tão minucioso que escolheram o horário do intervalo onde todos os demais alunos estariam reunidos no refeitório para iniciá-lo e assim poder causar o maior número de vítimas possíveis.O plano era atacar a escolas com bombas e atirar,executando,os sobreviventes.99 artefatos explosivos foram encontrados pela polícia após o tiroteio,todas de origem caseira fabricadas pela dupla com instruções retiradas da internet.

Consta que o ataque começou às 11:19 da manhã do dia 20 de abril,com o lançamento de uma das bombas contra alunos que lanchavam do lado de fora da escola.2 vítimas Richard Castaldo e Rachel Scott não se importaram com o incidente acreditando tudo não passar de brincadeira.Os tiros começaram e ambos foram atingidos,Rachel seria morta e Castaldo tornado paralítico devido aos tiros,outros alunos próximos a esse evento, também foram alvejados mas conseguiram fugir.O Massacre da escola Columbine estava em andamento a partir de então.

Uma professora de artes chamada Patty Nielsen ao ouvir os estrondos também pensou que tudo não passava de brincadeira até se aproximar de uma das portas que abriam para o exterior da escola onde a dupla realizava os primeiros disparos até ser atingida por estilhaços de vidro da porta que acabara de ser alvejada.Ao se dar conta do que estava acontecendo a jovem professora se dirigiu à biblioteca alertando aos demais alunos da situação já se abrigando e ligando para a polícia avisando do incidente.A biblioteca durante o massacre será o local onde a maior quantidade de vítimas serão mortas pela dupla de assassinos já que elas encontravam-se indefesas abrigadas sob as carteiras nas quais uma a uma eram revistadas pelos atiradores.

Todas elas eram alvejadas a sangue frio como relata os testemunhos dos sobreviventes que viam Eric e Dylan sorrindo ao realizarem os disparos.A  frieza apresentada pela dupla havia sido estarrecedora.Segundo John Savage ,um dos alunos refugiados na biblioteca, relatou em entrevista que ao ser reconhecido por Dylan teve a vida poupada e ouvido deste que estava somente 'matando pessoas' quando inquirido sobre o que estava fazendo.Outro aluno chamado Isaiah Schoels teria sido arrastado e morto por ser afro-americano.

O tiroteio persistiu com muitos outros alunos e professores sendo feridos e mortos,o único professor vítima fatal do incidente David Sanders,já pressentindo que os primeiros sons podiam se tratar de tiros e um possível atentado recolheu os alunos em segurança numa sala procurando ajuda para fechar as demais e por isso mesmo atingido e morto ao esbarrar com a dupla pelos corredores.Ao todo foram 13 vítimas fatais enquanto os 2 assassinos cometeram suicídio,um ato incomum em ataques semelhantes que haviam ocorrido anteriormente em escolas americanas.

Atiradores após suicídio

Entre os sobreviventes encontram-se pessoas que foram paralisadas pelos tiros e com sequelas psicológicas pelos eventos que foram vítimas durante o ataque à escola.Câmeras de segurança registraram o momento em que tudo aconteceu inclusive o pânico generalizado no refeitório com a aproximação da dupla que por muitas vezes tentou explodir os tanques de gás da cozinha afim de destruir a escola.

Seguranças responsáveis pelo campus da escola já alertados da situação, efetuaram alguns disparos revidados pelos criminosos enquanto a polícia preparava um plano de invasão com a SWAT,grupo especial tático da polícia americana semelhante ao BOPE,batalhão de operações especiais, brasileiro. Houve posteriormente denúncias de sobreviventes em relação à inação da polícia que se recusava a entrar na escola enquanto os atiradores ainda estavam vivos e fazendo mais vítimas já que alegadamente aguardavam a chegada da SWAT,o que poderia ter salvo a vida do professor baleado.

Conhecida cena do massacre,estudante sendo resgatado por uma janela da biblioteca

Algumas vítimas também contaram que os assassinos perguntavam sobre a crença religiosa antes de efetuarem os disparos despertando depois a consciência de grupos evangélicos que consideravam-nas como mártires cristãos.Após atirarem a esmo pelos corredores,pátio,refeitório e demais dependências da escola os assassinos se dirigiram de volta à biblioteca e atiraram contra as viaturas policiais estacionadas aguardaram um momento e se suicidaram com tiros na cabeça.As cenas divulgadas na TV à época do crime chamaram a atenção pela brutalidade e surpresa quando mostravam alunos feridos sendo salvos arrastados pela polícia pelas janelas quebradas da biblioteca,local da maior parte do massacre.

