domingo, 28 de julho de 2024

O Desmoronamento do Comunismo no Mundo, uma breve análise do fim da União Soviética

     Embora o uso da palavra 'desmoronamento' no título da postagem possa causar estranheza nos leitores ela de fato se aplica ao fim do regime comunista no mundo como veremos adiante por vários motivos. Assunto como o Muro de Berlim está intimamente ligado ao evento. O comunismo além de ideologia era também um estilo de vida rigorosamente seguido, pelo menos publicamente, nos países sob a influência da antiga União Soviética. E não apenas lá já que acontecera revoluções comunistas em outros países como a antiga Iugoslávia (localizada na Europa do Leste), China, Coréia do Norte, Vietnã,Cuba entre outros.

  

                                           

    A diferença principal das revoluções nesses e outros países foi que tudo começou na Rússia em 1917 com a destituição do czar Nicolau II e consolidação do Estado de partido único-comunista que depois viria a ser chamado de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou URSS na sigla em português. Intelectualmente falando a base do comunismo nasce na Alemanha em 1848 com a publicação de um livro : O Manifesto Comunista escrito por Karl Marx e seu amigo Friedrich Engels.


Karl Marx- Mentor intelectual das ideias comunistas
 

É importante entender a localização das ideias comunistas no tempo e espaço pois elas irão influenciar direta e indiretamente os acontecimentos mundiais em diante acima relatados.

Em 1991 o mundo parava para assistir às reportagens veiculadas pela TV. Uma notícia tomava conta de todos eles.A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas chegava ao fim depois de quase 80 anos como uma unidade nacional,política,militar,econômica e cultural. Para enterdermos os efeitos desse acontecimento precisamos voltar em 1917 na Rússia.


Naquele ano,ainda durante a 1ª Guerra Mundial,a Rússia se organiza em torno de um líder carismático e influente chamado Ivan Lênin.Ele era um grande seguidor das ideias de Marx e Engels sobre a exploração capitalista da burguesia contra os operários das fábricas. Interessante inclusive ressaltar que a Rússia da época era predominantemente agrária com uma indústria em formação,bem atrás dos EUA,Inglaterra,França e Alemanha. 


Lênin

Diga-se também que por conta desses fatores ela era conhecida pejorativamente como Gigante de Pés de Barro pois embora fosse enorme geograficamente e rica em recursos naturais era atrasada economicamente perdendo uma guerra em 1905 contra o Japão. Durante a revolução que tomou o poder do czar-o imperador russo-Lênin instaura um governo provisório para estabelecer o que ele chama de ditadura do proletariado um governo onde os trabalhadores teriam decisão em tudo. 


A Ditadura do Proletariado

    A partir desse momento a URSS começa a se expandir para além do território russo englobando países bálticos,Ucrânia,Geórgia e a Ásia Central. Esses países só serão independentes de novo em 1991 com o fim do regime.

Com a implantação do comunismo nesses países um poderoso plano de estatização dos meios de produção começa. Estatizar nada mais é do que tornar público tudo aquilo que é privado em termos de produção. Um exemplo clássico disso são as fazendas coletivas que deixaram de pertencer a um proprietário privado-um agricultor- e passaram a ser do governo.

 Na teoria essas fazendas seriam propriedade de todos os trabalhadores que ali produziam com divisão igualitária do que faziam embora na prática a administração fosse de indicados do Partido Comunista,o único que podia existir no regime. 

      De acordo com o historiador Eric Hobsbawm em sua obra a Era dos Extremos: durante a Segunda Guerra Mundial a URSS foi atacada pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler sofrendo as maiores baixas do conflito tanto entre militares quanto entre civis. A infraestrutura do país como cidades,pontes,fábricas,abastecimento de luz e água foram seriamente danificadas durante a guerra. No entanto a vitória aconteceu em 1945 com a chegada de suas tropas em Berlim,capital alemã e do regime nazista. 



Tomada de Berlim por tropas soviéticas no fim da 2ª Guerra(Maio de 1945)

Com ela uma nova força política no mundo é projetada. A URSS passa a ocupar os países do Leste europeu que estavam antes ocupados pela Alemanha nazista. A partir de então eles passam a ser geridos por regimes comunistas indicados pelos soviéticos. Hungria,Polônia,Tchecoslováquia,Romênia, Bulgária e Alemanha Oriental são os melhores exemplos.

