terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Entendendo a famosa Lei Seca

A lei seca é compreendida como a proibição parcial ou total do consumo e a venda de bebidas alcoólicas.A leis seca foi implantada de diferentes maneiras ao redor do mundo,hoje o blog vai abordar o histórico da lei e suas consequências.



O hábito de consumir o álcool
Historiadores e arqueólogos concordam que o consumo de álcool entre os seres humanos vêm de bem longe,da pré-história quando os caçadores-coletores sem saber, consumiam frutas estragadas e fermentadas naturalmente com teor alcoólico que inadvertidamente causavam estados alterados de consciência.

Sobre o consumo de drogas existe uma postagem neste blog, para lê-la acesse aqui.

Com a sedentarização da vida e o surgimento das cidades as pessoas desenvolveram uma cultura que passou a agregar o consumo de bebidas alcoólicas às suas tradições.Os antigos babilônicos já consumiam a cerveja sendo que seus poetas a consideravam uma alegria como descrito pelo arqueólogo Samuel Noah Kramer.

A cerveja aliás era um produto de culto muito respeitado entre os antigos egípcios.Consta que durante a construção das piramides de Gizé,marco arquitetônico da civilização egípcia os trabalhadores eram pagos com porções de cerveja.
O vinho também era uma importante bebida consumida no Egito reverenciada entre os faraós que eram sepultados com vasos contendo o líquido como aconteceu com o famoso Tutancâmon cuja tumba foi encontrada com vários jarros de vinho onde até mesmo a origem da bebida era rotulada.
O vinho inclusive era uma das bebidas alcoólicas mais consumidas entre os povos antigos tanto recreativamente quanto ritualmente.Romanos e gregos tinham até deuses dedicados ao vinho como Dionísio romano conhecido como Baco entre os gregos.

Representação artística de Baco,deus do vinho
O álcool como problema social
Embora haja um certo romantismo no histórico do consumo de bebida alcoólica na antiguidade,um dos motivos da Lei Seca tem sido justamente os abusos cometidos por pessoas que ingerem grandes quantidades do líquido causando problemas de ordem pública e social.O historiador francês Michel Foucault por exemplo em sua obra Vigiar e Punir descrevia que já nas prisões francesas do século XIX existiam campanhas de conscientização entre os detentos sobre os malefícios da bebida.As autoridades francesas da época já reconheciam os problemas advindos dele e muitos detentos tinham delitos vinculados à bebida.O álcool já nesta época quando consumido em excesso era associado com a desordem,criminalidade e degeneração moral.As pessoas alcoólatras assim passaram a ser mal-vistas na sociedade.

O alcoolismo tornou-se um problema de ordem social

Nem mais uma gota..
Tendo em vista os graves malefícios que o alcoolismo trouxe à sociedade, leis que restringiam o consumo do álcool foram enfim decretadas.Uma das mais famosas foi a que entrou em vigor nos EUA em 1920 e que se tornou conhecida em todo o mundo logo sendo um referencial.Naquele país todo o consumo,comercialização e fabricação de bebida alcoólica foi proibida devido às alegações morais que o álcool causava nas pessoas junto à pobreza e a marginalização social.

Contudo o que era para ser uma lei de aceitação nacional e de efeitos positivos tornou-se em fomento de crimes e desordem sobretudo em relação ao tráfico de bebidas e a corrupção de autoridades do governo que se deixavam subornar para encobrir o contrabando da bebida.
Bandidos notórios como Al Capone foram favorecidos pelo contrabando do álcool estimulando outras atividades criminosas como as jogatinas,prostituição e assassinatos.A lei seca americana só seria revogada em 1933 no mandato do então presidente Franklin Roosevelt,já que se tornou inofensiva no combate ao álcool.

Em várias cidades do mundo a lei seca se tornou uma realidade constante na vida dos cidadãos.O Brasil é o 4º país no mundo com mais mortes no transito,uma parte delas devido ao abuso de bebida alcoólica.É devido a números como esse que vários governos estaduais brasileiros investiram em programas de conscientização e fiscalização de vias públicas à procura de condutores alcoolizados.Na cidade do Rio de Janeiro por exemplo, no ano de 2009 foi implantada a Operação Lei Seca,pioneira do gênero no Brasil.
Uma série de operações montadas em diversas partes da cidade que aplicam o teste do bafômetro em suspeitos de embriaguez ao volante,habilitação,situação legal do veículo entre outras medidas.Em quase 10 anos de operação lei seca mais de 3 milhões de abordagens foram realizadas com mais de 100 mil veículos rebocados e redução no número de acidentes.Um modelo que foi exportado para outros estados da federação brasileira.

Agentes da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro

Conclusão
O hábito de ingerir bebidas alcoólicas é milenar entre os seres humanos sendo uma tradição arraigada em vários povos.Mas somente em épocas relativamente recentes os malefícios causados pela bebida foram levados a sério e incluídos em problemas de ordem pública e social.A lei seca foi uma maneira de reprimir as degenerações morais do álcool nas pessoas assumindo um papel nobre nessa tentativa que em muitos casos foi burlada e ignorada.