Resultado final do atentado e lições
Ao todo 15 pessoas morreram incluindo ambos criminosos com um saldo de mais de 20 feridos, alguns deles em estado paraplégico,sem mais capacidade de andar.As críticas também se dirigiram contra a polícia que mesmo ouvindo os disparos não tentou intervir para aguardar a chegada da SWAT no local.A omissão dos pais,outro ponto importante que poderia ter evitado a tragédia, também foi muito debatido já que enquanto tudo acontecia o pai de um dos assassinos,Henry Harris-o pai de Eric,teria ligado para a polícia alertando que seu filho deveria ser um dos atiradores presentes no local.
Uma comoção nacional foi disparada culpando desde os jogos violentos quanto o filme Matrix,sucesso nos cinemas da época,já que como o próprio pai do atirador sabia,Eric e Dylan pertenciam a um grupo chamado Máfia da Capa Preta ou do Casacão dependendo da fonte,já que usavam longas capas escuras idênticas aos dos personagens do filme e que ajudaram a ocultar as armas usadas no dia do crime.

O diário de Eric Harris,fundamental para entender o crime era enfático ao descrever os planos alucinados do rapaz que pretendia matar 500 pessoas além de explodir um avião sobre a cidade de Nova Iorque a exemplo do que aconteceria em setembro de 2001.O atentado terrorista na cidade de Oklahoma em 1995 com centenas de vítimas,a Segunda Guerra Mundial e os tumultos raciais na cidade de Los Angeles em 1992 eram citados por ele como referência de seus futuros atos.Delírios de megalomania eram recorrentes em seu diário.No fim o caso abriu definitivamente o debate sobre a questão do bullying nas escolas e quais as consequências psicológicas em crianças e jovens.

Seu diário também continha passagens onde relatava que não era aceito pelos outros jovens e sentia-se excluído do convívio entre os outros alunos mais populares do colégio.Sua alienação aliado ao comportamento marginal e megalomaníaco que já apresentava junto à omissão dos pais que se recusavam a acreditar que os filhos cometeriam tal crime mesmo com a coleção de armas em se quarto são consideradas como motivações para o atentado.

Embora os EUA já tenham uma cultura muito arraigada em relação ao porte de armas,garantido e incentivado pela Carta Magna,com fácil acesso.Os assassinos teriam adquirido parte das munições na rede de conveniência Wal Mart também presente aqui no Brasil junto a uma cultura onde a violência também passa a ser um artigo de consumo banalizada pelas mídias como os jogos,séries,filmes e imprensa marrom que transmite notícias de crimes com sensacionalismo para massificar e impressionar sua audiência em busca de ibopes cada vez maiores.

Completados 20 anos após o massacre,hoje muitas dissertações e teses de doutorado abordam o assunto junto à questão do bullying aparece o abuso de drogas, depressão,predisposição à violência e problemas familiares na motivações para ataques em escolas como esse.O atentado acabou por disparar uma onda de outros semelhantes ao redor do mundo e principalmente nos EUA com centenas de tiroteios em escolas,universidades,shoppings,lanchonetes e cinemas com centenas de vítimas.

O próprio perfil dos assassinos vindos da classe média americana geralmente com boa educação e qualidade de vida impressionou a imprensa já que a violência não ficava somente restrita às gangues de rua em bairros pobres.Recentemente a mãe de um dos marginais Sue Klebold,concede uma entrevista ao grupo de mídia TED contando sua história e de seu filho Dylan em um livro.No ano de 2003 o polêmico jornalista Michael Moore lançou um documentário chamado Tiros em Columbine onde critica a política americana do fácil acesso às armas de fogo.

No Brasil em raras ocasiões, situações como essa ,com os mesmos motivos aconteceram.Uma em 7 de abril de 2011 no Rio de Janeiro quando um ex-aluno atirou indiscriminadamente em alunos da escola onde sofreu bullying no bairro de Realengo e recentemente,março de 2019,na cidade de Suzano estado de São Paulo,uma dupla matou várias pessoas em sua antiga escola usando um revólver 38 e armas brancas e de origem medievais comuns em jogos eletrônicos.

Referências:

-Tiros em Columbine-Michael Moore(Documentário)
-Hora Zero-Discovery Channel(Documentário)

LEIA TAMBÉM






terça-feira, 2 de abril de 2019

O nascimento da Internet.Como tudo começou?

Hoje a internet é o meio de comunicação mais usado e difundido no mundo,somos capazes de realizar transações bancárias,compras e vendas,saber o que está acontecendo em tempo real em quase qualquer lugar do mundo e se relacionar com outras pessoas.Existe uma infinidade de possibilidades que a internet é capaz de oferecer a seus usuários para o bem ou para o mal.A internet foi responsável por uma das maiores revoluções tecnológicas da era moderna ainda em andamento.
Podemos concluir que praticamente qualquer atividade humana,hoje, está ligada a algum tipo de sistema computadorizado desde o pagamento de uma passagem de ônibus numa roleta automática ou um sinal de trânsito.

Mapa da ARPANET em 1969,note que somente 4 pontos estão conectados e somente nos EUA,era a semente da atual internet

A revolução tecnológica
A origem da internet remonta à Guerra Fria,com a corrida espacial e armamentista e as constantes operações de espionagem empregadas por ambas superpotências,EUA e a ex-União Soviética.Esse contexto fez com que a tecnologia avançasse a passos largos junto aos métodos de telecomunicação.Esses avanços fazem parte do que alguns historiadores costumam chamar de revolução tecnológica acontecida nos anos 1970.Enviar e receber mensagens de modo rápido,prático e secreto tornou-se fundamental.