Esses países entram portanto no que se convencionou chamar de 'órbita' soviética ou bloco comunista, pois seriam como satélites girando ao redor dela. Até mesmo pactos militares de defesa eram firmados como o Pacto de Varsóvia para fazer frente à OTAN- Tratado do Atlântico Norte criada em 1949 para defender a Europa Ocidental de qualquer tentativa de ocupação soviética impedindo sua expansão na área além dos limites. Anos após o fim soviético os países europeus citados acima se tornarão membros da OTAN.O que já é tema para outra postagem.

A URSS havia se transformado em uma grande superpotência rivalizando economicamente com os EUA produzindo aço,petróleo,maquinaria inclusive com tecnologia avançada usada na indústria espacial,nuclear e militar que vai gerar os maiores gastos do regime na década de 1980.É importante dizer que foi justamente nessa década que os soviéticos tiveram seus maiores gastos. Estava acontecendo a ocupação do Afeganistão que consumia muitos recursos financeiros. Com a eleição de Mikhail Gorchachev em 1985 duas políticas foram implantadas por ele que ganharam o mundo e foram de fato o início do desmoronamento do mundo comunista: a glasnost (abertura) e perestroika (reconstrução). Em um de seus discursos afirmava que a URSS só tinha vodca e petróleo para vender e nada mais justificando suas políticas de abertura do governo.

Mikhail Gorbachev,o último líder da URSS e seu reformador


Mas o que foi a Glasnost e Perestroika?

Em termos mais claros a glasnost era uma política pública de seu governo que permitia mais liberdade para os cidadãos se expressarem inclusive a imprensa pois o regime era muito controlador e com grande censura. Também deixava tudo mais transparente ou seja as pessoas poderiam ver e saber tudo que acontecia de dentro do governo. Era uma forma mais democrática de governar.

A perestroika foi uma reforma econômica já que a URSS era uma economia planificada. Assim ela aderia aos poucos à economia de mercado e à lei da oferta e da procura. Isso acompanhava o fluxo natural da economia impedindo as perdas de safras de alimentos comuns no país.Essas políticas de modo geral começaram,naturalmente, a influir nos governos comunistas do Leste europeu reforçando movimentos que derrubariam esses regimes na Romênia,Hungria,Polônia e etc. 

     O Muro de Berlim ,que foi um dos maiores símbolos da Guerra Fria, será derrubado em 1989 marcando um processo irreversível no mundo. O comunismo representado pela poderosa União Soviética estava aos poucos se dissolvendo em diversos regimes nacionalistas de suas ex-repúblicas. De países dominados por líderes indicados por Moscou,agora eles poderiam aderir a regimes democráticos nos quais escolheriam seus representantes. É interessante observar que esses mesmos países que antes eram dominados agora fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte,a OTAN, liderada pelos EUA.

E a OTAN?

    Uma série de medidas militares para proteger a Europa como a instalação de escudos antimísseis, radares,baterias antiaéreas de alta tecnologia e bases militares com tropas americanas espalhadas pelo continente como forma de dissuadir qualquer ataque vindo da Rússia. Mesmo após o fim da URSS a OTAN continuou a existir absorvendo cada vez mais países que faziam parte do bloco comunista. Isso demonstraria que a desconfiança européia em relação à Rússia e aos seus aliados vindo do Leste permanecia quase a mesma. Ao longo das décadas a influência russa na Europa diminuiu muito desde a era soviética. E o mundo que antes era dividido entre capitalismo e comunismo passou a ser multipolar,ou seja, havia agora uma série de outros blocos políticos e econômicos sem relação direta com os EUA e a ex-URSS que podiam agir e tomar suas decisões sem autorização de nenhum destes. 


Abaixo algumas fotos dessa época




Lech Walesa,famoso líder civil polônes contra o regime comunista










Presidente dos EUA,Ronald Reagan, em 1987 discursando pela 'derrubada' tanto física quanto simbólica, do Muro de Berlim na
 Alemanha 
(Acima) 







Cena dramática da Queda do Muro de Berlim na Alemanha em 1989


O comunismo representou uma ideologia,um conjunto de ideias, que determinava a política, ciência,cultura assim como a economia e a própria vida das pessoas que viviam nestes países. A arte que era permitida era o realismo comunista e a arte ocidental era vista como degenerada por conta do capitalismo burguês. A religião de modo geral era sempre impedida de ser praticada e combatida. Críticas ao regime eram severamente punidas e se corria o risco de ser enviado para os campos de trabalhos forçados na Sibéria conhecidos como gulags.


Referências: 

● Eric Hobsbawm- A Era dos Extremos
● Frederick Kempe- Berlim 1961
● John Lewis Gaddis- História da Guerra Fria
● Enciclopédia O Globo 2000



LEIA TAMBÉM: