Há cerca de 530 milhões de anos(+ou-) um evento biológico mudou para sempre a cadeia alimentar na terra e ele tinha um nome:explosão cambriana.A maior parte de todos os animais conhecidos que existiram e ainda existem,pela evolução,foi gerado espontaneamente nessa época das plantas aos peixes.Mas qual a importância de uma coisa assim acontecer?
Representação artística da Explosão Cambriana ou 'big-bang' da evolução |
Num passado muito distante do nosso presente quando não existiam mamíferos e animais em terra firme esse evento biológico mudaria para sempre a vida.Na biologia explosão cambriana não tem relação com uma explosão física como conhecemos num efeito de uma bomba por exemplo.Essa ideia se refere a um fenômeno de surgimento de milhões de animais nas chamadas camadas estratigráficas,faixas de terra onde são achados os fósseis, estudadas por geólogos e paleontólogos do passado.
A maioria dos animais surgiram nessa época,invadindo os mares,a terra e o ar,a colonização do planeta estava completa até a chegada dos dinossauros e por fim a do homem que se tornaria o 'dono' absoluto do mundo,pro bem ou pro mal e isso tem muita importância e força e suas consequências estão aqui na terra até hoje.
Cérebro e predadores
A explosão revelou uma façanha inconfundível que entraria na anatomia da maioria dos animais em diante,o cérebro.Pode parecer nada mas até aquela época os animais não tinham cérebro ou um sistema nervoso com espinha dorsal somente animais de corpo mole,a maioria vermes-os anelídeos como as minhocas que conhecemos hoje.
Um dos primeiros animais conhecidos a ter uma espécie de cérebro primitivo com sistema nervoso foi um pequeno verme com o curioso nome de pikaia cujo fóssil foi encontrado no Canadá em um importante depósito destes.
Pikaia |
Se agora havia espécies animais abundantes vagando pelo planeta logo uma competição entre elas começaria.Seria o surgimento de fato da cadeia alimentar e a demonstração mais sábia da evolução das espécies pois algumas sobreviveriam enquanto outros ficariam para trás num longo processo evolutivo.Predadores começaram a surgir e é admitido que o Anomalocaris,um estranho animal de 1 metro de comprimento tem esse título e assombrava os mares há 500 milhões de anos atrás.
Anomalocaris-Considerado o primeiro predador da terra |
Entra Charles Darwin,o pai da Evolução
Darwin foi o biólogo que formulou a Teoria da Evolução das espécies que entra nesse fenômeno.Ele tinha uma desconfiança sobre ela embora não duvidasse de sua veracidade,o mesmo homem que 'matou' Deus com a evolução das espécies, cita a explosão cambriana como uma prova contra a evolução justamente por ele ainda não conseguir explicar como tantos animais poderiam aparecer em um intervalo tão curto de tempo e dos poucos registros fósseis que existiam na sua época para dar força a essa ideia.
É bom deixar claro que intervalo 'curto' de tempo é questão de milhões de anos,pois para a biologia e geologia o tempo passa em milhões de anos para haver mudanças marcantes.
Na verdade ele desconfiava que seus rivais religiosos usariam a explosão para justificar uma possível criação divina de onde viria a ideia da criação de ''todas'' as formas de vida da Terra.
Hoje,os fósseis desse período já foram encontrados e registrados tornando a explosão não somente uma 'viagem' da biologia mas uma realidade confirmada,alguém sabia que era assim?Muitos outros biólogos e geólogos que vieram muito tempo depois de Darwin através de seus estudos de campo confirmaram a explosão como um evento marcante para a vida na Terra assim como as extinções.
Acima vemos a foto de uma barata que mais parece uma lagostinha,mas que na verdade não é nenhuma das 2,é um trilobite ou trilobita,um crustáceo na terra quando a explosão aconteceu mas que hoje já está extinto!Ele é tão importante e relativamente abundante nos fósseis que é usado como uma referência para datar outros fósseis e rochas desse período.
LEIA TAMBÉM
● A Extinção dos Dinossauros-O que ainda precisamos Saber?