As primeiras tentativas de se criar uma rede de comunicação interligada vêm do exército americano na constante luta pelo aprimoramento de seus sistemas de defesa.Com o governo do presidente Dwight Eisenhower os projetos de desenvolvimento de uma rede militar que fosse capaz de enviar e receber mensagens de modo seguro e não detectável pelos sistemas soviéticos foi iniciada.

Um dos principais objetivos da criação dessa precursora da moderna internet foi a ARPANET, que era um sistema de troca e envio de dados entre servidores usado pela ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada).Esta havia sido criada pelo governo Eisenhower como uma resposta aos avanços científicos obtidos pelos soviéticos no final dos anos 1950 como o lançamento do primeiro satélite o sputnik.Com isso pesquisadores americanos foram encarregados de desenvolver um sistema de envio de pacotes que nada mais são que as unidades de informação transmitidas por um servidor para outro conectado à rede da ARPA.

Essa precaução de enviar e receber dados de um computador para outro tinha um motivo entre os militares e o alto comando do governo:em caso de um ataque com armas nucleares vindos da URSS,os sistemas de comunicação ainda se manteriam ativos pois operavam servidores independentes onde caso um fosse destruído outro poderia continuar operando já que também eram conectados podendo então se organizar para um possível contra-ataque.Assim a ARPANET,oficialmente usada a partir de 1969 havia sido uma criação dos militares americanos para enviar e receber dados entre si sem conexão com o mundo exterior aos EUA.

A ARPANET passa para o mundo acadêmico...
Embora o conceito de internet já estivesse em voga com a ARPANET seu uso ainda era restrito ao mundo militar americano da Guerra Fria.Tudo passa a mudar quando esse sistema passa a ser incorporado pelas universidades com o objetivo de trocar informações entre si e facilitar a transmissão do conhecimento.O que havia sido conquistado com as formas precursoras de telecomunicações como o telegrafo,rádio e o telefone estava sendo infinitamente ampliado com a criação de uma rede de computadores interligados.

Em 1972 a ARPANET já era capaz de interligar uma rede atravessando todo o país mas restrita às universidades

1-As universidades americanas foram as primeiras entidades civis do mundo a serem contempladas com o uso da rede para a troca de dados.Da Universidade da Califórnia(UCLA)partiu a primeira mensagem de um computador para outro no Instituto de Pesquisa de Stanford.A mensagem de acordo com as fontes da época,teria sido LOGIN no entanto somente as 2 primeiras letras foram transmitidas gerando a silaba 'LO' já que o sistema caiu no momento do envio.Após reparos,o problema foi corrigido e a palavra completa foi enviada com sucesso.

O computador Honeywell usado pela Universidade da Califórnia para se conectar a ARPANET,note as dimensões da máquina para os padrões atuais

2-Até a década de 1970 os protocolos de envio da ARPANET eram restritos e independentes ou seja para se enviar os pacotes de um servidor para outro o sistema demorava mais tempo para decodificar os dados devido às diferenças de protocolos usados.Assim Robert Kahn e Vint Cent desenvolveram um código chamado TCP para normatizar os envios de dados e otimizar o tempo quando eles chegavam a um termo da época usado para designar um computador ou servidor que recebia e/ou retransmitia as informações.

3-Até 1969,data da criação oficial da ARPANET,somente 4 universidades estavam conectadas entre si,a saber,a Universidade da Califórnia,Instituto de Pesquisa de Stanford,Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah.Até 1971 outras faculdades estariam interligadas em rede nos EUA e já em 1973 através de uma ligação por satélite a Noruega foi o primeiro país estrangeiro a ter uma conexão de rede com os americanos.

A Internet na era moderna
A ARPANET foi administrada pelos militares americanos até seu desligamento em 1990 e ampliou sua rede devido a um sucesso estrondoso de uso e funcionalidade.Outras utilidades foram sendo incorporadas aos poucos ao longo da trajetória da ARPANET e em 1984 uma rede de computadores especificamente militar, a MILNET, passou a operar enquanto até o fim desta década provedores de rede e a abertura dela para uso comercial foi liberada nos EUA se expandindo exponencialmente para o mundo.E com a World Wide Web(a WWW)a internet deslanchou de vez pois agora estava disponível para qualquer usuário no mundo.

Tim Berners-Lee criador da World Wide Web,a WWW,que popularizou a internet entre milhões de pessoas sendo um marco importante na democratização da tecnologia

No Brasil a internet chega em 1988 seguindo o modelo criado nos primórdios da rede na ARPANET quando entidades cientificas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e a Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo(Fapesp) se conectaram para compartilhar dados.Com essa abertura a internet passou a se difundir por todo o país tendo sua primeira regulamentação no ano de 1995 com a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil.Outros passos foram sendo dados como o lançamento de sites empresariais,portais,conexões de banda larga até a chegada das redes sociais.